
Os deputados federais tomam posse, nesta quarta-feira (1º), na Câmara dos Deputados. Dos 513 parlamentares, 10 nomes vão assumir aos mandatos pelo estado do Piauí.
A solenidade de posse dos deputados eleitos para a 57ª legislatura da Câmara dos Deputados (2023-2027) acontece no Plenário Ulysses Guimarães.
Do lado de fora, um protesto pacífico dos povos indígenas pediu ações emergenciais para atender à terra indígena Yanomami, no estado de Roraima, e a retirada de garimpeiros da região.
NOMES
A bancada piauiense teve 60% de renovação na Câmara dos Deputados. Dos 10 candidatos, apenas 4 conseguiram a reeleição.
Os deputados federais Marcos Sampaio (PSD), Júlio César (PSD) e Flávio Nogueira (PT) conseguiram a reeleição. Já os candidatos Dr. Francisco e Júlio Arcoverde vão deixar a Assembleia Legislativa do Piauí para ocupar uma vaga na Câmara Federal. Outro nome novo pelo Piauí é do empresário Jadyel da Jupi.
O ex-secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e o ex-superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens, Castro Neto, também foram eleitos deputados federais.
Deputados federais eleitos no Piauí:
- Júlio Cesar – PSD
- Dr. Francisco – PT
- Merlong Solano – PT (assumiu após renúncia de Rejane Dias)
- Castro Neto – PSD
- Julio Arcoverde – PP
- Florentino Neto – PT
- Flávio Nogueira – PT
- Atila – PP
- Jadyel da Jupi – PV
- Marcos Aurélio Sampaio – PSD
A sessão é presidida pelo deputado Átila Lins (PSD-AM), deputado com mais legislaturas (8) na Câmara, pois o presidente Arthur Lira (PP-AL) deixou a presidência da sessão para acompanhar o pai dele que passou mal no Plenário. Arthur lira, inclusive, pode ser reeleito.
BASE E OPOSIÇÃO
O deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), em entrevista à TV Clube, falou sobre a situação do partido em relação a oposição ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT-PI).
“A gente se reuniu. A grande tendência é que a gente fique na oposição do governo Lula, pois o nosso partido é de centro-direita e ficamos com o presidente Bolsonaro até o último dia da eleição. É o que a grande maioria do partido está focada. A minha postura é seguir essa linha na oposição e seguir fiscalizando e se opondo ao governo Lula”, disse Júlio Arcoverde (PP).
Já o deputado Merlong Solano (PT-PI), que assume ao cargo após renúncia de Rejane Dias, afirmou que fará um mandato em prol da população.
“Faremos muita política de desenvolvimento e de melhoria na qualidade de vida da nossa população. Foi assim nos governos Lula e Dilma, quando as políticas de maior atenção aos mais pobres e de diminuição das desigualdades sociais fizeram o Piauí crescer acima da média do Brasil”, pontuou.
MESA DIRETORA
A eleição para a mesa diretora acontece na tarde de hoje, por volta das 16h. A Câmara dos Deputados informou que “os blocos partidários determinam a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco”.
“Embora sejam desfeitos alguns dias após a eleição da Mesa, os blocos formados no dia 1º de fevereiro valem também para a distribuição das presidências e da composição das comissões pelos quatro anos da legislatura. Já para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos”, detalhou a Agência Câmara de Notícias.
LEIA MAIS
SEM REPRESENTAÇÃO FEMININA: Após 20 anos, Piauí não terá mulheres na Câmara dos Deputados no mandato 2023-2026
RENUNCIOU AO MANDATO: Rejane Dias toma posse como conselheira do Tribunal de Contas do Estado
NO COMANDO: Flávio Nogueira é indicado para coordenar a bancada do Piauí na Câmara
RENOVAÇÃO: Piauí tem renovação de 60% na Câmara dos Deputados; veja quem entra e quem sai
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram