Malu Barreto
malubarreto@redeclube.com.br
Após a explosão no restaurante Vasto Teresina, o Portal ClubeNews conversou com o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, Marllon Batista para falar sobre as regras da instalação do GLP e como evitar acidentes tanto em ambientes comerciais como domésticos.
O especialista explicou que existem normas tanto da ABNT quanto as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiro e ressaltou que o engenheiro mecânico é o profissional capacitado e habilitado para elaborar o projeto de instalação do gás com segurança.
Esse projeto precisa ser apresentado junto ao Corpo de Bombeiros, junto com o projeto Combate Incêndio, uma vez aprovado, o proprietário deve buscar uma empresa com profissional capacitado e habilitado, engenheiro mecânico para poder executar suas instalações de GLP, ao final da instalação faz-se os testes de vazamento, testes de estanqueidade e integridade para só assim liberar a rede para funcionamento.
“O engenheiro mecânico além de elaborar o projeto deve fiscalizar e executar a obra. O empreendedor deve cobrar toda a documentação necessária, inclusive o laudo de estanqueidade, atestando que aquela tubulação está habilitada para funcionamento”, afirmou Marllon Batista.
O engenheiro disse que um vazamento de GLP por si só não causa explosão e pode ter diversas naturezas. Ele pode ser resultante de uma instalação mal executada, uma instalação não testada ou pode ter sido causado por um impacto mecânico na tubulação durante a operação.
“O vazamento uma vez não estancado pode gerar uma concentração excessiva de gás no ambiente não ventilado e aí sim causar explosão. E esse tipo de acidente pode ser evitado de várias formas, com dispositivos para prevenir e para remediar em caso de vazamento”.
– Obrigatoriamente a central de GLP ela tem que ter um registro geral para bloquear esse gás em caso de vazamento;
– Treinamento para a equipe de operação: cozinheiros, o chefe da cozinha, o pessoal da vigilância para que possa realizar o fechamento do registro central;
– Detector de vazamento de gás
“O detector de gás é muito importante, principalmente quando o estabelecimento está fechado. Ele detecta a presença de gás no ambiente, proveniente de vazamento e faz um fechamento automático da válvula de segurança, evitando que essa concentração de GLP forneça o risco de explosão. Então a válvula de bloqueio junto com o detector de vazamento é para segurança do empreendimento”, ressaltou o engenheiro.
GÁS DE USO DOMÉSTICO: BOTIJÃO DEVE FICAR ÁREA EXTERNA
O engenheiro Marllon Batista afirmou que na instalação doméstica, o botijão de gás nunca deve ficar dentro da residência e sim do lado externo, em local ventilado e abrigado.
“Essa medida evita justamente o acúmulo de GLP. Outro ponto que as pessoas devem tomar cuidado é em relação à validade da mangueira e do regulador. Esses dois componentes têm uma validade expressa no seu corpo e deve ser respeitado prazo para a sua substituição. Porque fora do prazo de validade esse material pode ressecar e desencadear um vazamento”.
Outra dica de segurança do engenheiro é que as pessoas saibam onde é o registro geral de gás, pois ao sentir qualquer cheiro no ambiente, façam o desligamento e abram portas e janelas.
“Não pode acender luz, não pode ligar a lanterna ou qualquer objeto que gere centelha porque isso pode desencadear uma explosão. O correto é abrir portas e janelas para ventilar o ambiente e cortar o fornecimento de gás no registro em geral”, finalizou.
EXPLOSÃO EM RESTAURANTE
O Restaurante Vasto, que inaugurou no dia 28 de novembro de 2022, ficou totalmente destruído após uma explosão no dia 21 de dezembro de 2022. O restaurante ao lado dele, o Coco Bambu, também teve parte da estrutura danificada. Eles compartilhavam a mesma cozinha e fazem parte da mesma rede.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a possível causa da explosão foi um vazamento de gás, pois foram encontradas evidências de uma grande explosão de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). No entanto, somente o trabalho final da perícia vai confirmar o que aconteceu.
O segurança que estava no restaurante Vasto no momento da explosão, identificado como Márcio da Costa, ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina. Não há mais informações sobre feridos.
A Polícia Civil do Piauí abriu inquérito para investigar a explosão. A Defesa Civil do Município também monitora os estragos no local e dos prédios ao redor que sofreram com o impacto.
As direções dos Restaurantes Coco Bambu e Vasto Teresina informaram que as unidades estão fechadas ao público e as reservas serão canceladas por tempo indeterminado. A direção agradeceu a solidariedade de todos.
LEIA MAIS
Perito particular diz que estruturas físicas de imóveis não foram abaladas com explosão
Antes de prédio explodir, vidente previu que parede iria desmoronar em Teresina; reveja vídeo
Explosão destrói prédio de restaurante na zona leste de Teresina
Explosão em restaurante afetou prédios ao redor; bombeiros pede cautela
Bombeiros falam de “resquícios de grande explosão de GLP” em restaurante; veja possíveis causas
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram