
Isadora Cavalcante*
isadora.cavalcante@tvclube.com.br
A estudante Ana Carolina Angelim Damasceno, única piauiense a atingir a nota mil da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, foi aprovada em 2° lugar para o curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A seleção foi feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Ana Carolina conta que a sensação pós-aprovação é de alívio depois de tanto esforço e dedicação. “Primeiramente, a sensação que sinto é de extrema alegria e alívio, de saber que finalmente, depois de anos de estudo – fiz 3 anos de preparatório – todo o esforço valeu a pena.”
Aos estudantes que continuam na jornada em busca da aprovação, Ana Carolina diz “para não desistirem dos seus sonhos, mesmo que tenham dias mais difíceis; não deixe de acreditar que uma hora todo o esforço é recompensado”.
Antes da aprovação
Ana relembra um momento engraçado durante a rotina de estudos para o Enem quando seu celular smartphone quebrou e, para focar mais no exame, decidiu ficar por pelo menos cinco meses sem aparelho celular.
“Meu celular quebrou. Não foi proposital, mas sinto que ajudou. O que eu precisava fazer no celular acabava fazendo no computador, que, querendo ou não, tem o acesso mais difícil. Eu me distraia menos. Voltei a ter em novembro (mês em que aconteceu o Enem)” disse ao Portal ClubeNews.
A futura caloura de Medicina cita que, para grande parte dos vestibulandos, a parte mais difícil é manter o foco com a rotina de estudo diária e conciliar a pressão durante todo o período antes da aprovação.
Ela cita que uma das principais adversidades foi “conseguir lidar com a pressão e tentar manter a saúde mental”, destacou. Ana comenta que, a seu ver, outros vestibulandos também passaram pela mesma situação.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
LEIA MAIS:
Aluna ‘nota mil’ na redação do Enem 2022 “abandonou” o celular e focou nos estudos
Aprovado em 1º lugar da Uespi realiza sonho da mãe falecida: “minha inspiração foi ela”
Alunos da rede estadual passam em 1º lugar em medicina e ciências da computação na UFPI
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsAppou Telegram.