
A região Nordeste ocupa o último lugar no ranking entre as regiões do país quando o assunto é a remuneração média para trabalhadores do comércio. Foi o que apontou a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), divulgada na última quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O salário médio pago no Nordeste ficou em 1,4 salário mínimo – o mais baixo entre as regiões do país. A remuneração mais alta foi encontrada no Sudeste – 2 salários mínimos. Em 2020, em média, cada empresa comercial pagou 1,8 salário mínimo por mês.
A Região Sudeste concentrou 55,6% das remunerações pagas no comércio, em 2020, seguida pelo Sul (20,2%), Nordeste (12,7%), Centro-Oeste (8,4%) e Norte (3,1%).
A maior parte dos segmentos do comércio por atacado pagou, em 2020, salários médios superiores à média de empresas comerciais de 1,8 salário mínimo, com destaque para o comércio por atacado de combustíveis e lubrificantes (5,1 salários mínimos); o comércio por atacado de máquinas, aparelhos e equipamentos, inclusive tecnologia da informação (TI) e comunicação (4,1 salários mínimos); e o comércio por atacado de produtos farmacêuticos, perfumaria, cosméticos e artigos médicos, ópticos e ortopédicos (3,6 salários mínimos).
Já as remunerações mais baixas foram encontradas nos representantes e agentes do comércio (1,1 salário mínimo); comércio varejista de produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,3 salário mínimo); e comércio varejista de tecidos, vestuário, calçados e armarinho (1,3 salário mínimo).
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!