
O governador Rafael Fonteles (PI) determinou a apuração de eventual participação de piauienses nos ataques terroristas contra o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, no Distrito Federal, neste domingo (8)
“Determinei ao secretário de segurança do estado do Piauí para auxiliar o Ministério da Justiça na apuração de eventual participação de piauienses que se deslocaram para participar de atos terroristas no Distrito Federal”, disse o governador, que repudiou os ataques terroristas contra os Três Poderes.
Fonteles também informou que enviará policiais militares para reforçar o reestabelecimento da ordem democrática.
“Enviaremos alguns homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Piauí para ajudar o Governo Federal a estabelecer a ordem democrática no Distrito Federal. Outros Estados também estão se somando nesse esforço federativo para defender a Democracia Brasileira.
O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT) assinou, neste domingo (8), um decreto de intervenção federal na segurança do Distrito Federal, após terroristas bolsonaristas invadirem o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
A intervenção está prevista para durar até o dia 31 de janeiro. O interventor vai ser Ricardo Garcia, secretário-executivo do Ministério da Justiça.
TERRORISTAS INVADEM CONGRESSO, STF E PALÁCIO DO PLANALTO
Manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro inconformados com o resultado das eleições invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) no domingo (8). Pelo menos 30 pessoas foram presas em flagrante.
A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos ministérios, que estava fechada, ter sido rompida.
O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa.
Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF). No STF, quebraram vidros e móveis.
As imagens mostram que o efetivo de policiais militares que estava nas proximidades do Congresso Nacional usou sprays de pimenta em uma tentativa sem sucesso de conter os manifestantes que entoavam palavras de ordem golpistas.
LEIA MAIS
Governador repudia ataques terroristas no DF e manda investigar participação de piauienses
Governador do Piauí repudia ataques aos Três Poderes e convoca reunião de urgência
Invasões aos Três Poderes: PGR determina abertura de inquérito
Bolsonaristas radicais invadem Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF, em Brasília
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram