
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Você já pensou em criar peixes como animais domésticos? Parece uma ideia distante, mas não é! Atualmente, cerca de 11 milhões de brasileiros criam peixes ornamentais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O artista visual Pedro Vidal, de Teresina, cria e se orgulha dos peixinhos que vivem bem em dois aquários ornamentados.
Pedro conta que, algumas vezes, o primeiro animal que os pais dão aos filhos são os peixes, pela facilidade de criá-los, mas o interesse por esse animal foi além e chegou ao aquapaisagismo – montagem de aquários com formação natural de paisagem subaquáticas repletas de peixes característicos ao ambiente criado pelo artista.
“Na pandemia, comecei a ver vídeos sobre jardinagem e paisagem, e conheci o aquapaisagismo que é a mistura dos dois. Montei o primeiro aquário e agora já estou na quarta montagem. Geralmente, eles ficam um ano montado. Acredito que é uma higiene mental porque além de observar o aquário, a matunção e a limpeza proporcionam momentos de concentração em outra coisa que não seja a correria do dia a dia”, conta Pedro Vidal.

Para o artista visual, o aquapaisagismo é uma terapia e um desafio. Cada etapa – desde a montagem do ambiente e escolha das plantas até a manutenção e observação do desenvolvimento natural – tira o artista da rotina e o leva para outro lugar ou pensamento, longe do estresse.
A procura pelos peixes ornamentais se destaca em Teresina e o público é exigente. O empresário Rubens Gadelha, que trabalha nesse ramo, traz os materiais necessários para o aquapaisagismo de vários países da Europa e da Ásia, como o Japão.
“Têm aquários plantados, comunitários com peixes diversificados, de todos os tamanhos. Tem aquário jumbo, de cascudo, de ciclídios. Têm diversos tipos de segmentos para explorar”, conta o empresário. Na loja especializada, as vendas cresceram durante a pandemia em cerca de 30%.


Segundo Rubens, o tempo maior dentro de casa despertou o interesse pelo hobby. “Uns já tinham e começaram a mexer no aquário encostado por falta de tempo, e outros procuravam algo para fazer. Foi uma procura muito grande e aproveitei a procura para dar continuidade ao negócio. Já tinha pessoas que me conheciam por trabalhar com isso”, disse.
Para cuidar dos peixinhos é importante manter um ambiente saudável. Apesar de pequenos, todo o ambiente precisa estar equilibrado para evitar doenças nos peixes e plantas, ressalta o médico veterinário Francisco Júnior. “Igual qualquer pet ou ambiente vivo, você precisa ter muitos cuidados”.
Para quem pretende entrar na onda e conviver com os peixes, Júnior reforça:
“Peixes coloridos, tamanhos variados, aquários com plantas lindas; é fascinante! Tente conhecer, comece pelo mais baratinho, o peixe mais resistente e você vai ver que é um universo tão grande que quanto mais você conhece, mais você se apaixona”.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!