
O deputado estadual Francisco Limma (PT) garantiu que os parlamentares da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) chegarão a um consenso quanto à eleição da Mesa Diretora, no dia 1º de fevereiro. O pleito definirá os próximos presidentes da Casa para os biênios 2023-2024 e 2025-2026.
A intenção da base aliada ao governador Rafael Fonteles (PT) é evitar a disputa pela cadeira de presidente por meio de uma eleição. A situação poderia provocar ranhuras no relacionamento entre os integrantes da base governista, já que PT e MDB pleiteiam as vagas. Atualmente, ocupa o posto o deputado Franzé Silva (PT).
“Na política tudo é entendimento. Aqui na Assembleia, regimentalmente, está decidido que vamos realizar as eleições para os dois biênios e agora estamos buscando os entendimentos, que sempre foi assim. Aqui ninguém faz uma votação sem ter um entendimento. Então, até o dia 1º de fevereiro ocorrerão muitas conversas para que a Assembleia continue funcionando bem”, disse Limma.
A eleição da Mesa Diretora acontece na primeira sessão do ano, marcada para 1º de fevereiro. Na ocasião, serão definidos os nomes que irão ocupar os nove cargos. A data também marca o dia da posse oficial dos parlamentares no Legislativo Piauiense.
Além do presidente e dos quatro vice-presidentes, serão escolhidos os três secretários. E para que um deputado seja eleito para um dos nove cargos que integram a Mesa, é necessário obter 16 votos, dentre os 30 parlamentares.
LEIA TAMBÉM:
“Ainda hoje pagamos um preço caro pela última eleição na Alepi”, diz Nerinho
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram