
Faltam suplementos fornecidos pela Fundação Municipal de Saúde para cerca de 300 crianças com intolerância alimentar em Teresina. Na capital cerca de mil pessoas são atendidas pela FMS.
A Câmara Municipal convidou o presidente da FMS. Gilberto Albuquerque para dar explicações sobre a falta desses produtos essenciais.
De acordo com o presidente da FMS, o órgão distribui 15 tipos de fórmulas nutricionais e seis estão em falta na capital, porque não há no mercado.
“A empresa que fabrica a fórmula, que é a Nestlé, garantiu regularizar a produção dessas fórmulas até o final do ano e atender toda a nossa demanda. Neste momento a Câmara nos ajuda a ajuda a explicar a comunidade essa dificuldade da indústria produtora dessas fórmulas”, disse Albuquerque.
O presidente explicou que o serviço de nutrição faz a orientação do que fazer até que a FMS consiga comprar no mercado direto do fabricante
A nutricionista Camila Alencar explicou que crianças que possuem alergia a proteína do leite tem sintomas como fezes com sangue, febre, erupções cutâneas e as crianças que possuem intolerância a lactose é quando a criança não produz a enzima lactose e apresentam inchaços, dor abdominal.
A profissional disse que essas fórmulas são o alimento principal dessas crianças e que existem casos da doença que são bem severos e podem levar a desnutrição e morte.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
