
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
O uso de máscaras volta a ser obrigatório em ambientes fechados no Piauí, após publicação de decreto estadual, desta quarta-feira (15), no Diário Oficial do Estado.
A medida – assinada pela governadora Regina Sousa (PT) – vale para todo o estado e corresponde às recomendações do Comitê de Operação Emergenciais (COE), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), devido ao aumento no número de casos de Covid-19 no país.
Além do uso obrigatório das máscaras em locais fechados, o comprovante de vacinação com as doses (primeira, segunda e reforço), conforme o calendário vacinal de cada público-alvo, deve ser apresentado nos estabelecimentos.
O decreto também estabelece que as pessoas com risco de infecções mais graves de Covid devem utilizar as máscaras em qualquer ambiente, independente dele ser aberto ou fechado.
Em unidades, consultórios e estabelecimentos de atendimento à saúde ambulatorial públicos ou privados, o uso de máscaras também é obrigatório a todos que estiverem presentes.
Confira o decreto completo clicando aqui.
Recomendações do COE
Segundo o COE Estadual, além dos casos registrados, foi constatado que há subnotificação de pessoas de testes positivos para a doença. A informação foi confirmada através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado, que reportou causas para a falha em municípios.
Entre os exemplos citados estão a falha na comunicação entre sistemas e fechamento de casos, baixa procura da população por testagem e o uso indevido do autotestes (ferramenta de triagem).
O Comitê também aponta a tendência de alta para o número de casos, devido a um aumento de 753% registrado nos dados do dia 13 de junho no Painel Epidemiológico Covid-19 Piauí.
Leia Mais
COE Estadual recomenda o retorno do uso obrigatório de máscaras em locais fechados no Piauí
COE Municipal afirma aumento de casos de Covid e emite recomendações para Teresina
Prefeitura de Teresina retoma obrigatoriedade do uso de máscara em estabelecimentos de saúde
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.