
Emanuel Pereira
emanuelpereira@tvclube.com.br
Rituais e superstições são práticas muito comuns nas festas de réveillon a fim de atrair energias positivas à chegada do ano novo, tais como usar roupas brancas para transmitir paz e pular sete ondas no mar. Além disso, aumenta neste período o uso de banhos exotéricos e incensos artesanais, itens oriundos da Índia que fazem parte de uma prática conhecida como bruxaria natural.
Diferente do que muitos imaginam, a bruxaria natural pode fazer parte da vida de algumas pessoas sem elas terem conhecimento disso. Segundo Enock Melo, artesão e bruxo piauiense, algumas superstições já conhecidas são oriundas desta prática.
“Algumas superstições seculares, como assoprar canela da porta de entrada para a casa todo dia primeiro de cada mês, com o propósito de melhorar a vida financeira. Outros têm o costume de colocar sal grosso e um pedaço de carvão no canto da casa para filtrar as energias. Tudo isso tem origem na bruxaria”, disse.
O bruxo de 18 anos também comenta sobre o preconceito em relação à prática, para ele, as pessoas devem buscar conhecimento para entender que isso não se trata de uma religião.
“A bruxaria natural nos deixa livres para ter nossas crenças. O objetivo dela é trazer conhecimento para que vivamos alinhados com o nosso eu superior e com os elementos da natureza. Quem estuda essa prática consegue se conhecer melhor”, afirma.
INCENSOS ARTESANAIS
Enock produz incensos com aromas e finalidades diferenciados. A princípio, os itens eram feitos de carvão vegetal e tinham como propósito afastar os maus espíritos.
“Usavam carvão vegetal, ervas aromatizantes, essências e ervas moídas, como a camomila. O objetivo é afastar espíritos obsessores e fazer uma limpeza energética por meio do elemento ar”, afirmou.
Períodos de transição, como a virada de ano, são a oportunidade perfeita para acender um incenso e receber boas energias. O artesão enumerou os quatro melhores para usar no réveillon:
. Incenso de Alecrim: tem efeito calmante e afasta o desânimo e a tristeza;
. Incenso de Arruda: afasta o mau-olhado, limpa o ambiente e a pessoa para o ano novo;
. Incenso de Canela: age em diversos âmbitos, como o amoroso, além de atrair prosperidade e serenidade;
. Incenso de Jasmim: atrai boas energias para a realização de negócios.
Mas atenção! Assim como é necessário ter conhecimento das propriedades do incenso, é preciso também saber como usar.
“Girando em sentido horário o incenso tem a função de atrair aquela energia a qual ele canaliza, girando em sentido anti-horário, ele tem a função de banir e repelir essas energias”, alertou.
BANHOS ESOTÉRICOS
O produto de origem indiana é usado desde a antiguidade e utiliza vários tipos de ervas em sua composição. Um dos mais populares é o banho de proteção, que elimina energias negativas acumuladas ao longo do dia.
“Atua limpando o campo energético, trazendo mais leveza e calma para o ano que vai entrar”, disse Enock.
Além deste, o bruxo menciona os banhos de descarrego, de abertura de caminhos financeiros e de sedução (abre os caminhos do amor) como os mais adequados para utilizar no dia do réveillon.
A frequência ideal para tomar esses banhos é de uma vez por semana. Assim, a energia transmitida se estabelece na pessoa.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!