
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou mais um óbito pela dengue em Teresina. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado nessa sexta-feira (1º), já são nove mortes causadas pela doença na capital piauiense.
Segundo os dados da FMS, foram confirmados mais 685 casos de dengue, totalizando 5.209 confirmados somente em 2022. Em relação à chikungunya, já são 530 casos e dois óbitos este ano, sendo que 124 casos foram confirmados no último boletim. Além disso, oito casos de zika foram registrados em Teresina este ano.
Amariles Borba, diretora da Vigilância em Saúde, alerta que as pessoas precisam ter cuidado para evitar criadouros de mosquito. “É preciso limpar os quintais e outros locais que acumulam água. As doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser graves, com inflamação no cérebro, deixar sequelas permanentes ou levar ao óbito”, comentou.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, cita que os agentes de endemias fazem o trabalho de orientação em todas as zonas da cidade. “Os agentes estão em todas as áreas de Teresina, dando orientações sobre como evitar a proliferação de doenças e com ações de coleta de ovos dos mosquitos. Analisamos quais são os pontos que estão com mais infestação para intensificar as atividades dos agentes de endemias nessas áreas”, declarou.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.