
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
“Pelo menos uma vez na vida a gente já foi tóxico na vida de alguém e, às vezes, nem percebe”, constata a estudante Carol Oliveira.
A observação feita pela estudante é real e pode até mesmo servir para você. Sim, você pode ser uma pessoa tóxica para alguém, mas calma que dá para resolver e manter uma relação saudável com as pessoas ao seu redor.
Quando existe uma relação abusiva sem essa intenção, a situação pode ser resolvida com uma simples conversa ou ajuda profissional, comenta o psiquiatra Vicente Gomes.
O especialista esclarece que qualquer relação pode trazer benefícios e aprendizados. Para o psiquiatra, a primeira coisa a ser feita é perguntar para si mesmo: “por que isso está acontecendo?” Às vezes, incômodos da vida são carregados pelas pessoas para dentro das relações exteriores ao fato; e essa negatividade, mesmo que imperceptível, é prejudicial a todos na relação.
Tem cura?
O médico recomenda observar as próprias atitudes e ficar atento a essas situações. Para o tratamento, há diversas maneiras de reverter a negatividade. Para Vicente, você deve ficar bem consigo mesmo para conseguir ficar bem com outras pessoas.
“Veja o que você pode fazer: uma psicoterapia, meditação, trabalhar a respiração, alimentação, sono. O que você pode mudar para melhorar e entender aquela mensagem. Muitas pessoas se sentam culpada também por não terminar um relacionamento, não se afastar”, mas ele lembra que amor próprio é diferente de egoísmo.
Atenção também aos padrões que você acompanha em grupos ou redes sociais. As pessoas tendem a refletir as imagens e ações que avistam no dia a dia, que acabam servindo de referência para as próprias ações. Então, é importante observar as pessoas negativas que nos acompanham na vida e nas redes sociais e evitar essa negatividade também no ambiente virtual.
LEIA MAIS
Saúde Mental: psiquiatra fala sobre relação tóxica e como sair dessa difícil situação
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!