27 de julho de 2025

Piauiense que sobreviveu desabamento de casa relata momentos de terror em SP

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 22/02/2023 14:50

Compartilhe:

Neide Paes Landim, sobrevivente da tragédia em São Paulo

A piauiense Neide Paes Landim relatou os momentos de tensão vividos pela família no momento em que a casa em que morava desabou em São Sebastião, no estado de São Paulo. O irmão de Neide, Arosvaldo Paes Landim, morreu no desabamento.

Ariosvaldo é natural do município de São Braz, no sul do Piauí, e é uma das cinco vítimas no desastre que deixou 43 mortos em São Sebastião, durante um temporal que caiu na região.

Em entrevista à TV Clube, nesta terça-feira (22), Neide recordou que ao menos 30 pessoas estavam reunidas na casa quando o temporal começou.

Ariosvaldo Paes Landim estava no corredor da casa, não conseguiu escapar e ficou sob os escombros. Por conta do grande volume de chuva, um morro cedeu e atingiu várias casas próximas.

“No momento que aconteceu, estávamos todos em casa, com a família toda reunida. Tinha mais ou menos 30 pessoas. Alguns saíram antes e outros ficaram esperando melhorar o tempo. A minha casa desabou quando eu estava na parte de cima, e meu irmão estava no corredor me esperando. Eu sobrevivi e o meu irmão não sobreviveu. Estavam comigo, mais ou menos, 15 pessoas e todos sobreviveram. Subiram o morro e conseguiram se salvar”, relatou emocionada.

A casa de Neide Paes Landim ficou destruída por conta da lama e o excesso de chuva. Ela recebeu a ajuda de um vizinho, que escutou seu pedido de socorro. Outras pessoas também escaparam dos destroços das casas, buscando abrigo em uma encosta.

“Eu consegui me levantar, sair debaixo dos escombros por causa de um vizinho que passou na minha frente e eu gritei. Ele me deu a mão. Quando eu olhei para o morro, vi minha família e estavam todos lá. Foi para onde ele me jogou, e eu consegui subir o morro para encontrar minha família. A gente subiu o morro escalando graças a uma corda”, contou a mulher.

TRANSLADO E SOBREVIVENTES

O governador Rafael Fonteles (PT) se pronuncio por meio das redes sociais e disse que as secretarias de Segurança, Saúde, Assistência Social, Governo e Defesa Civil ficarão responsáveis pelo traslado dos corpos ao Piauí.

MORTOS 

Adriel de Sousa Costa, morador de São Pedro do Piauí (PI) – esposo de Maria dos Santos
Maria dos Santos Gomes da Conceição, moradora de São Pedro do Piauí (PI) – companheira de Adriel
Ariosvaldo Paes Landim, de 46 anos, morador de São Braz do Piauí (PI)
Keyson Raniery Rios Silva, filho de Ana Cristina e sobrinho de Maria dos Santos

DESAPARECIDOS 

Estão desaparecidos Mariely da Cruz da Conceição Costa, de 15 anos, e Rafael Nunes de Oliveira.

Já Ana Cristina da Conceição Silva e Alife Miguel da Conceição Costa, de 2 anos foram resgatados com vida. Alife é filho de Maria dos Santos e Adriel de Sousa.

Adrian José da Conceição Costa, de 11 anos, de São Pedro do Piauí (PI), ainda não foi encontrado.

Nesta terça-feira (21), as buscas por desaparecidos continuam em São Sebastião. 49 pessoas ainda não foram encontradas.

Beatriz Farias Macedo, de 26 anos, natural de São Braz do Piauí, também está entre as vítimas.

Retorno de sobreviventes

A secretária de Assistência Social de São Pedro, Marianne Wanessa Lima, informou que os corpos das vítimas devem chegar em Teresina na tarde desta quarta-feira (22). Segundo a secretária, além dos corpos, mais cinco pessoas retornarão ao Piauí.

“De início, virão cinco pessoas, que é a Ana, a Nena e os filhos dela, porque os outros vão ficar para dar apoio e acompanhar como vai ficar as buscas dos outros corpos. À medida que for encontrando, vamos dar assistência para trazê-los. Quem quiser vir, vamos dar todo esse amparo para as famílias”, informou.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: