7 de julho de 2025

Declarações do IR entregues superam projeções da Receita; quem perdeu prazo pode entregar com multa

Lucy Brandão

Jornalista
Publicado em 01/06/2022 12:30

Compartilhe:

Foto: Marcelo Casal/ Agência Brasil

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

As declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022 entregues dentro do prazo somaram 291.643 no Piauí, superando as projeções da Receita Federal, que esperava 280 mil. Em todo o Brasil, até as 16 horas desta terça, antes do final do prazo, já eram 36,5 milhões de declarações entregues – a previsão inicial era de 34,1 milhões de declarações.

Quem não enviou a declaração dentro do prazo já pode mandar, mas está sujeito à multa. O valor da multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora, corrigidos pela taxa Selic, atualmente em 12,75% ao ano.

O Programa Gerador da Declaração está disponível no site da Receita Federal para usuários dos sistemas Windows, iOS e Linux. Também é possível declarar online ou por dispositivos móveis, por meio do app Meu Imposto de Renda.

Segundo técnicos da Receita Federal, algumas explicações podem dar pistas sobre o aumento do número de declarações. “Temos uma tabela de imposto de renda que não tem sido corrigida, então isso faz com que, anualmente, um percentual grande de pessoas passem a estar obrigadas a declarar o IRPF. Identificamos também operações em bolsa de valores, que obrigam o contribuinte a declarar”, exemplificou José Carlos Fernandes da Fonseca, auditor fiscal responsável pelo IRPF.

 

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: