26 de agosto de 2025

Samu recebe duas ambulâncias após falhas e atrasos no serviço de emergência

Thálef Santos

Publicado em 18/10/2022 22:22

Compartilhe:

Foto: Reprodução/FMS

A frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teresina foi renovada com duas novas ambulâncias, uma de suporte avançado e outra de suporte básico. Outra ambulância deve estar disponível ao serviço na próxima semana. Nesta segunda-feira (17), um motociclista acidentado no bairro Pedra Mole aguardou mais de três horas pelo veículo sob a sombra de um guarda sol e um papelão asteados pela esposa na margem de uma avenida.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que também obteve a aquisição de quatro motolâncias com previsão de entrega para novembro deste ano e encontra-se em processo final de licitação a aquisição de mais oito ambulâncias, sendo duas de suporte avançado e seis de suporte básico.

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, diz que todos os esforços possíveis estão sendo realizados para atender mais e melhor a população. O acidente do motociclista Genivaldo Pereira da Cunha deixou ferimentos sem gravidade nos braços e pernas da vítima, que não agravaram o estado de saúde com a demora no atendimento.

Foto: arquivo pessoal

SEM ATENDIMENTO

Genivaldo caiu da moto por volta das 6h30 e até as 9h30 apenas uma motolância prestou o primeiro atendimento, realizando primeiros socorros e imobilizando a vítima. A esposa da vítima conta que populares ajudaram com os primeiros socorros e acionaram o Samu, mas o carro não tinha chegado.

“Estamos desde 6h30 agurdando uma ambulância. Graças a Deus que tem esses cidadões que vieram para fazer os primeiros socorros, mas é revoltante isso. Estamos nessa situação; eu fico revoltada” disse.

FISCALIZAÇÃO

Na semana passada, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) fiscalizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Teresina e constatou, na tarde de quinta-feira (13), a falta de viaturas para atender a população, a ponto das equipes precisarem fazer revezamento dos veículos.

De oito ambulâncias que prestam serviço em Teresina, no momento da fiscalização, pelo menos quatro ambulâncias estavam quebradas e sem rodar; outras duas estavam no pátio a espera de reparos. Com isso, apenas três estavam em funcionamento.

EMERGÊNCIA

Para os atendimentos de urgência e emergência através do Samu a população deve ligar para o telefone gratuito 192. O SAMU é um programa do Governo Federal, gerenciado pela FMS, que presta socorro em casos de urgência e emergência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

LEIA MAIS:

Motociclista sofre acidente e aguarda mais de três horas por ambulância em Teresina


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: