7 de julho de 2025

Limites para um relacionamento saudável

Kyslley Urtiga

Psicóloga
Publicado em 09/06/2022 16:54

Compartilhe:

Reservar um tempo para obter clareza sobre o relacionamento na terapia pode mudar a sua vida (Foto: Pixabay)

Você gostaria que fosse mais fácil estabelecer limites com as pessoas próximas a você? É muito fácil alguém dizer que, se um relacionamento não funciona para você, basta terminá-lo. Mas a realidade disso é muito mais difícil, especialmente se esses relacionamentos difíceis forem com sua família, cônjuge ou outros entes queridos. Você não quer terminar o relacionamento, mas reconhece que ele está causando muita dor emocional e até mesmo prejudicando sua saúde mental.

Nessas situações, colocar alguns limites pode ajudar a melhorar o relacionamento e seu próprio bem-estar.

Se estabelecer limites nos relacionamentos é algo novo para você, acompanhamento psicológico é para auxiliar nesse processo.

A tarefa é descobrir cuidadosamente quais limites o ajudarão a sustentar o relacionamento sem prejudicar sua saúde mental. Para alguns, isso pode ser definir regras sobre a frequência com que você os vê ou quanto tempo passam juntos. Para outros, pode ser praticar a arte de dizer não.

Pode ser uma luta real ser assertivo ou expressar nossas próprias necessidades em relacionamentos nos quais sentimos um senso de dever.

Portanto, reservar um tempo para obter clareza sobre o relacionamento na terapia pode mudar a sua vida.

Leia também: