
O treinamento simultâneo de 2.633 candidatos a recenseadores nos 224 municípios do Piauí inciou na última segunda-feira (18). A capacitação é fase eliminatória e classificatória do processo seletivo para recenseadores, cuja primeira etapa foi uma prova objetiva, aplicada em abril. A programação do treinamento segue até sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A partir de 1º de agosto, os recenseadores iniciarão as entrevistas nos domicílios para o Censo Demográfico 2022. Cerca de 900 mil residências serão visitadas nos 224 municípios do Piauí. A coleta de dados deve seguir até o dia 31 de outubro.
Conforme o IBGE, a “etapa de capacitação dos recenseadores é última de uma cadeia de treinamentos em cascata que o IBGE planeja desde 2018 e executa desde dezembro de 2021. Ao final, mais de 3 mil servidores do Piauí, entre efetivos e temporários, estarão habilitados para atuarem no Censo Demográfico 2022. Até junho, quase 500 pessoas foram treinadas no estado”.
O coordenador de treinamento do Censo no Piauí, Tiago Viana, explica que os treinamentos são indispensáveis, pois “prezam pela garantia da qualidade da informação coletada durante a operação censitária”, ressalta.
Os selecionados para atuar nas áreas onde residem povos e comunidades tradicionais (PCTs), como indígenas e quilombolas, terão um dia a mais de treinamento. Isso porque o trabalho nessas regiões requer abordagens e medidas de biossegurança específicas.
Nos municípios de São Raimundo Nonato (PI) e Queimada Nova (PI), o conteúdo sobre PCTs será ministrado pela integrante do Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Maria Amélia Vilanova. Ela vem da sede do IBGE no Rio de Janeiro (RJ) para acompanhar o treinamento no Piauí.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
