
Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
O vereador Ismael Silva (PSD) acionou o Ministério Público do Piauí (MPPI) para que o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (sem partido), seja convocado a prestar esclarecimentos acerca de declarações feitas por ele em relação à gestão do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).
Na manhã desta quarta-feira (25), Robert anunciou seu rompimento político e administrativo com Dr. Pessoa. O vice-prefeito explicou que não concorda com as indicações de parentes de Dr. Pessoa às pastas da Prefeitura Municipal e criticou a presença e as decisões de parentes do prefeito dentro da gestão. Atualmente, o filho, um sobrinho e um genro do prefeito assumem cargos na administração pública municipal.
Para Ismael, as denúncias feitas por Robert são graves e devem ser melhor apuradas.
“O vice-prefeito, ao gravar o áudio, ao expor informações acerca de denúncias, não foi claro em afirmar quem foram realmente os gestores que integram a gestão municipal que agiram com ilegalidade. Segundo a fala do próprio Robert Rios, são ‘parentes’ ou ‘amigos’ do prefeito que estariam agindo com atos ilegais, insinuando que está havendo conduta contrária à legislação, contrária à legalidade da administração pública. No entanto, ao não apresentar de imediato estas provas, faz-se necessário de que toda e qualquer acusação venha acompanhada das provas, até para que haja uma responsabilização”, comentou o vereador.
Segundo o parlamentar, caberá ao órgão ministerial analisar se houve condutas ilegais por parte de gestores de pastas da PMT e se o prefeito tinha conhecimento dessas ações.
“Havendo, por exemplo, a anuência, a concordância do gestor em relação aos atos praticados na gestão, ele é partícipe de qualquer conduta criminosa que tenha ocorrido dentro da gestão. Então é responsabilidade dele. Nós acionamos o Ministério Público para que convoque o vice-prefeito, que ele esclareça, traga à tona quais são esses gestores, que decline os nomes e quais foram os atos ilegais cometidos durante a gestão”, declarou.
Ismael informou ainda que, no retorno das atividades da Câmara Municipal, vai apresentar um requerimento para que Robert seja convocado e preste esclarecimentos aos vereadores.
“Ainda não tem nenhuma informação acerca de como os demais colegas receberam essa informação. Eu fiquei de fato muito surpreso, mas, ao mesmo tempo, a gente precisa ter responsabilidade, por isso que acionei o Ministério Público. Nós voltamos do recesso na próxima semana, e vamos apresentar, dependendo do andar desse requerimento que foi protocolado hoje, é nossa pretensão também apresentar essa solicitação na Câmara”, completou.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
LEIA MAIS
Vice-prefeito Robert Rios rompe com Dr. Pessoa e critica presença de parentes do prefeito na gestão
“Ladeira abaixo”: Jeová Alencar comenta rompimento entre prefeito e vice de Teresina
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.