5 de julho de 2025

Adolescente morre vítima da ‘doença do tatu’ em Simões; outro está em estado grave

Kelvyn Coutinho

Publicado em 23/08/2022 20:42

Compartilhe:

 

Adolescente morre vítima da ‘doença do tatu’ em Simões. (Foto: Tim Zurowski/Shutterstock.com)

Um adolescente de 17 anos morreu na última sexta-feira (19) e outro continua em estado grave devido a complicações causadas pelo fungo Paracoccidioidomicose (PCM), causador de uma doença conhecida como “doença do tatu”, em Simões, no Sul do Piauí. Um terceiro jovem também foi acometido pela doença, apresentou apenas sintomas leves e está em acompanhamento.

Segundo informou a secretária de Saúde de Simões, Isamaria Dantas, há um mês, os três jovens saíram para caçar tatu e, ao retornarem, começaram a sentir os sintomas da doença: falta de ar e febre.

“Quando eles procuraram o hospital foram informando que estavam caçando tatu e que poderia ser a doença. Como há quatro anos tivemos outros casos, em que um deles faleceu, eles logo associaram. Mas o adolescente de 17 anos estava com sintomas graves, foi encaminhado para o Hospital Regional de Picos e não resistiu”, contou.

De acordo com a secretária, o irmão do adolescente que morreu teve sintomas leves da doença e recebe atendimento ambulatorial em Teresina. Já o amigo deles está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Picos e seu estado é grave.

A ‘doença do tatu’ ocorre quando a pessoa entra em contato com os esporos do fungo ao mexer no solo e inala a substância. A morte do jovem é a segunda registrada em Simões pela doença nos últimos quatro anos.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: