
Cerca de 80 doses da vacina contra a covid-19 foram devolvidas para o Ministério da Saúde por conta do prazo de validade vencido no município de Picos.
Segundo as informações, um lote de 30 mil vacinas, remanejadas de outro estado e encaminhadas ao Piauí, no mês de agosto, tinha validade até o dia 31 do mês passado.
As doses vencidas eram todas destinadas à vacinação de crianças. Dessa forma, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (Cosems) decidiu fazer a distribuição apenas para os municípios mais populosos, que tinham capacidade de utilização dentro do período estabelecido pelo fabricante.
“Toda vacina que recebemos era com prazo para vencer dia 31 e a gente sabia. O ministério mandou para o Piauí perto de vencer, foram 15 dias para mobilizar todo mundo, todos os municípios do Piauí receberam essa remessa”, revela Leopoldina Cipriano, vice-presidente da Cosems.
A Sesapi informou que as secretarias municipais já tinham ciência da data de validade das vacinas e foram orientados a utilizar as doses apenas dentro do prazo determinado, além de ressaltar que nenhum piauiense tomou ou tomará vacinas vencidas.
A Coordenação de Imunização está fazendo o levantamento das doses não utilizadas. Todas as vacinas vencidas serão recolhidas e devolvidas para o Ministério da Saúde.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!