Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
O Museu do Piauí (MUP) ganha nova exposição, nesta terça-feira (28), chamada “Rotas de Cura“. A apresentação é das artistas Aline Guimarães e Ivih Ribeiro. Elas contam que as rotas serão uma forma de relembrar a ancestralidade para curar as mazelas presentes.
Para as representações, as artistas escolheram realizar uma amostra de saberes antigos, como a feitura de tranças e penteados. Adornos perpetuados como miçangas e búzios também serão posicionados como enfeites da história visual. A estética ancestral é base para a abordagem das artistas na exposição.
Nas palavras delas:
“Pedimos licença aos mais velhos e aos mais novos para construirmos nossas ‘Rotas de Cura’. Refazer caminhos de cura ancestral, através da representação do saber-fazer tranças e penteados. Saberes que também são bênçãos, passadas de tempos em tempos pelas mais velhas e se perpetuam. Elementos, entre penteados e adornos, que nos enfeitam e carregam a nossa história, nos fazem imaginar e sonhar futuro e passado. Estão presentes nos nossos cabelos e oris, nas nossas roupas e nos nossos corpos, nas nossas práticas e vivências. Nunca são apenas sobre estética.”
Aline Guimarães
Ilustradora, artista urbana, dançarina e uma “ruma de coisa” fazem parte das produções dela. Nas redes sociais, os trabalhos envolvendo a religião ancestral levam cores e traços específicos da artista. Aline também possui um site para venda de peças da própria autoria: Linea.
Ivih Ribeiro
Artista e tatuadora, Ivih também está atendendo temporariamente clientes por agendamento no Ateliê Júpiter. As produções da artista traz uma visão mais realista e abstrata da mesma temática. Nas redes sociais, ela destaca a natureza própria a partir da visão artística.
O Museu do Piauí lembra que a exposição “Viva as tradições” continua em cartaz. Está disponível para visitação até o dia 10 de julho.
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
LEIA MAIS:
Museu do Piauí tem exposição junina aberta até o dia 8 de julho
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!