5 de fevereiro de 2026

"Quem estiver armado na hora de votar será detido", alerta comandante-geral da PMPI

Compartilhe:

Comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes – Foto: Carlienne Carpaso

“É proibido votar armado, a não ser que seja um policial em serviço”, lembra o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes.

“Então, se o mesário detectar alguém armado que não esteja em serviço ou que não seja um policial, assim como a câmera fotográfica ou smartphone, ele irá chamar o policial mais próximo que irá deter e conduzir o votante para a delegacia e comunicar a situação ao juízo eleitoral”, diz.

Algumas tropas da Polícia Militar começaram a deixar Teresina, na  sexta-feira (30), para trabalhar na segurança das eleições de 2022 no interior do Piauí. Serão cerca de 5.100 policiais que atuarão em todos os municípios do estado.

De acordo com o comandante da PM, a intenção é ter pelo menos um policial militar em cada local de votação. Além disso, 15 oficiais estão sendo deslocados para pontos considerados “chaves de comando” em todas as regiões.

“Iremos garantir as eleições tranquilas para o eleitor escolher seus representantes de forma democrática e pacifica. É necessário frisar que ele também colabore com a Polícia Militar. É proibido registrar o voto. Não pode levar smartphone, câmera fotográfica ou outro equipamento que irá captar esse voto”, destaca.

Além da proibição dos aparelhos eletrônicos para fotografar o voto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu também, por unanimidade, proibir a circulação de pessoas armadas nos locais de votação no primeiro e no segundo turnos das eleições, que serão realizados nos dias 2 e 30 de outubro, respectivamente.

LEIA MAIS

TSE proíbe porte de arma nos locais de votação durante eleições

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: