
A segunda edição do Festival Retalho vai acontecer no mês de agosto de 2022 e vai homenagear o artista piauiense Nonato Oliveira. Neste ano, as intervenções do festival serão realizadas na Avenida Maranhão, na região do Centro da capital.
O projeto visa criar um grande museu de arte urbana a céu aberto, seguindo a prática muralista que promove a difusão da arte urbana e um novo olhar sobre a cidade.
Para Érica Santos, uma das organizadoras do festival, conta que a iniciativa surgiu com o intuito de difundir a técnica do muralismo em Teresina.
“O Retalho surgiu com a necessidade da gente ressignificar, não só os lugares, mas o olhar da própria cidade; dar visibilidade para artistas, principalmente piauienses, que fazem esse trabalho”, comenta.
O processo de verticalização vem transformando a zona urbana cada vez mais em um espaço de concreto sem cor. Pensando em formas criativas de ressignificar esses espaços através da arte, o Festival Retalho chegou para dar uma cara nova à cidade. “Na edição passada nós conseguimos alocar quase 15 artistas no festival para fazer algum tipo de trabalho”, revela.
Homenagem a Nonato Oliveira
Nesta edição, o Festival Retalho vai homenagear o piauiense Nonato Oliveira. Nascido em São Miguel do Tapuio, o artista é considerado uma das maiores referências da arte do Nordeste.
Ao longo de 50 anos de carreira, Nonato Oliveira construiu uma identidade única reconhecida por artistas e críticos de todo o Brasil. Ele já realizou mais de 80 exposições, individuais e coletivas, em diversos estados brasileiros, além da Europa e dos Estados Unidos.
“A escolha do seu Nonato foi pelo fato dele ser uma grande inspiração dessa técnica muralista aqui no Piauí. Ele é um artista piauiense que levou a cultura do estado através de suas artes não só para o resto do Brasil, mas para fora dele”, revela Érica.
Nos seus quadros e murais, o artista retrata o povo nordestino, tanto no seu cotidiano como nos seus dias de festa. Personagens que carregam no semblante a dura realidade sertaneja, mas que trazem no seu íntimo alegrias e contentamentos, traduzidos pelo artista por meio das cores fortes e vibrantes, características de sua obra.
Érica ressalta que a escolha do artista é uma forma de reconhecido como uma grande inspiração ainda em vida. “A gente optou por essa homenagem, por ele ser considerado uma grande referência. É um artista piauiense que difundiu a cultura piauiense pelo mundo afora e a gente queria fazer essa homenagem ainda em vida, para ele ver esse retorno da própria classe dos artistas”, detalha.
Inscrições abertas
No último dia 10 de julho, o Retalho abriu as inscrições para artistas de todo o Piauí e do município de Timon, no Maranhão, participarem do projeto. Os artistas que quiserem participar terão até às 23h59 do dia 30 de julho para realizar as inscrições.
A inscrição acontece por meio de formulário online disponível no site. Para participar da seleção, os interessados deverão ter, além dos dados, um portfólio disponível para ser analisado.
Clique para ver o edital.





Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
