
Uma cobra da espécie caninana foi flagrada tomando água em um dos caldeirões da malha hídrica do Parque Nacional Serra da Capivara, localizada nos municípios piauienses de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.
O momento foi registrado na manhã desta quinta-feira (19), pelo guia de turismo Arivan Lima, de 40 anos, também conhecido como Ari.
O Portal ClubeNews conversou com Ari para saber mais sobre o flagrante inusitado. Segundo ele, a serpente tinha cerca de 2m de comprimento e estava em um caldeirão perto do estacionamento do Boqueirão da Pedra Furada.
“Foi num espaço onde há uma estrutura destinadas aos estudantes universitários que vêm ao Parque fazer excursões. Lá, é possível fazer piquenique e existe até um parquinho para brincar”, disse.
O fato se torna ainda mais curioso porque não é comum as cobras beberem água dessa forma. Até mesmo o profissional ficou surpreso ao ver a cena.
“Eu nunca tinha visto isso e fiquei surpreso, pois elas bebem por sucção. Mas meu pai disse que é desse jeito mesmo. A caninana bebe da mesma forma que a gente bebe água”, afirmou.
CONHEÇA A COBRA CANINANA
Conforme Arivan Lima, a caninana é uma das serpentes mais valentes da caatinga. No entanto, ela não é venenosa nem oferece risco ao ser humano.
“Quando ameaçada, a caninana revida. Diferente de outras serpentes típicas da caatinga, ela tem como característica o ataque. Mas não é peçonhenta”, pontuou.
Outra característica da serpente é a velocidade. Ela é bastante ágil tanto no chão como em árvores.
“Além de andar pelo chão, ela também gosta de subir em árvores e em uma velocidade impressionante. Essa cobra domina os dois ambientes”, destacou Ari.
A caninana pode atingir até 2,5m de comprimento.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!