7 de julho de 2025

Concurso público e rotina: confira dicas para alcançar objetivos em 2023

Emanuel Pereira

Publicado em 08/01/2023 11:00

Compartilhe:

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Muitas pessoas já prepararam uma lista de objetivos para alcançar em 2023, como trocar de carro, mudar de emprego e passar em um concurso público. Seja qual for o sonho, é necessário planejamento e disciplina para transformá-lo em realidade.

A concurseira Bruna Castelo Branco conquistou recentemente a aprovação para o cargo dos seus sonhos na Polícia Militar do Piauí. Segundo ela, a meta de ano novo exigiu muito foco e dedicação para ser alcançada.

“Precisei colocar na ponta do lápis tudo o que eu queria realizar e em outro papel eu escrevi o que eu precisava fazer para isso acontecer”, disse.

CONCURSO PÚBLICO

Segundo o mentor de concursos públicos, Márcio Lima, o concurseiro, além de ter consciência de onde está e saber onde quer chegar, precisa conhecer seus próprios limites. Por isso, ele destaca os seguintes dicas para alcançar a sonhada aprovação.

. Material de estudos – o estudante deve adquirir um material ordenado e adequado às horas disponíveis para estudar;

. Rotina saudável de estudos – é preciso tem o hábito de estudar diariamente, mas sem exageros. A qualidade é mais importante que a quantidade de horas estudadas;

. Organização – é preciso estabelecer um horário de estudos e saber quais disciplinas serão estudadas a cada dia.

Além disso, o profissional também afirma que essas sugestões podem ser aplicadas em qualquer área da vida. “A vida é uma só e o concurso público faz parte dela. Todas as dicas para conseguir um cargo público servem para conquistar outros objetivos”, pontuou.

É PRECISO MUDAR

Além de estabelecer metas alcançáveis, a mudança também é necessária para a conquista dos objetivos. A pessoa precisa estar disposta a mudar a própria rotina, mas nem sempre isso é fácil.

Segundo a psicóloga Sileli Santiago, o cérebro possui grande resistência diante de mudanças. “Isso acontece porque exige um gasto maior de energia para recrutar novas conexões neurais para adquirir um novo aprendizado.  Porém, o cérebro pode ser estimulado a ter novas rotinas e hábitos, de modo que isso pode ocorrer a partir da organização e do planejamento”, destacou.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

Leia também: