
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) aguarda a chegada de mais um lote da vacina Coronavac para iniciar a vacinação das crianças de 3 e 4 anos em Teresina.
Segundo o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, a capital piauiense tem mais de 23 mil crianças na faixa etária para serem imunizadas.
“Teresina tem vacinação diária e não tem estoque de Coronavac, não há um armazenamento, toda vacina que chega a gente administra imediatamente na população”, diz Albuquerque.
No último dia 13 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial do imunizante da empresa Sinovac para ampliar a vacinação para o público infantil. Em sua aprovação, a Anvisa não impôs restrição de aplicação para crianças imunossuprimidas.
” A Coronavac não tem restrição, apenas para quem tem alergia, as outras têm algumas restrições, mas a Coronavac é de uso amplo”, comenta o presidente da FMS.
Atualmente, duas vacinas contra Covid-19 estão autorizadas no Brasil: a vacina da Pfizer, a partir de 5 anos, e a vacina CoronaVac, que antes era a partir de 6 anos, e agora é a partir de 3.
Conforme Gilberto Albuquerque, a FMS está com as equipes prontas para iniciarem a vacinação, esperando a chegada das doses. “O Ministério da Saúde só emitiu uma nota técnica, de como usar, em quem usar, quando usar, mas a vacina mesmo ainda não recebemos, estamos com as equipes treinadas e os locais de administração definidos, porém falta receber as vacinas”, detalha.
Por fim, o secretário ressaltou que assim que as doses chegarem à capital piauiense, a FMS vai divulgar um cronograma de vacinação. Dependendo da quantidade de doses recebidas, o município irá ter um número maior ou menor de pontos de imunização.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!