
Mais de 83 mil candidatos devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (13), ansiosos pela execução da redação, temida e estudada por muitos alunos. Professores alertam para a importância da revisão de conteúdo na reta final do Enem, além de manter o descanso e tranquilidade mental para realizar uma boa prova.
“Não é mais o momento de você maratonar”, diz o professor de Literatura e diretor de pré-vestibular Rômulo Aranthes. Para ele, a ansiedade dos alunos é natural, mas não deve impedir o avanço. “A grande dica é ter parcimônia. É para revisar, sim, não descansar, mas precisa ter uma organização/sistematização”, afirma.
O professor conta que para uma revisão melhor, o momento mais próximo do Exame deve ser utilizado para deixar de lado conteúdos teóricos.
“É um momento específico de resolução de itens, com ênfase maior nas últimas provas. Não que a prova repita questões, mas o modelo e linguagem da prova é muito técnica e é importante que o aluno se aproxime dela para realizar uma boa prova”, explica.

Além da estratégia de aproximação com o Enem, o professor lembra que o sono deve ser preservado em uma rotina moderada de estudos. A redação tem um peso fundamental para a classificação no exame e é necessário estar preparado física e emocionalmente para concluir a prova. Ele também oferece uma dica aos estudantes sobre a interpretação das questões do Enem.
“Interpretar é um processo subjetivo e a prova do Enem não é subjetiva, é uma prova aberta. Os textos base, usados como referencial não são feitos para você interpretar, são para você compreender. Então a interpretação que você deve fazer é do enunciado. Isso, sem sombra de dúvida, vai fazer muita diferença na sua assertividade”, afirma.
O profissional da educação, Rômulo Aranthes, também lembra que é o período ideal para refletir sobre a jornada de meses de estudo e preparação e “entender que é necessário ser autoconfiante. Conversar consigo mesmo e trabalhar um pouco o emocional para chegar mais longe”, finaliza.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.