7 de julho de 2025

Avião da FAB pousa no Piauí para levar policiais militares a Brasília

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 09/01/2023 09:30

Compartilhe:

Carlienne Carpaso*
carliene@tvclube.com.br

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Teresina, às 9h10, desta segunda-feira (9), para levar 20 policiais militares do Piauí a Brasília. Os militares irão reforçar a segurança da capital federal após a invasão das sedes do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, na tarde de domingo (8). Ao todo, cerca de 60 homens deverão ser enviados ao Distrito Federal.

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) ressalta que o envio de homens a Brasília não vai diminuir a segurança do Piauí, já que, segundo o gestor, será aumentada a carga de trabalho de alguns policiais militares. Na noite de domingo (8), a polícia do DF conseguiu retirar todos os invasores dos prédios.

(Foto: divulgação/ Secretaria de Segurança)
Avião da FAB pousa no Piauí para levar 60 policiais militares a Brasília- Foto: Aniele Brandão/TV Clube

O secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas, explica que o ministro da Casa Civil Rui Costa disponibilizou um avião  da Força Aérea Brasileira (FAB) para o envio das forças.

“Enviaremos mais 20 policiais militares do batalhão de choque, além dos policiais que já fazem parte da Força Nacional. Iremos saber, ainda, se há a necessidade de envio de policiais civis e bombeiros. Caso seja necessário, encaminharemos no mesmo avião da FAB”, detalhou Chico Lucas.

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT) assinou, neste domingo (8), um decreto de intervenção federal na segurança do Distrito Federal.  A intervenção está prevista para durar até o dia 31 de janeiro. O interventor vai ser Ricardo Garcia, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

(Foto: Aniele Brandão/ TV Clube)

Reunião de urgência

Rafael Fonteles convocou uma reunião emergencial, na noite de domingo (8), com os comandantes das Forças de Segurança Pública do Estado e definiu ações em relação aos atos terroristas ocorridos em Brasília, no Distrito Federal, com atentados antidemocráticos ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).

O Governo do Piauí pontuou que, no encontro, o chefe do Executivo piauiense e o comando da Segurança Pública “traçaram um plano de ação a fim de evitar atos semelhantes no Piauí e lançaram apoio às forças nacionais que operam na capital federal”.

Governador Rafael Fonteles – Foto: Governo do Piauí

Participação de piauienses 

Durante a reunião, o governador reforçou que o Governo do Piauí vai investigar a participação de piauienses nos ataques terroristas de domingo (8).

“Nós iremos investigar, inclusive com canal aberto à população por meio das redes sociais, pessoas favoráveis a esses atos e principalmente aqueles que participaram. O Piauí será exemplar na punição daqueles que querem destruir nossa democracia e manchar a imagem do nosso país”.

Saiba Mais 

Rafael Fonteles manda investigar participação de piauienses e envia policiais ao DF

Governador repudia ataques terroristas no DF e manda investigar participação de piauienses

Governador do Piauí repudia ataques aos Três Poderes e convoca reunião de urgência

Invasões aos Três Poderes: PGR determina abertura de inquérito

Bolsonaristas radicais invadem Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF, em Brasília

Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

Leia também: