1 de dezembro de 2025

Luana Barradas diz que Detran vai realizar concurso público em 2023

Atualizado em 09/11/2022 13:00

Compartilhe:

Luana Barradas, futura diretora do Detran – Foto: Ascom

Thálef Santos
thalefsantos@tvclube.com

A engenheira Luana Barradas, indicada para presidir o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), afirmou que o órgão planeja a realização de um concurso público em 2023. Em entrevista à TV Clube, nesta quarta-feira (9), Luana Barradas pontuou sobre as deficiências do Detran e a implementação de medidas para resolver problemas antigos do órgão.

Segundo a engenheira, uma parcela dos servidores é formada por trabalhadores terceirizados. Assim, irá propor ao governador eleito, Rafael Fonteles (PT), a contratação de profissionais efetivos por meio de concurso. “Vamos levar essa proposta para o governador e tenho certeza de que ele vai acatar”, garantiu.

Problemas

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) é o órgão responsável pelos serviços relacionados à habilitação de motorista e documentos de veículos. Entre os problemas, estão as quedas do sistema eletrônico, atraso no atendimento e entrega de documentação.

Luana explicou que há a previsão para investimentos destinados à modernização dos serviços. Ela conta que o objetivo é reduzir a demanda presencial de pessoas e facilitar a resolução de problemas de forma virtual.

“A estratégia é investir em tecnologia, modernizar os sistemas e o site para se tornar mais acessível à população. A intenção é tirar a necessidade de ir tantas vezes, presencialmente, ao Detran. Hoje temos tudo na palma da mão, no celular e o nosso projeto é esse: modernizar, investir em tecnologia”, afirma.

Detran Piauí (Foto: Arquivo/Rede Clube)

Investimento completo

Segundo Luana Barradas, o investimento será acompanhado da qualificação de servidores do órgão para um “serviço de qualidade, com feedback mais rápido”. Apesar do caminho viável para a melhoria, recentemente a agência de tecnologia atualizou o sistema do Detran com a promessa de solução desses conhecidos problemas. Mesmo assim, as reclamações persistiram e a solução continua encontrada no atendimento presencial.

Sobre o caso, a futura administração ressaltou que houve uma melhoria do sistema on-line, mas os atuais recursos tecnológicos ainda impedem atendimentos básicos. “Não adianta melhorar o sistema se a gente continua com máquinas arcaicas. A gente precisa evoluir as máquinas e os profissionais que atuam nesse sistema”, disse.

Interior

A estratégia de modernização também pretende ampliar os serviços do Detran oferecidos em municípios menores do Piauí, visando reduzir o fluxo de pessoas que viajam até a capital em busca dos serviços do órgão. “Então, a gente entra com muito entusiasmo, muita responsabilidade e compromisso”, finaliza a futura diretora do Detran, Luana Barradas.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: