
Com a chegada das festas de fim de ano, muitas pessoas estão com o pensamento voltado somente para as viagens e confraternizações. Com isso, o estoque de sangue sofre redução de até 30% no mês de dezembro, comprometendo eventuais casos de urgência – como a transfusão sanguínea – e a saúde dos pacientes.
Por esta razão, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), localizado na região central de Teresina, está mobilizando toda a população a doar sangue antes de viajar para aproveitar o réveillon.
Segundo a assistente social do Hemopi, Hortência Rocha, o estoque precisa de todos os tipos sanguíneos, pois a quantidade atual é insuficiente para atender todas as situações urgentes.
“No momento, nós temos apenas um estoque de segurança, mas o sangue tem prazo de validade. É por isso que necessitamos renovar o estoque diariamente. Muita gente viaja nesse período, então aumentam os acidentes nas estradas e aumenta também o número de transfusões sanguíneas. Temos de estar preparados para estas situações”, disse.
A profissional também ressaltou alguns critérios a serem cumpridos por quem pretende ser doador de sangue.
“A pessoa deve estar saudável, pesar ao menos 50 kg, alimentada, ter dormido bem, não ter ingerido bebida alcoólica 12h antes da doação. Doar uma bolsa sanguínea leva em torno de sete minutos. É muito rápido e não dói”, destacou.
Homens podem doar até quatro vezes por ano, em um intervalo mínimo de dois meses, enquanto mulheres podem doar até três vezes durante o ano, respeitado o intervalo de três meses.
Menores de idade, a partir de 16 anos, podem ser doadores, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis. A idade limite para doar sangue é até um dia antes de completar 70 anos.
O Hemopi funciona de 7h15 às 18h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o órgão abre das 7:15h às 17h.
Neste sábado (31), véspera de ano novo, o Hemopi vai estar aberto para receber doadores.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!