
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio das contas bancárias de 43 pessoas físicas e jurídicas suspeitas custear os atos antidemocráticos, promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em diversas rodovias brasileiras. A decisão foi assinada no último sábado (12), mas somente nesta quinta-feira (17) foi divulgada.
Conforme o processo, estas pessoas estão envolvidas em bloqueio de estradas e realização de manifestações em frente a quartéis-generais do Exército, para contestar o resultado da última eleição presidencial e exigir intervenção militar.
A decisão ratifica esses protestos ferem o direito constitucional à reunião e desrespeitam o Estado Democrático de Direito.
“Verifica-se o abuso reiterado do direito de reunião, direcionado, ilícita e criminosamente, para propagar o descumprimento e desrespeito ao resultado do pleito eleitoral, com consequente rompimento do Estado Democrático de Direito e a instalação de um regime de exceção”, diz um trecho.
Segundo informações repassadas ao STF pela Polícia Rodoviária Federal, os protestos teriam sido financiados por empresários, que forneceram banheiros, barracas, caminhões, refeições e outras estruturas de apoio.
Alexandre de Moraes ordenou para a Polícia Federal colher depoimentos de todos os suspeitos
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
.