
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de analfabetismo entre pessoas com 10 anos ou mais de idade do Piauí é de 11,8%. Já quando considerada apenas a população com deficiência do estado, o índice atinge a marca de 39,7%.
A diferença é evidenciada pelo estudo “Pessoas com deficiência e desigualdades sociais no Brasil (2019)”, feito por pesquisadores do Instituto.
O levantamento foi realizado por meio da compilação de informações de pesquisas do IBGE que trazem dados sobre a população com deficiência.
O estudo apresenta as características gerais do grupo populacional, aspectos relacionados ao trabalho, renda, moradia, educação, saúde, participação e gestão.
Conforme o estudo, pessoas com deficiência têm índices de escolaridade inferiores às médias da população sem deficiência do estado:
- Possuem até o ensino fundamental incompleto 43% da população sem deficiência e 77,3% das pessoas com deficiência;
- Do fundamental completo ao médio incompleto, são 13,2% da população sem deficiência e apenas 6,9% das pessoas com deficiência;
- Do médio completo até o superior incompleto, há 30,1% da população sem deficiência e 11,5% das pessoas com deficiência;
- E com superior completo, há 13,7% da população sem deficiência e apenas 4,3% das pessoas com deficiência.
Cerca de 9,7% dos habitantes do Piauí possuem algum tipo de deficiência, o que representa 302 mil pessoas, de acordo com o levantamento.
A taxa de pessoas com deficiência cresce quanto mais avançada a faixa etária: enquanto apenas 1,9% das crianças entre 2 e 9 anos de idade estão nessa condição, o índice chega a 50,9% entre as pessoas com 60 anos ou mais de idade.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.