
Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
Mais duas cidades do Piauí confirmaram casos de varíola dos macacos (monkeypox): Picos e São João da Varjota. Conforme o Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o número total de casos confirmados chegou a 23, sendo 22 pacientes do sexo masculino e uma do sexo feminino.
Os dados da pasta mostram que, até o momento, foram 166 notificações no Piauí, sendo que 103 descartados, oito indeterminados e 26 suspeitos.
Além de Picos e São João da Varjota, foram confirmados casos em Teresina (18), Parnaíba (1), Batalha (1) e José de Freitas (1). A maioria dos pacientes tem entre 20 e 29 anos.
Sobre a doença
Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, a varíola dos macacos é causada pelo vírus Monkeypox e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.
A erupção geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais. Os casos recentemente detectados apresentaram uma preponderância de lesões na área genital. A erupção cutânea passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela ou sífilis, antes de finalmente formar uma crosta, que depois cai. Quando a crosta desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas. A diferença na aparência com a varicela ou com a sífilis é a evolução uniforme das lesões.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
