7 de outubro de 2025

Semar notifica Zoonoses sobre morte de cavalo

Publicado em 20/01/2023 16:30

Compartilhe:

Cavalo morre estrangulado em ação do Centro de Zoonoses de Teresina. (Foto: Reprodução)

O Centro de Zoonoses de Teresina foi notificado, nesta sexta-feria (20), pela Secretaria do Meio Ambiente do Piauí (Semar-PI), para esclarecer a morte por estrangulamento de um cavalo durante uma ação de captura. O vídeo da agressão ao animal viralizou nas redes sociais.

Segundo Daniel Oliveira, secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), todas as medidas cabíveis vão ser tomadas para esclarecer o caso e evitar novos maus-tratos contra animais.

“Assim que tomamos conhecimento do vídeo, iniciamos o acompanhamento do caso e já notificamos o Centro de Zoonoses para apurar o que aconteceu. Nossa preocupação é com o bem-estar e proteção dos animais e do meio ambiente” frisou.

A Lei n.º 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) prevê a quem maltratar animais pena de multa e de detenção, de três meses a um ano, que pode aumentar de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

ENTENDA O CASO

A morte do cavalo aconteceu na última quarta-feira (18), no bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina. Segundo moradores, o óbito aconteceu porque o manejo inadequado da equipe de captura enforcou o animal.

O proprietário do animal é o carroceiro Júlio César Santos, que deixou o cavalo próximo à sua residência, enquanto ele foi buscar as filhas na escola, o cavalo se soltou e foi para a rua.

Uma equipe do Centro de Zoonoses passou pelo local e tentou capturá-lo. A ação teria causado a morte do animal.

O Centro de Controle de Zoonoses informou que está averiguando o procedimento realizado com o animal. O órgão afirmou também que ouviu os envolvidos e vai procurar as pessoas que presenciaram o ocorrido “para tomar providências”.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

SAIBA MAIS

Cavalo morre estrangulado em ação de agentes do Centro de Zoonoses de Teresina

 


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: