1 de dezembro de 2025

Cantora Gal Costa morre aos 77 anos após cirurgia para retirar nódulo

Atualizado em 09/11/2022 14:54

Compartilhe:

Gal Costa – Foto: divulgação/redes sociais

Morreu, aos 77 anos, a cantora Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida artisticamente como Gal Costa. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. A profissional, reconhecido pelo talento musical, estava com apresentações pausadas após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

Gal Costa nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi uma das maiores cantoras da história da música brasileira. Ela iniciou a carreira em 1965 com a estreia de músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil, como “Eu vim da Bahia” quando ainda se apresentava pelo nome de Maria da Graça.

Foram 57 anos de carreira e marcos musicais como o clássico: “Baby”, de Caetano Veloso. A canção foi feita para Maria Bethânia, mas Gal a lançou em disco e a projetou no álbum-manifesto da Tropicália. Ao longo dos anos 60 e 70, ela misturava estilos e lançava brasilidade na música.

Dedicou-se ao suingue de Jorge Bne Jor com “Que pena (Ela já não gosta mais de mim)” e foi pelo rock com Cinema Olympia, mais uma de Caetano. “Meu nome é Gal”, de Roberto e Erasmo Carlos, serviu como carta de apresentação unindo Jovem Guarda e Tropicália.

Atualmente, Gal realizava apresentações  em turnê, relembrando músicas MPB de sucesso dos anos 80, como “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel”. O show, nomeado “As várias pontas de uma estrela” deixou a agenda da cantora agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado.

Gal Costa estava na programação de vários festivais e teve uma turnê marcada na Europa, prevista para novembro, cancelada por devido à cirurgia.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: