29 de julho de 2025

Caminhada do Outubro Rosa retorna após dois anos suspensa em Teresina

Wesley Igor

Publicado em 01/10/2022 20:00

Compartilhe:

 

Caminhada que integra programação da campanha Outubro Rosa retorna após dois anos em Teresina (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Wesley Igor Gomes*
wesleygomes@tvclube.com.br

É chegado o momento em que a cor rosa toma conta do mês. Neste período, acontece a campanha nacional Outubro Rosa, que informa, conscientiza e proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento ao câncer na mama, essa que merece atenção e cuidados diários. Em Teresina, para fortalecer a iniciativa, uma caminhada vai ser realizada no dia 9 de outubro, reunindo pessoas de todas as idades em prol de uma causa que prioriza a vida e o bem-estar da mulher.

A concentração começa às 7h em um dos pontos turísticos mais populares da capital, a Ponte Estaiada. Em seguida, a ação segue pela avenida Raul Lopes, na zona Leste, em direção ao Teresina Shopping. A programação do evento, que acontece há 17 anos, ainda conta com entrega de medalhas, chuva de pétalas, pocket show, além de espaços com profissionais da saúde que estarão disponíveis para tirar dúvidas da população.

Caminhada em celebração a campanha Outubro Rosa, em 2019 (Foto: Divulgação)

“Ele (o evento) é um sucesso que agrega valor à campanha nacional objetivando leis como a lei da mamografia (exame que permite a detecção precoce do câncer de mama), a lei da reconstrução mamária, a lei dos 60 dias, etc. participar do Outubro Rosa é cidadania. O Outubro Rosa tem sido um sucesso e, graças a ele, já temos o Setembro Amarelo, Novembro Azul, Janeiro Branco, etc”, disse o mastologista Luiz Ayrton, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, que lidera a ação no Piauí.

A última caminhada ocorreu em 2019 e juntou 11 mil pessoas. Devido à pandemia da Covid-19, o evento não foi realizado por dois anos. Para esta edição, como destacou Luiz Ayrton, o retorno será com força total. Ademais, aqueles que desejam adquirir kits e produtos voltados à campanha podem dirigir-se à Loja Rosa, localizada no Teresina Shopping.

Casos no Piauí

Sobre o panorama da doença, registrada pela primeira vez no estado em 1953, o especialista Luiz Ayrton informou serem previstos mais de 700 novos casos em 2022. Ele também explicou que, por lei, a cobertura da mamografia de uma população acima dos 50 anos, idade indicada par que mulheres façam o exame, deveria ser de 60%

Teresina tem uma cobertura de 65%, mas a média, quando incluímos o Piaui (fora Teresina), a cobertura é muito baixa, baixando a nota do estado. Existem regiões no Piaui que não chega a 2%. Um grave problema de assistência na saúde”, destacou o mastologista.

Casos no Brasil

Em 2022, são estimados mais de 66.280 novos casos de câncer de mama no país (Foto: Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia)

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou dados apontando que, em todas as regiões do Brasil, o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres, se excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma. Sul e Sudeste são as regiões com as maiores taxas.

Além disso, são estimados 66.280 novos casos de câncer de mama no país em 2022. Quanto aos óbitos, a doença é considerada a primeira causa de morte da população feminina, com exceção da região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

Durante a campanha Outubro Rosa e nos meses seguintes a ela, é esperado um crescimento de 39% na busca pelo exame de mamografia

*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: