7 de julho de 2025

Wellington quer começar busca ativa do Bolsa Família em fevereiro; novos pagamentos ficam para março

Kelvyn Coutinho

Publicado em 13/01/2023 20:43

Compartilhe:

Wellington Dias (PT), ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. (Foto: Divulgação/Ascom)

Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve presente nesta sexta-feira (13) na posse da esposa, a ex-deputada Rejane Dias (PT), como nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Na ocasião, ele comentou sobre uma reunião que teve com a equipe do governador Rafael Fonteles e sobre as suas prioridades à frente do ministério.

“O governador Rafael quando me visitou lá no ministério já dizia que gostaria que eu agendasse um encontro com a sua equipe. Nunca escondi que minha principal experiência é o Piauí, tenho consciência que agora tenho que também trabalhar as boas experiências do Brasil inteiro, mas tomei a decisão junto com ele de organizarmos aqui essa agenda”, comentou Wellington.

O ministro afirmou que o foco inicial será o Bolsa Família, com inclusão de pessoas aptas a participar do programa, mas que ainda não estão inscritas no Cadastro Único e a atualização do sistema para encontrar eventuais irregularidades.

“Fiz uma apresentação junto da equipe social do Governo do Estado com a equipe do MDS e acertamos um trabalho para que a equipe ministerial venha conhecer experiências do Piauí. Também vou ter uma agenda com o presidente da APPM e os municípios, para que a gente possa já em fevereiro ter a pactuação e já começar a atualização do Cadastro Único, já iniciar também no Piauí e no Brasil o programa Busca Ativa, para dar a mão para as pessoas que estão passando fome e têm direito ao Bolsa Família. Vamos trabalhar também com a atualização do cadastro, fazer o desligamento de quem não se encaixa no programa”, declarou.

Segundo Wellington, a partir da atualização do Cadastro Único, será possível desenvolver outras políticas públicas em áreas como habitação, saneamento básico e educação.

“Vamos trabalhar junto com base no Cadastro Único as diversas políticas, como habitação, políticas relacionadas com a água, a energia, documentação, vacinação, matrículas de crianças e adolescentes, como prevê inclusive as contrapartidas, ou seja, são 30 programas sociais, alguns diretamente pelo Estado, como da segurança alimentar, acertamos ali as condições de um projeto para a expansão nessa área de restaurante popular, cozinha solidária, para garantir também esse olhar com a parte nutricional, junto com merenda escolar”, comentou o ministro.

Dias classificou a reunião com a equipe do Governo do Estado como “muito positiva” e espera celebrar parcerias na área social ainda nos primeiros meses da nova gestão.

“A partir dessa agenda, eles irão me apresentar uma proposta e, quem sabe, poderemos já celebrar parcerias nessas áreas agora nos primeiros meses, com uma visita do presidente Lula”, informou.

Visita de Lula ao Piauí

Questionado sobre uma possível vinda do presidente da República ao Piauí, Wellington afirmou que está articulando com a equipe de Lula uma visita ao Estado ainda nos primeiros meses de governo.

“O presidente vem para uma pauta social, mas também para uma pauta relacionada com essa área, vamos dizer assim, da dignidade e da economia. Obras paralisadas, ele quer visitar essas obras, garantir continuidade daquelas que estão em andamento. O presidente deve fazer uma visita provavelmente à Bahia, agora a Bahia é o estado que tem o maior número de pessoas no Cadastro Único e é também um estado importante da região Nordeste. Ele vai à Argentina para uma agenda internacional e no mês de fevereiro eu apresentei uma proposta que nas viagens que ele quer fazer que possa incluir o Piauí”, declarou.

Novo Bolsa Família

O ministro comentou ainda que nos próximos meses vai apresentar a proposta de um novo Bolsa Família. Durante a campanha eleitoral, Lula prometeu incrementos no programa, como o pagamento de R$ 150 a mais para as famílias por cada criança.

“Eu acho que fevereiro ou março a gente já vai ter condição de já ter os primeiros pagamentos tanto do novo Bolsa Família como também o acréscimo de R$ 150 por criança de até seis anos, para quem já teve aprovação dessa atualização do Cadastro Único”, finalizou.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: