7 de julho de 2025

Governador repudia ataques terroristas e manda investigar participação de piauienses

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 08/01/2023 21:05

Compartilhe:

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Atualizada às 18h50

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), repudiou os ataques ao Palácio do Planalto que acontecem neste domingo (08). Fonteles determinou a apuração de eventual participação de piauienses nos ataques terroristas contra o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

“Determinei ao secretário de segurança do estado do Piauí para auxiliar o Ministério da Justiça na apuração de eventual participação de piauienses que se deslocaram para participar de atos terroristas no Distrito Federal”, disse o governador.

Em postagem nas redes sociais, o governador destacou: “repudiamos veementemente os atos antidemocráticos de ataque às maiores instituições do Brasil (Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal), a violência, o vandalismo e a depredação dos prédios públicos”.

O governador pôs o governo estadual à disposição do federal, além de determinar reforço policial na sede do poder executivo local.

“O Governo do Piauí, se necessário, está a plena disposição do Governo Federal para ajudar na retomada da ordem e da normalidade democrática. Determinamos ainda substancial reforço policial nas sedes dos Poderes Estaduais nesse domingo”, concluiu.

Rafael Fonteles convocou uma reunião de urgência com o comando da Polícia Militar do Piauí neste domingo (08), às 19h, na sede do QCG da PM-PI, para tratar sobre medidas de contenção e prevenção a ataques antidemocráticos.

TERRORISTAS INVADEM CONGRESSO, STF E PALÁCIO DO PLANALTO 

Manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro inconformados com o resultado das eleições invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos ministérios, que estava fechada, ter sido rompida.

O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa.

Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). No STF, quebraram vidros e móveis.

As imagens mostram que o efetivo de policiais militares que estava nas proximidades do Congresso Nacional usou sprays de pimenta em uma tentativa sem sucesso de conter os manifestantes que entoavam palavras de ordem golpistas.

 

Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

Leia também: