Notícias do cenário político e do cotidiano piauiense

Flávio Nogueira é escolhido vice-líder da maioria na Câmara

 

Deputado federal, Flávio Nogueira (PT/PI)

O deputado federal, Flávio Nogueira(PT/PI), foi escolhido vice-líder da maioria na Câmara Federal, em Brasília. Esse bloco é formado por 16 partidos, que juntos somam cerca de 400 parlamentares. O líder será o deputado federal cearense, André Figueiredo, do PDT.

“É mais um desafio na minha atuação como parlamentar, mas estou preparado para honrar a confiança dos meus pares”, disse Flávio Nogueira.

O bloco é formado na sua maioria por deputados alinhados com o governo do presidente Lula.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Enzo e Evandro Hidd vão a Brasília para congresso do PDT

Enzo e Evandro Hidd vão a Brasília para congresso do PDT – Foto: Ascom

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, viaja nesta quinta-feira, 23, para o Congresso Nacional do PDT, em Brasília. O partido vai discutir as estratégias e metas para as eleições municipais de 2024. O vereador Evandro Hidd, também do PDT, já se encontra no Distrito Federal, para o evento.

Em Teresina, o PDT articula o lançamento de 30 candidatos a vereador. A meta é eleger pelo menos quatro, dobrando o tamanho da bancada, que atualmente é formada pelos vereadores Enzo Samuel e Evandro Hidd.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

G20 define documentos como estratégia para aliança global contra a fome

G20 em Teresina (Foto: Fernando Cardoso/ TV Clube)

O segundo dia de reuniões do G20, em Teresina, discutirá a formatação de três documentos que servirão com base da proposta para a formação de uma aliança global contra a fome e a pobreza. As estatísticas oficiais revelam que atualmente há cerca de 750 milhões de pessoas vivendo em situação de insegurança alimentar no mundo.

Os três documentos estabelecem como diretrizes: o compromisso de cada país para combater a fome e a pobreza; define os termos da aliança, forma de funcionamento e condições para participação; e esclarece a fonte de recursos para as ações. “A tendência é de um consenso entre os participantes, para a definição das metas”, disse Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social.

O evento em Teresina reúne 52 delegações dos 19 países que integram o G20, mais representantes das União Europeia e União Africana, além de instituições financeiras internacionais.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Enzo Samuel diz que vereadores irão alterar LDO de 2025

Enzo Samuel (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel(PDT), disse ao blog que os vereadores irão alterar a Lei de Diretrizes Orçamentária encaminhada pela prefeitura para o ano de 2025. “Nós teremos prioridades como saúde e transporte público, por exemplo. Essas áreas necessitam de mais investimentos”, disse.

Enzo Samuel informou que o relator do projeto, Markim Costa(PRD), vai propor a realização de audiência pública para discutir a LDO. “A Câmara vai ouvir, vai discutir, para depois fazer as alterações devidas”, explicou.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Jorge Lopes prestigia filiação de Mário Covas Neto ao PSDB

Jorge Lopes prestigia filiação de Mário Covas Neto ao PSDB (Foto: divulgação)

O presidente da Federação PSDB/Cidadania, Jorge Lopes, segue buscando apoios e conversando com a cúpula tucana, para fortalecer as ações partidárias em Teresina. Ele participou da solenidade de filiação de Mário Covas Neto, filho do saudoso Mário Covas, um dos fundadores do PSDB.

Jorge Lopes, também, se reuniu com o presidente do PSDB em São Paulo, Paulo Serra, e com o secretário-geral do partido, Luiz Oliveira.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Centro de Convenções está pronto para receber G20

Centro de Convenções está pronto para receber delegações do G20 (Foto: Fernando Cardoso/TV Clube)

As delegações estrangeiras começam a desembarcar em Teresina, nesta terça-feira, 21, no final da manhã, para a reunião do G20.

São aguardadas cerca de 200 pessoas, em 42 delegações de 29 países e organismos internacionais. A reunião no Piauí, que discute a formação de uma força-tarefa contra a fome no mundo, acontece entre os dias 22 a 24 de maio.

A sede do encontro será o Centro de Convenções de Teresina, que já está pronto para receber os delegados que irão chefiar as missões estrangeiras.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Tribunal de Justiça extingue ação e mantém leilão da Agespisa

Desembargador Sebastião Ribeiro – Foto: Jonas Carvalho/ClubeNews

O pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí decidiu, por unanimidade, na manhã desta segunda-feira, 20, pela extinção, sem resolução do mérito, da Ação Direta de Inconstitucionalidade, que movia a Federação dos Urbanitários e o Sindicato dos Engenheiros contra o leilão de privatização da Agespisa.

Os integrantes da Corte seguiram o voto do relator, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, que considerou “falta de pertinência temática” aos autores, como costuma assinalar o Supremo Tribunal Federal.

Com a decisão, o TJ-PI reconheceu que a Federação dos Urbanitários e o Sindicato dos Engenheiros do Piauí são partes ilegítimas para propor a Ação Direta de Inconstitucionalidade, porque não constam nos seus estatutos, a defesa da autonomia dos municípios, objeto da ação, mas apenas os interesses de seus associados.

O Governo do Estado e os municípios piauienses avaliam que a Agespisa não dispõe das condições financeiras para implementar o marco regulatório do saneamento básico, que prever a universalização do abastecimento de água potável e rede de esgotos.

Os empregados da empresa discordam da medida e cobram investimentos para o saneamento da Agespisa.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Rafael Fonteles propõe ao G20 inclusão de combate à fome na Constituição

Encontro G20 (Foto: Jorge Bastos)

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), propôs na manhã desta segunda-feira, 20, aos países que integram o bloco do G20, a inclusão na Constituição da obrigatoriedade de assegurar como direito a todos os cidadãos, o acesso à alimentação regular diária.

“Eu lanço esse desafio que seria de suma importância para que todas as nações possam assumir esse compromisso”, disse o governador Rafael Fonteles.

Pelo menos 54 delegações estrangeiras são aguardadas esta semana em Teresina, para a 3° reunião que visa uma força-tarefa para a união global de combate à fome e a pobreza.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

 

Delegações estrangeiras do G20 terão jantar de recepção em Teresina

G20 em Teresina – Foto: Jonas Carvalhos/Portal ClubeNews

Pelo menos 54 delegações estrangeiras são aguardadas nessa terça-feira, 21, em Teresina, para a reunião do G20, que vai discutir a elaboração de uma força-tarefa para aliança global contra a fome e a pobreza. “Nós esperamos pelo menos 200 pessoas, que integraram essas comitivas”, disse o secretário de Governo, Marcelo Noleto.

As delegações serão compostas por representantes do G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, além de países convidados. Os participantes serão recepcionados com um jantar na noite dessa terça-feira. Os debates começam na quarta-feira, 22, e vão até na sexta-feira, 24.

A meta é buscar alternativas para amenizar o drama de 735 milhões de pessoas no mundo, em situação de insegurança alimentar.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

G20 Social em Teresina antecede força-tarefa contra a fome no mundo

Ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O ministério do Desenvolvimento Social e a Secretaria-Geral da Presidência da República realizam na manhã desta segunda-feira, 20, em Teresina, eventos do chamado G20 Social, que antecedem a abertura da 3ª reunião da força-tarefa do esforço concentrado para o lançamento da aliança global contra à fome e a pobreza, marcada para os dias 22 a 24.

No primeiro do evento do dia, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, vai reunir a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. A intenção é apresentar modelos de projetos e boas práticas desenvolvidas no Brasil, que podem ser aplicadas em outros países do mundo.

Participaram dos debates em Teresina, a presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea), Luciana Servo, e o Diretor do FGV Social, Marcelo Neri.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Carlos Lupi vai anunciar hoje posto do INSS na Câmara de Teresina

Carlos Lupi e Evandro Hidd (Foto: Fernando Cardoso/ TV Clube)

Em Teresina, desde ontem (quinta-feira, 16), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, vai receber nesta sexta-feira, 17, o título de cidadão teresinense, na Câmara Municipal de Teresina. Lupi também, vai assinar um protocolo de intenções para a instalação de um posto avançado do INSS na sede da Câmara.

“Não será uma agência, mas um local onde os segurados irão poder buscar informações e agilizar alguns atendimentos”, informou o presidente da Câmara, Enzo Samuel. Há oito meses, o ministério da Previdência Social atua para reduzir a fila de espera por um benefício. Atualmente, são mais de 600 mil pessoas.

Uma das estratégias é a realização de perícias on-line, motivo de crítica dos peritos.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Autorizada pela Alepi, PM vai chamar 500 aprovados no último concurso

Scheiwann Lopes (Foto: Mayrla Torres/ Portal ClubeNews)

O comandante Polícia Militar, Scheyvan Lopes, disse ao blog que pretende chamar cerca de 500 novos PMs até o mês de novembro. A intenção da corporação é aproveitar os candidatos do último concurso realizado em 2021. “Nós queremos chamar, para iniciar o curso de formação ainda este ano”, informou.

Esta semana, a Assembleia Legislativa autorizou a correção das provas dissertativa e objetiva de cerca de 1.700 candidatos que fizeram o concurso. “A expectativa é que desses, após todas as fases, 500 obtenham a aprovação”, explicou o comandante. A Polícia Militar já chamou cerca de 1.500 aprovados nesse certame.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

TJ vai julgar ação dos Urbanitários contra privatização da Agespisa

Desembargador Sebastião Ribeiro Martins – Foto: Divulgação

O pleno do Tribunal de Justiça vai julgar na próxima segunda-feira, 20, a Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Federação Nacional dos Urbanitários e o Sindicato dos Engenheiros do Piauí contra a privatização da Agespisa.
O relator é o desembargador Sebastião Ribeiro Martins. O leilão da empresa está marcado para o dia 1° de agosto, na bolsa de valores em São Paulo.

O Governo do Estado alega que na situação atual, a Empresa de Águas e Esgotos do Piauí não reúne as condições para cumprir o marco regulatório do saneamento básico que prever a universalização do abastecimento de água potável e rede de esgotos. A intenção é repassar para a iniciativa privada o controle do setor.

O Sindicato dos Servidores da Agespisa questiona a medida e decidiu recorrer à justiça.

Florentino Neto é escolhido presidente da subcomissão das ZPE’s

Deputado federal, Florentino Neto – Foto: Enviada à coluna

O deputado federal, Florentino Neto(PT), vai presidir a Subcomissão das Políticas das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A primeira reunião da subcomissão já foi marcada para o próximo dia 14.

“Aqui no Brasil, embora tenhamos 11 criadas (ZPE’s), só duas estão em funcionamento”, disse Florentino Neto. O desafio da subcomissão é facilitar o acesso das empresas a esses espaços para fomentar e impulsionar o funcionamento das ZPE’s.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

MDB vai indicar o vice na chapa de Paulo Martins em Campo Maior

Ex-prefeito Paulo Martins (Foto: reprodução/ Instagram)

A Executiva Estadual do MDB decidiu recomendar aos Diretórios Municipais do partido que priorizem alianças com os partidos que integram a base de apoio ao governador Rafael Fonteles (PT). A recomendação leva a alianças com o PT, como na cidade de Campo Maior, onde o MDB deve indicar o pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Paulo Martins (PT).

Lideranças da base avaliam que seria importante para a eleição estadual de 2026, a manutenção nos municípios da união PT/MDB e PSD. Em algumas cidades, há divergência entre as siglas que estão em lados opostos.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Recursos do empréstimo de R$ 2 bilhões já estão à disposição do Estado

 

Ministro Fernando Haddad e o governador Rafael Fonteles (Foto: divulgação/ Governo do Piauí)

Já estão à disposição do Governo do Estado, os R$ 2 bilhões oriundos da operação de empréstimo efetivada junto ao Banco do Brasil. O contrato para o financiamento havia sido assinado em Brasília(DF), no dia 15 de abril, pelo governador Rafael Fonteles(PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Segundo o governo, os recursos serão destinados para a execução de obras e serviços em todos os 224 municípios do Estado. Os investimentos serão destinados para às áreas de infraestrutura de transporte, mobilidade urbana, segurança, saúde, infraestrutura hídrica e transformação digital.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Marcha contra corrupção vai percorrer 150km no Norte do Piauí

Força Tarefa Popular Piauí – Foto: MPPI

Integrantes da Força Tarefa Popular iniciaram nesta terça-feira, 14, a 18° Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida. O grupo vai percorrer a pé, cerda de 150 quilômetros, passando pelas cidades de São João do Arraial, Matias Olímpio, Campo Largo, Porto, Miguel Alves e União.

O grupo vai fiscalizar a realização de obras públicas e contratos licitatórios nas áreas da saúde e educação. A marcha “visa estimular ações coletivas e individuais, fortalecendo a presença da sociedade locais, por meio de bons exemplos”, informou a organização do movimento.

A marcha saiu às 9h:00, da Praça da Liberdade, no Centro de Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Lupi vem a Teresina e Câmara deve ganhar posto do INSS

Ministro Carlos Lupi (Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil)

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, vai cumprir agenda administrativa e política, nos dias 16 e 17, em Teresina. Ele vai reforçar as pré-candidaturas do PDT na capital e assinar um termo de intenção de cooperação, para a instalação de um posto do INSS na Câmara Municipal de Teresina.

Carlos Lupi é presidente nacional licenciado do PDT e vai se recebido em Teresina, pelas lideranças do partido, entre elas, os vereadores Evandro Hidd e Enzo Samuel. “Ele vai ver a situação das agências do INSS em Teresina e buscar medidas para agilizar o atendimento”, disse Enzo Samuel, presidente da Câmara.

O ministro também vai participar de um seminário com filiados ao PDT. Em Teresina, o partido vai apresentar 30 pré-candidatos a vereador e a intenção é eleger pelo menos quatro.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Dr. Pessoa vai anunciar chapa dia 25; vice será mulher

 

Prefeito Dr. Pessoa (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa(PRD), marcou para o próximo dia 25 de maio, o anúncio da sua chapa para disputar a reeleição em Teresina. “Nesse dia vamos comunicar, por meio da imprensa, a chapa”, enfatizou. A tendência é que a escolha saia do próprio PRD, formando uma chapa pura, ou do Partido Liberal.

Doutor Pessoa disse ainda, que deve ter uma mulher como pré-candidata a vice-prefeita. “Eu diria que a tendência é de 95 por cento, para termos uma mulher”, arrematou. O nome de Gessy Lima(PL), que já disputou a prefeitura de Teresina, é um dos cotados.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

TCE vai investigar qualidade do asfalto da Águas de Teresina

Buraco em rua de Teresina (PI) – Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado vai realizar uma inspeção na qualidade do asfalto utilizada pela empresa Águas de Teresina, na recomposição das ruas e avenidas que estão passando por obras de esgotamento sanitário na capital.

O TCE vai utilizar um equipamento móvel que coleta o asfalto nas vias, para análise em laboratório. A investigação foi motivada por denúncias sobre a situação de algumas ruas, onde as obras afetaram o tráfego de veículos.

“Nós já notificamos a empresa e solicitamos uma reunião para esta segunda-feira(13). Mas eles pediram mais 15 dias”, disse Lucas Carvalho, chefe da Divisão de Infraestrutura do TCE.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

FMS vai enviar à Câmara relatório mensal sobre gastos nos hospitais

Médico Italo Costa, presidente da FMS – Foto: Carlienne Carpaso

A Fundação Municipal de Saúde vai enviar relatórios mensais à Câmara Municipal de Teresina e ao Tribunal de Contas do Estado sobre as medidas adotadas para corrigir eventuais falhas em processos de compra, prestação de serviço e contratação de pessoal nas unidades de saúde do município.

“Nós entendemos que a auditoria somente, não resolve. Nós queremos medidas práticas a partir dos achados”, disse o presidente do TCE, Kennedy Barros.

A Câmara de Vereadores cobra explicações sobre a destinação das emendas. “São cerca de R$ 30 milhões, que nós precisamos saber como foram utilizados”, disse o vereador Evandro Hidd (PDT).

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Acordo entre empresas e motoristas de ônibus suspende greve

 

Ônibus em Teresina (Foto: arquivo portal ClubeNews)

Saiu um acordo parcial entre motoristas, cobradores e o as empresas de ônibus em Teresina. A negociação suspende o movimento grevista no setor que estava marcado para iniciar na próxima segunda-feira, 13. “Pelo menos três consórcios já assinaram o acordo e nós aguardamos os outros”, disse o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Antônio Cardoso.

A negociação estabelece um reajuste salarial de 6,7%; o valor do ticket-refeição sobe de R$ 350,00 para R$ 500,00 e o plano de saúde aumenta de R$ 80,00 para R$ 107,00. O acordo deverá ser formalizado no Tribunal Regional do Trabalho até a próxima terça-feira, 14.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

TCE convoca Câmara e FMS para discutir auditoria na saúde

TCE convoca Câmara e FMS para discutir auditoria na saúde.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros, convocou os presidentes da Câmara, Enzo Samuel, e da Fundação Municipal de Saúde, Ítalo Costa, para uma reunião nesta sexta-feira, 12. A intenção é avaliar o resultado da auditoria nas contas da FMS, que detectou irregularidades nas áreas administrativa, financeira e contábil da pasta.

A proposta dos vereadores, que tem o apoio do TCE, é obrigar a Fundação Municipal de Saúde a apresentar, mensalmente, um relatório com as providências adotadas para corrigir falhas no atendimento e falta de medicamentos nas unidades de saúde da prefeitura.

O Tribunal de Contas vai marcar uma audiência pública com representantes da Câmara e da FMS para discutir os “achados” da auditoria e as medidas para corrigir as falhas.

“Nós queremos é reverter o quadro, a partir das apurações. Por isso, decidimos convocar os envolvidos para, juntos, buscarmos a saída”, disse o presidente do TCE, Kennedy Barros.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Após suspeita de fraude, TCE suspende concurso em Alto Longá

Tribunal de Contas do Estado (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A conselheira Waltânia Nogueira Alvarenga, do Tribunal de Contas do Estado, recomendou a suspensão imediata do edital para a realização do concurso público no município de Alto Longá (80km de Teresina). O tribunal apura possíveis irregularidades na contratação da banca examinadora e favorecimento político no certame.

Conforme a denúncia, o atual controlador-geral do município, Isaac Manoel, que é pré-candidato a prefeito, teria participado da elaboração do edital do concurso. Além disso, seria professor e diretor do cursinho que está preparando os candidatos para as provas.

O TCE também recebeu denúncia de que gestores do município estariam oferecendo aprovação no concurso em troca de apoio político. Além disso, há suspeita na contratação da banca examinadora.

A conselheira Waltânia Alvarenga recomendou a suspensão do concurso, até a apuração das denúncias.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Graça Amorim é diplomada após cassação de Leonardo Eulálio

Vereadora Graça Amorim – Foto: Fernando Cardoso/ TV Clube

A juíza da 1° Zona Eleitoral de Teresina, Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, diplomou no início desta quinta-feira, 9, a suplente de vereadora Graça Amorim (PRD). Ela assume no lugar do vereador Leonardo Eulálio(PL), que foi cassado, após o Tribunal Superior Eleitoral anular os votos do PL, acusado de fraude a cota de gênero durante as eleições municipais de 2020.

“Foi feito justiça. Essa é uma conquista das mulheres, que não pode ser usada por candidaturas fajutas, de faz de conta”, disse Graça Amorim. A ação eleitoral demonstrou que as três mulheres candidatas a vereadoras, obtiveram apenas um voto e não teriam feito campanha eleitoral.

A nova vereadora aguarda o ato de posse, na presidência da Câmara Municipal de Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Motoristas e cobradores anunciam greve a partir do dia 13 em Teresina

Ônibus em Teresina – Foto: Francine Dutra/ClubeNews

Motoristas e cobradores de ônibus de Teresina irão entrar em estado de greve, a partir do dia 13 de maio. Os rodoviários anunciaram, ainda, que caso não haja avanço nas negociações, eles entram em greve geral e por tempo indeterminado, no dia 20 de maio.

Por meio de um comunicado às empresas de ônibus, prefeitura de Teresina, Justiça do Trabalho e à imprensa, o sindicato dos Rodoviários informa que as tentativas de negociação fracassaram, após três rodadas. Motoristas e cobradores reivindicam maiores salários e melhores condições de trabalho.

Os protestos marcados para a próxima semana, levarão a paralisação do serviço em algumas linhas de ônibus em Teresina.

Veja nota do SINTETRO aqui.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Vereadores convocam FMS para explicar destino dos R$ 30 milhões em emendas

 

Médico Italo Costa – Foto: Carlienne Carpaso

A Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta quarta-feira, 8, a convocação do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ítalo Costa. Os vereadores querem explicações sobre a aplicação de R$ 30 milhões que foram destinadas a pasta, por meio de emendas parlamentares.

A auditoria do Tribunal de Contas do Estado realizada na FMS revelou que o órgão não soube demonstrar onde foram aplicados os recursos oriundos das emendas dos vereadores e parlamentares federais. A apuração constatou falhas administrativas, financeiras e contábeis no órgão.

Os vereadores não estabeleceram uma data, mas o presidente da FMS deverá comparecer nos próximos 15 dias. O líder do prefeito, Luís André(PL), disse que a Fundação Municipal de Saúde está disposta a fornecer todas as informações.

Esta semana, pacientes voltaram a reclamar da falta de insumos básicos nos hospitais da prefeitura, como seringas e soro.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Justiça eleitoral deve diplomar Graça Amorim nessa quinta-feira

Vereadora Graça Amorim (Foto: Câmara de Teresina)

A juíza da 1° zona eleitoral de Teresina, Júnia Maria Feitosa, vai anunciar nessa quinta-feira, 9, o resultado da recontagem dos votos para vereador da capital, a partir da anulação da votação da chapa do PL, em 2020. A medida levará a diplomação da primeira suplente do PP, Graça Amorim.

Na última sexta-feira, 3, o Tribunal Superior Eleitoral determinou a anulação dos votos do PL, após considerar fraude a cota de gênero. A decisão cassa o mandato do único vereador eleito pelo partido em Teresina, Leonardo Eulálio. O vereador recorreu ao TSE para tentar reverter a medida.

O Diretório Municipal do Progressistas anunciou, também, que vai ingressar na justiça para garantir a diplomação do 2° suplente, já que Graça Amorim, atualmente no PRD, deixou o partido.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PGE elabora manual sobre as eleições para secretários estaduais

Procurador Francisco Viana e procurador-geral, Pierot Júnior -Foto: divulgação

A Procuradoria-Geral do Estado vai distribuir entre os secretários e coordenadores de órgãos públicos um manual de condutas sobre as restrições impostas pela legislação eleitoral.

“Esperamos que esse manual não só ofereça informações valiosas para um processo eleitoral mais justo e transparente, mas também ajude a destacar o papel da PGE perante as outras instituições”, disse o procurador Francisco Viana.

O manual contém informações relevantes sobre a legislação eleitoral, com ênfase nos aspectos que envolvem a propaganda, condutas vedadas e desincompatibilizações.

