21 de dezembro de 2025

Piauí é o estado do Nordeste que mais registrou óbitos maternos em 2021

Atualizado em 25/07/2022 11:00

Compartilhe:

(Fonte Secretaria de Saúde do Piauí)

Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br

O Piauí foi o estado do Nordeste que mais registrou óbitos maternos em 2021, de acordo com dados da Secretaria de Saúde (Sesapi) No ano passado, 52 mulheres morreram durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o parto. Isso representa aumento de 36,8% em relação a 2020.  Em 2022, o estado já registra 19 óbitos.

A coordenadora da saúde da mulher da Sesapi, Alzenir Moura Fé, comentou que o aumento de mortes é um reflexo das consequências da pandemia de Covid-19 entre as grávidas. “Dos óbitos registrados no ano passado, 18 são de mulheres gestantes com SARS-Cov 2”, esclareceu.

Conforme a coordenadora, há poucas possibilidades de subnotificações nesses casos, pois a Maternidade Evangelina Rosa foi referência no atendimento à mulher gestante com Covid e todos os casos foram declarados.

“Todas as gestantes que testaram positivo para Covid foram para a Evangelina, e tudo foi devidamente notificado e declarado”, explicou.

Entre as principais causas da morte maternas, Alzenir citou a hipertensão (pré-eclâmpsia) e hemorragias. Ela ressalta que 90% dos óbitos de gestantes são evitáveis.

“São causas diretas que poderiam ser identificadas durante o pré-natal, com uma assistência adequada a mulher, especialmente nos momentos próximos ao nascimento, mas, infelizmente, não temos com avaliar a qualidade do pré-natal feito, nem se as gestantes passaram por ele”, finalizou.

 

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: