
O ano de 2023 chega com inúmeros feriados prolongados e pontos facultativos, mas nem todos as pessoas estão 100% feliz com essa notícia. Enquanto algumas aproveitam esses momentos para viajar e descansar, outras – dentre elas comerciantes e lojistas – relatam o esfriamento na movimentação comercial e consequentemente as poucas vendas.
Para tentar reverter possíveis prejuízos, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI) negociou em convenção coletiva a abertura de lojas nos bairros e de shoppings durante 80 a 90% dos feriados, na tentativa diminuir os danos provocados por tantas datas comemorativas.
“Há muitos feriados em que já negociamos com a convenção coletiva em que podemos trabalhar. Com isso, a gente tem uma semana de trabalho praticamente normal”, destaca o presidente do Sindilojas Tertulino Passos.
Tertulino relata que mesmo com essa negociação com os trabalhadors outro ponto que reduz a movimentação nas lojas é a suspensão temporária de alguns órgãos públicos, que reduz a circulação de pedestre, por exemplo, no Centro de Teresina.
“O que acontece nesse momento é a grande diminuição da movimentação, pois não tem o setor público funcionando; então, não tem movimentação de pessoas no centro e nas lojas de bairro”,

Sobre a abertura de lojas em feriados, o Sindilojas destaca que há diversos acordos com os funcionários, desde o pagamento de horas extras até a compensação com outros dias, tais como pontos facultativos.
“Os pontos facultativos atrapalham mais, pois nos feriados já temos uma programação e sabemos que teremos que reduzir o efetivo de trabalhadores. O problema é no ponto facultativo, pois ocasiona um feriado longo, pois as pessoas ou saem da cidade ou não se deslocam na cidade. Isso traz perdas para de aproximadamente 35% para lojistas, 25% para o município e 100% para o Estado”, ressaltou o presidente do sindicato.
E QUAIS FERIADOS VAMOS TER EM 2023?
Além de fazer planos para trabalho, estudo e sonhos adiados, uma atenção especial com a chegada do novo ano é se programar para os feriados.
Em 2023, três deles (além da Sexta Feira Santa) vão ser colados nos finais de semana. Outras duas datas caem em quintas-feiras, o que pode gerar potencial para que as folgas sejam emendadas, a depender dos calendários profissionais e estudantis de cada instituição.
No mês de fevereiro, o período carnavalesco não é feriado em todo o país. Na verdade, de segunda-feira (20.2) à Quarta de Cinzas (22.2), os dias são tidos como pontos facultativos.
Feriados de três dias
Em abril, o feriado da Paixão de Cristo ou Sexta-Feira Santa cai no dia 7 de abril. Ainda no mesmo mês, o dia 21 (dia da morte de Tiradentes. Outra data propícia para o possível descanso mais longo é o 1º de maio, Dia do Trabalho.
Quatro dias de folga, quem sabe…
A partir de junho, começam a surgir as datas especiais às quintas-feiras, o que prometem, em alguns contextos, período de descanso mais longo. Quem sabe, emendando quintas e sextas com seus respectivos finais de semana.
É isso o que pode ocorrer, por exemplo, a partir de um ponto facultativo, o de Corpus Christi (8 de junho), em todo o país. O feriado de Dia da Independência (7 de Setembro) também aparece em 2023 numa quinta.
Se não bastasse, o feriado seguinte, o Dia de Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro), também pode gerar um feriadão. O Dia de Finados (2 de novembro) é outro que cai numa quinta, e que pode encher as estradas e aeroportos com programação para voltar somente no dia 5.
Pausas chegando ao final de ano
Ainda em novembro, o dia 15, de Proclamação da República, é o único que cai em uma quarta-feira, a pausa de meio de semana.
A lista dos feriados nacionais de 2023 se encerra no dia 25 de dezembro (uma segunda-feira para comemorar o Natal). Em 2024, começa tudo de novo.
Confira a tabela com os principais feriados de 2023
Janeiro
- 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
Fevereiro
- 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
- 22 de fevereiro: Quarta-feira de Cinzas (até às 14 horas)
Abril
- 7 de abril (Sexta-Feira Santa): Paixão de Cristo
- 9 de abril (domingo): Páscoa
- 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
Maio
- 1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho
Junho
- 8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
- 16 de agosto (quarta-feira): aniversário de Teresina
Setembro
- 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
Outubro
- 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
- 19 de outubro (quinta-feira): Dia do Piauí
Novembro
- 2 de novembro (quinta-feira): Finados
- 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
Dezembro
- 8 de dezembro (sexta-feira): Dia da Imaculada Conceição
- 25 de dezembro (segunda-feira): Natal