Por conta do período chuvoso, as barragens Mesa de Pedra e Salinas, nas cidades de Valença e São Francisco do Piauí, respectivamente, atingiram a capacidade máxima de ocupação. O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) informou que o órgão está monitorando ao menos 15 barragens.
Em entrevista à TV Clube, nesta segunda-feira (30), o presidente do Idepi, Felipe Eulálio, disse que o Governo do Estado iniciou uma série de visitas preventivas aos reservatórios de água do estado.
“O Idepi já iniciou as visitas a essas barragens. Começamos por José de Freitas, passamos por Campo Maior e vamos dar continuidade durante todo o mês de fevereiro, fazendo as inspeções de todas as barragens para poder assegurar à nossa população sobre a segurança desses lugares”, garantiu.
Felipe Eulálio reforçou que a sangria de uma barragem – termo utilizando quando um reservatório atinge o volume máximo e a água escorre pela parede de contenção – e um mecanismo previsto. Ele ressaltou que a situação não oferece riscos à população próxima.
“A gente coloca o dispositivo, que é o sangradouro, justamente para controlar a capacidade da barragem para que ela não venha a encher muito. A barragem sangrar é absolutamente normal”, explicou.
Barragens com maiores níveis de água:
– Mesa de Pedra, Valença do Piauí: 100% de ocupação
– Salinas, São Francisco do Piauí: 100% de ocupação
– Corredores, em Campo Maior: 85% de ocupação
– Bezerro, em José de Freitas: 90% de ocupação
– Algodões, em Cocal: 70% de ocupação
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram