Thálef Santos
thalef@tvclube.com.br
O cenário de fila para receber o ticket gratuito do transporte rodoviário em Teresina nesta sexta-feira (28) para o segundo turno das eleições foi marcado pelo transtorno, falta de organização, falhas no atendimento, atrasos e preocupação. Uma mulher, que não quis se identificar, mora em Pio IX, a mais de 400 Km da capital, e conseguiu a gratuidade, mas se preocupa em ter que pagar a volta, já que na cidade só é possível realizar viagens intermunicipais a partir das 14 horas.
“É a única linha que tem lá, passa 14h e só é gratuito até as 12h, aí como é que eu fico? Vou ter que pagar”, disse. Ela também explica que deseja voltar apenas na segunda-feira (31), para conseguir passar mais tempo na cidade e, se possível, comemorar a eleição.
“Tinha que ser liberado o dia todo na segunda, porque tem cidade em que a linha só passa depois das 12h. Isso aí vai dar outra confusão”, responde Eliane Paracampos, estudante de gastronomia que acompanhava a mulher.
SEM ASSENTO
Uma idosa de 62 anos com problemas na coluna, passou mal com dores intensas após esperar por uma hora na fila de atendimento sem acesso a cadeiras. Além disso, muitos passageiros também reclamaram da volta sem gratuidade em cidades onde a linha intermunicipal só funciona a partir das 12h.
A senhora, Dalvaci Freire, vota em Corrente, no extremo Sul do Piauí, diz que foi necessário para conseguir a gratuidade, já que a passagem até a cidade soma em ida e volta R$ 360. “Eu não tinha dinheiro, e agora além de votar, vou ver a minha filha que tá lá”, contou. Ao conseguir o ticket, ela buscou uma cadeira para esperar então o transporte de volta a casa.

“DESORGANIZADO”
No local, o Portal ClubeNews buscou informações entre os agentes da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), no balcão de acesso à informação. Entretanto, quem possuía mais informações eram os próprios passageiros nas filas, que aprenderam o processo por conta própria na busca pelo benefício. Entre as filas desorganizadas e o atraso na liberação dos passaportes, muitos se viram a deriva no espaço sem saber como prosseguir.
Eliane Paracampos Boeiro contou que haviam apenas duas empresas disponíveis para a compra dos tickets na rodoviária. Na tentativa de organizar a venda, os guichês de atendimento orientaram as pessoas a se organizarem em três filas (de compra, gratuidade e prioridade) e separar o grupo em espera com senhas do grupo de filas no atendimento.
Segundo ela, as pessoas por momento chegaram a acatar a medida, mas em pouco tempo as filas voltavam a se confundir entre as categorias.
ESPERA PROLONGADA
Os passageiros que desejam viajar ainda nesta sexta-feira (28), dividem as filas com quem busca a gratuidade e não tiveram direito à prioridade. “Fizeram três filas agora pouco, mas tá uma bagunça, desorganizado”, afirma Eliane Paracampos. Ela conseguiu ser atendida e recebeu uma senha para conseguir o ticket gratuito por volta das 7h.
Até as 9h, no momento da entrevista, ela ainda não havia recebido o passaporte com a senha 84, enquanto, de acordo com ela, já haviam pessoas com senhas acima do número 220. Além das complicações no atendimento, outro passageiro no local disse que o sistema de um dos guichês chegou a cair, enquanto o outro continuou o atendimento, mas o problema foi resolvido.

Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
LEIA MAIS:
http://portalclubenews.com/2022/10/28/passageiros-relatam-demora-e-longas-filas-para-receber-passagem-gratuita-na-rodoviaria-de-teresina/
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