“O documento é primordial para que os gestores públicos tenham segurança jurídica no processo eleitoral”, disse o procurador-geral, Pierot Júnior.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PP vai brigar com Graça Amorim por vaga do PL na Câmara

 

Joel Rodrigues (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O presidente estadual do PP, Joel Rodrigues, disse que o partido vai ingressar na justiça para garantir a posse do segundo suplente, Vítor Linhares, na vaga do vereador Leonardo Eulálio(PL), cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

A decisão contraria o desejo da primeira suplente, Graça Amorim, atualmente filiada ao PRD. “O partido(Progressistas) vai buscar porque entende que é o detentor do mandato”, disse.

Graça Amorim, que já deverá ser diplomada nas próximas horas, diz que trocou de partido dentro da janela partidária e, portanto, não teria incorrido na prática de infidelidade.

O Tribunal Superior Eleitoral determinou a nulidade de todos os votos dados a chapa de vereador do PL em Teresina, nas eleições de 2020. A sigla é acusada de fraude eleitoral envolvendo a cota de gênero.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

SETUT ataca Governo Federal e quer reajuste de 10% na tarifa

Representante do Setut – Vinícius Rufino (Jonas Carvalho/ Clube News)

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina(SETUT) vai solicitar um reajuste de 10% no valor da tarifa na capital. A entidade alega que a decisão do STF, contra a desoneração da folha, vai impactar de forma significativa nos gastos do transporte público.

“Nós, do SETUT, recebemos com muita preocupação essa decisão do Governo Federal, tendo em vista que irá impactar o principal custo da prestação do serviço de transporte público que é a mão de obra”, disse o coordenador técnico, Vinícius Rufino.

Conforme o SETUT, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) informou que a desoneração foi repassada “para as tarifas públicas ao longo da última década e impactou positivamente no bolso dos passageiros dos ônibus urbanos, que realizam 35 milhões de viagens diariamente em todo o Brasil, além de ter contribuído para o controle da inflação”.

“Contudo, com a reoneração acatada pelo STF a pedido do Governo Federal, além do impacto nas tarifas para o passageiro, o IPCA poderá subir cerca de 0,2%, podendo chegar a 0,27%, considerando o peso relativo do transporte no cálculo da inflação, o que geraria um efeito negativo para toda a sociedade”, disse o SETUT.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Marcelo Castro transfere título para votar em São Raimundo Nonato

Marcelo Castro transfere título para votar em São Raimundo Nonato (Foto: arquivo pessoal)

O senador Marcelo Castro (MDB) anunciou nesse domingo, 5, a transferência do seu domicílio eleitoral da capital, Teresina, para o município de São Raimundo Nonato (518km de Teresina). Na cidade, o senador apoia o sobrinho, Rogério Castro, que é pré-candidato a prefeito.

“Nós estamos de volta às nossas origens, para mostrar para a opinião pública que nós estamos cem por cento comprometidos, de corpo e alma, com o futuro da nossa cidade” disse o senador.

Em São Raimundo Nonato, a família Castro está dividida e a disputa é acirrada entre os pré-candidatos Rogério Castro(MDB), apoiado por Marcelo Castro, e Isaías Neto(PT), que tem o apoio da atual prefeita, Carmelita Castro.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Decisão do TSE anula votos do PL e cassa Leonardo Eulálio em Teresina

Vereador Leonardo Eulálio (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins, determinou o cumprimento da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, que decretou a nulidade dos votos recebidos pelo Partido Liberal, em Teresina, para o cargo de vereador nas eleições de 2020, cassou os diplomas dos eventuais eleitos e manda proceder a recontagem dos votos. A decisão do TSE implicará na cessação do mandato do vereador Leonardo Eulálio(PL) e vai favorecer a suplente, Graça Amorim, que deverá ser efetivada no cargo.

A justiça eleitoral entendeu que houve fraude a cota de gênero, abuso do poder econômico e fraude eleitoral. A ação foi movida pelo Diretório Municipal do PP e pela, então suplente, Graça Amorim.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Robert Rios anuncia que está fora da disputa em Teresina

Vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (Foto: Thiago Amaral/ Alepi)

O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, disse ao blog que não vai disputar as eleições municipais de 2024. Ele havia se filiado ao MDB e ensaiava uma candidatura a vereador de Teresina. “Eu tenho juízo, por isso, estou fora”, reforçou.

