7 de julho de 2025

COE Municipal orienta e Teresina deve tornar obrigatório uso de máscaras em ambientes hospitalares

Redação

Publicado em 10/06/2022 15:18

Compartilhe:

Reunião do Comitê de Operações Especiais de Teresina (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) de Teresina decidiu pela obrigatoriedade do uso de máscara nos centros de saúde, como hospitais, clinicas e unidades básicas (UBS). A medida deve valer para locais públicos e privados. A recomendação já foi repassada para a Prefeitura de Teresina, que vai divulgar um novo decreto sobre as medidas sanitárias a serem adotadas na capital piauiense.

A decisão ocorreu nesta sexta-feira (10), após encontro realizado na Secretaria Municipal de Governo, no Palácio da Cidade, Centro de Teresina. A reunião durou cerca de 50 minutos.

De acordo com o médico infectologista, Waldrido Salmito, que integra o COE Municipal,  também será recomendado o uso de máscara durante aglomerações e em locais fechados com até 500 pessoas.

“A gente resolveu solicitar que a prefeitura obrigue que a máscara seja obrigatório para o acesso aos serviços de saúde, tendo em vista que em todas as unidades básicas vão atender os casos de Covid, não haverá essa separação. No mesmo decreto haverá uma recomendação, não é uma obrigação, para que as pessoas em ambiente de aglomeração, ambientes um caso para 500 pessoas, também seja usado a máscara. A recomendação é para evitar maior número de casos”, disse o médico.

Medida preventiva

Walfrido Salmito acrescentou que as recomendação são uma forma de prevenção já que alguns estados brasileiros vivem uma nova onda de casos positivos. “Em Teresina, nós já temos um aumento expressivo nos últimos dias, de 385% de aumento de casos de Covid. Obviamente, que esses 385% são em relação a um pequeno número de casos, mas isso chama a atenção”, ressalta.

Em entrevista à TV Clube, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, afirmou que a decisão ocorreu com base nos índices epidemiológicos apresentados pelos boletins da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

“Pelo número de testes positivos, isso diz para que a gente que esse vírus aumentou muito a sua circulação. O ambiente hospitalar, de saúde como um todo, serão obrigatórios o uso de máscara”, explicou.

Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Decreto em produção

A Prefeitura de Teresina vai publicar um decreto municipal detalhando as novas medidas sanitárias. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, “a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados foi revogada em 28 de março deste ano, após queda dos índices de contaminação e de mortes causadas pela Covid-19 na cidade”.

O secretário de Governo, André Lopes, afirmou que o documento oficial do Palácio da Cidade será publicado somente no dia 13 de junho.

De acordo com o secretário, a reunião foi uma solicitação do prefeito Dr. Pessoa (sem partido) – que se recupera da Covid-19 após ter contraído a doença há duas semanas.

“Eu vou levar essa demanda até o prefeito, que não deve ter qualquer resistência. Seguindo o fluxo normal nosso, na segunda-feira deverá ser publicado esse decreto contendo essas informações. O decreto vai dispor uma obrigação, que são nos ambientes de saúde, e duas recomendações, que é nos ambientes fechados e em locais que tiverem um caso a cada 300 pessoas”, disse.

 

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias