
O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, na sessão dessa terça-feira (31), o Projeto de Lei Ordinária nº 03/22, que garante a gratuidade nos estabelecimentos de saúde do teste do olhinho para detecção de câncer em crianças recém-nascidas no Piauí. A lei é de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV).
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o teste do olhinho é “um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão”.
O exame é feito ainda na maternidade e ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos, de catarata a câncer. Por se tratar de um exame simples, não é necessária a presença de um oftalmologista, podendo ser realizado apenas por um pediatra.
Além dos recém-nascidos, é recomendado que o teste seja repetido durante toda a primeira infância, e, caso apresentem desconformidades, a criança deve ser avaliada imediatamente por um especialista.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.