
Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
A menos de três meses das festas de fim de ano, empresários do comércio e do setor de serviços se preparam para iniciar as contratações temporárias que vão reforçar as operações no fim de 2022. Esse ano tem ainda Copa do Mundo e a Black Friday em novembro – datas que ajudam a movimentar a economia.
De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) serão 94,7 mil vagas abertas até o final do ano.
A projeção, no entanto, é menos otimista que em 2021, quando foram 105.723 vagas abertas no período – um total de 11 mil postos a mais. Segundo a CNDL, as perspectivas de contratação foram afetadas pela combinação de inflação e juros altos, além do aumento do endividamento das famílias.
Menos vagas
Um dos fatores que ajuda a explicar a menor oferta de vagas é o fechamento de menos postos de trabalho nos últimos meses. A pesquisa mostrou que 87% das empresas não demitiram nos últimos meses, então podem ter um quadro que não justifique novas contratações.
Apenas 26% dos entrevistados pretendem aumentar o número de empregados para o fim de ano, segundo o estudo da CNDL, enquanto 61,5% não têm novas contratações em vista.
Um total de 55% dos postos esperados serão temporários — 70% deles para até três meses. A boa notícia para quem está à espera dessas oportunidades é que 30% das contratações devem acontecer em outubro e 26% em novembro.
A média de remuneração é de R$ 1.648 em todo o país. O estudo mostrou ainda que 49% das vagas serão sem carteira assinada. Outros 48% serão vagas formais.
Entre as principais funções com oferta de vagas, estão vendedor (29%), ajudante (24%), balconista (16%), cabeleireiro(a) (7%), manicure (7%) e entregador (6%). Um fato curioso da pesquisa é que a função de entregador não aparecia entre as funções mais procuradas pelas empresas no levantamento de 2021, mas ganhou espaço com a digitalização e aumento das vendas online.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
