7 de julho de 2025

6 dicas para prevenir a agressividade passiva

Kyslley Urtiga

Psicóloga
Publicado em 16/06/2022 11:00

Compartilhe:

(Foto: Freepik)

A agressão passiva vem de um espaço de raiva e frustração. Hoje compartilho com você algumas dicas de prevenção. Confira abaixo!

Tente não usar palavras como “sempre” e “toda vez”, apenas concentre-se naquele momento. Você pode dizer: “Eu estava tentando dizer algo e você me interrompeu. Posso terminar o que preciso dizer?” ou “Parece que você está tentando ser útil, mas está me dizendo o que fazer. Preciso me ouvir nessa situação.”

Tome medidas preventivas quando apropriado. Se você sabe que vai ter uma interação com alguém que tem o potencial de desencadear sua frustração, você pode avisá-los com antecedência. Por exemplo, se você estiver indo à biblioteca com um amigo que sempre fala alto e isso o incomoda, você pode dizer: “Ei, estamos prestes a entrar na biblioteca, lembre-se de falar baixo”. Evite sua irritação onde puder.

Mesmo que você não saiba exatamente como explicar o que está sentindo, pode dizer: “Ah, não gostei disso”. ou “Algo sobre isso me fez sentir mal.”

Lembre-se de que, quando você diz algo, acaba se sentindo menos como se tivesse traído a si mesmo por ficar quieto.

Reconheça que as pessoas podem não perceber que estão ofendendo você antes de você contar a elas. Todos nós temos humor diferente e pontos de dor diferentes. Eles podem precisar que você diga: “Piadas assim não são engraçadas para mim”

Seja honesto sobre o que funciona para você. Fale a sua verdade mesmo que a pessoa que a recebe não a entenda. Se a pessoa está insistindo que todo mundo adora suas piadas, mas você não, tudo bem. Deixe-os saber que não é apenas o seu tipo de humor.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: