7 de julho de 2025

Governo vai reforçar segurança para evitar ataques digitais, diz novo diretor-geral da ATI

Luana Fontenele

Publicado em 06/01/2023 18:27

Compartilhe:

Ellen Gera
Diretor-geral da ATI, Ellen Gera. (Foto: ClubeNews)

O novo diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), Ellen Gera, mestre em Ciência da Computação e Analista de Sistemas Sênior, assume a pasta com uma missão: reforçar a segurança da base de dados do Governo do Piauí para evitar ataques hackers e que sistemas essenciais deixem de funcionar para a população.

A ATI é a unidade responsável pelo setor de tecnologia do governo, portanto sistemas como o do Detran, emissão de Boletins de Ocorrência e Diário Oficial estão ligados e dependem do bom funcionamento da agência para não terem seu sinal e dados comprometidos.

“O sistema público é constantemente atacado, ele vive o tempo todo sob ameaça de hacker tentando invadir os sistemas e terem acessos a informações privilegiadas. Um dos trabalhos da ATI é cuidar da segurança da informação, com isso são inúmeras camadas de segurança que nós estamos colocando a disposição dos nossos sistemas, para impedir que esses ataques aconteçam”, destaca o diretor-geral.

Além disso, Ellen Gera destaca que houve uma mudança na forma de agir dos hackers, em que hoje em dia os ataques são mais elaborados na tentativa de sequestrar informações privilegiadas. O gestor afirma ainda que espera uma atualização da legislação para prevenir tais crimes no Piauí.

“Hoje os ataques estão modernizados, antigamente o hacker entrava, fazia uma brincadeira no site, mexia em uma página, agora não, eles chegam a sequestrar de fato os dados, criptografar informações, inclusive eles cobram para descriptografar. Com isso a gente espera que a nossa legislação nacional e estadual seja também atualizada para a gente combater com mais eficiência o crime cibernético”, afirma Ellen Gera.

ATAQUES SOFRIDOS

Sites do Governo ficam fora do ar após ataque hacker (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

No ano de 2022, a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) registrou pelo menos dois ataques de hackers que fizeram cair os sites que prestam serviços para o governo.

Em janeiro, os atingidos foram os sites da Polícia Civil do Piauí e da Secretaria de Segurança Pública, em que os invasores chegaram a colocar um banner informando que o “site foi hackeado”.

Já em março do mesmo ano o atingido da vez foi o site do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) ficou fora do ar após sofrer um ataque.

Nos dois casos a ATI informou que os acessos indevidos não alcançaram e nem impactaram os dados dos servidores ou usuários.

ESTRUTURA

Além dos cuidados internos, há também a necessidade de manutenção e preservação dos aparelhos externos que armazenam e enviam os dados governamentais.

O novo diretor-geral, destaca que por os equipamentos serem utilizados ao extremo, sempre há o risco de incêndios por superaquecimento, como aconteceu em fevereiro de 2021, quando um princípio de incêndio na sede da ATI paralisou os sistemas do governo por três dias.

“Os equipamentos de tecnologias são utilizados ao extremo, então eles estão em risco. Para isso, a gente conta com equipamentos de refrigeração que cuidam para que o ambiente tecnológico esteja na temperatura adequada. Tudo isso é controlado dentro da nossa sala cofre, porém, infelizmente eventuais acidentes acabam acontecendo”, declarou.

A ATI destacou ainda que tem trabalhado para evitar paralisações nos sistemas gerais com a adaptações de sistema para que caso pare um sistema, outro já possa assumir e com isso evitar transtornos à população.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: