7 de julho de 2025

Ministro do STF ordena bloqueio de contas bancárias

Emanuel Pereira

Publicado em 17/11/2022 15:34

Compartilhe:

Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução/TSE)

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio das contas bancárias de 43 pessoas físicas e jurídicas suspeitas custear os atos antidemocráticos, promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em diversas rodovias brasileiras. A decisão foi assinada no último sábado (12), mas somente nesta quinta-feira (17) foi divulgada.

Conforme o processo, estas pessoas estão envolvidas em bloqueio de estradas e realização de manifestações em frente a quartéis-generais do Exército, para contestar o resultado da última eleição presidencial e exigir intervenção militar.

A decisão ratifica esses protestos ferem o direito constitucional à reunião e desrespeitam o Estado Democrático de Direito.

“Verifica-se o abuso reiterado do direito de reunião, direcionado, ilícita e criminosamente, para propagar o descumprimento e desrespeito ao resultado do pleito eleitoral, com consequente rompimento do Estado Democrático de Direito e a instalação de um regime de exceção”, diz um trecho.

A BR-316 foi bloqueada em Teresina (Foto: Emanuel Pereira)

Segundo informações repassadas ao STF pela Polícia Rodoviária Federal, os protestos teriam sido financiados por empresários, que forneceram banheiros, barracas, caminhões, refeições e outras estruturas de apoio.

Alexandre de Moraes ordenou para a Polícia Federal colher depoimentos de todos os suspeitos

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

.

Leia também: