
O Corpo de Bombeiros investiga queimadas irregulares nas proximidades da Lagoa do Portinho, em Parnaíba. O tenente Thompson Thauzer, do 2º Batalhão dos Bombeiros Militares, informou que as equipes estão sendo acionadas desde o dia 25 de setembro para atender chamadas na região. Cerca de 100 hectares estão sendo fiscalizados pelos bombeiros.
“Anualmente, existem queimadas por ali, algumas criminosas outras de origem não identificada. Só que nesse ano teve uma peculiaridade da inauguração da estrada e, como se fosse uma coincidência, iniciaram-se processos de abertura, de limpeza, nos terrenos próximos com consequentes queimadas”, detalha.
Mesmo com as denúncias feitas por moradores das proximidades, ao se deslocarem até os locais de foco, os bombeiros foram recebidos com ameaças pelos populares.
“As nossas equipes foram hostilizadas pelas pessoas que estavam no local e percebemos uma certa resistência com até ameaça de morte aos militares; por conta disso, tivemos que recuar. No início, os focos foram sendo intercalados, não eram todos os dias”, revela Thompson.
FISCALIZAÇÃO
Ainda de acordo com o tenente, por volta do dia 28, o Ministério Público enviou um ofício solicitando diligências no local, para que o Corpo de Bombeiros pudesse apurar e realizar o combate aos incêndios na região. A área que passou por limpeza corresponde a cerca de 25 hectares. Do outro lado da via, que também está sob risco de incêndios, tem aproximadamente 75 hectares, somando um total de 100 hectares que estão sendo fiscalizados pelos bombeiros.
“Todos os dias somos acionados. Deu uma diminuída no sábado e no domingo; na segunda-feira também não recebemos nenhum chamado, mas ontem (4/10) foram retomados e identificamos vários focos. No período da noite fomos receosos por conta dessa questão da hostilidade aos militares, mas identificamos alguns focos e conseguimos fazer o combate; o que demonstra que provavelmente as queimadas vão iniciar no outro lado da via”, suspeita o tenente.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.