Robert Rios foi companheiro de chapa do atual prefeito Doutor Pessoa, mas deixou a gestão, apontando supostas irregularidades nas áreas da saúde e educação. “Tudo será confirmado no futuro, podem ficar certos disso”, ressaltou.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Polícia Federal vai abrir delegacia na cidade de Picos

Superintendente da Polícia Federal no Piauí, Melissa Maximino Pastor (Foto: TV Clube)

A nova superintendente da Polícia Federal no Piauí, Melissa Maximino Pastor, que assumiu o cargo nesta sexta-feira, 3, anunciou a criação de uma delegacia no município de Picos (315km de Teresina). “Nós vamos levar as ações da PF a cidade de Picos, como já ocorre em Parnaíba”, disse.

Ex-delegada regional da PF na Paraíba, onde coordenou 140 operações policiais, Melissa Pastor disse que vai intensificar as ações de combate aos crimes previdenciários, cibernéticos e desvio de recursos públicos.
“Esse trabalho já é feito aqui no Piauí e nós vamos intensificar a partir de agora”, explicou.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

TCE solicita à Equatorial e Agespisa lista de prefeitos devedores

Tribunal de Contas do Estado (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitou à empresa Equatorial, concessionária de energia elétrica, e à Agespisa, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário, a relação das prefeituras do Piauí que estão em débito.

“São dívidas grandes que podem comprometer o equilíbrio financeiro das cidades”, disse o presidente do TCE, Kennedy Barros.

O tribunal recebeu denúncias de que dezenas de prefeituras piauienses teriam dívidas milionárias junto às concessionárias de luz e de água.

“Muitos gestores estariam procrastinando esses débitos, contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Ex-ministro, José Dirceu, participa de seminário em Teresina

Ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, desembarca no início da tarde desta quinta-feira, 2, em Teresina, para o Seminário Democracia sob pressão. O evento está marcado para às 17h30, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa.

Segundo os organizadores, José Dirceu vai falar sobre os desafios da sociedade brasileira e dos governos democráticos.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Jorge Lopes é nomeado presidente da Federação PSDB/Cidadania no Piauí

Jorge Lopes é nomeado presidente da Federação PSDB/Cidadania no Piauí (Foto: ascom/Federação)

O ex-secretário de Esportes, Jorge Lopes, acaba de ser nomeado presidente da Federação formada pelos partidos PSDB e Cidadania, no Piauí. O ato é assinado pelo presidente do Diretório Nacional do PSDB, Marconi Perilo.

O PSDB, que durante mais de três décadas comandou a prefeitura de Teresina, enfrenta, atualmente, um racha na capital. O partido lançou o nome do ex-senador, João Vicente Claudino, para disputar a prefeitura de Teresina. Mas outro setor do partido decidiu apoiar o petista Fábio Novo.

Jorge Lopes informou que “terá importante papel de conduzir os destinos da união partidária nas eleições deste ano”.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Câmara vai convocar ex-diretores para explicar rombo nas contas da FMS

Vereador Enzo Samuel – Foto: Mayrla Torres/ClubeNews

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, vai propor uma audiência conjunta com o Tribunal de Contas do Estado para apurar irregularidades nas áreas administrativa e financeira da Fundação Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira, 2, o TCE vai divulgar o resultado de uma auditoria realizada nas contas da FMS.

A intenção do presidente da Câmara é convocar os ex-presidentes da fundação, Gilberto Albuquerque e Ari Ricardo Ferreira, além do atual, Ítalo Costa, para serem ouvidos sobre as irregularidades detectadas pelos auditores. “Nós aguardamos a documentação do TCE, para fazer a análise, inclusive, por técnicos da casa, para iniciarmos a apuração”, disse Enzo Samuel.

A auditoria descobriu falhas na folha de pessoal, como pagamentos a servidores que já morreram ou funcionários que já alcançaram a idade para a aposentadoria compulsória.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

DRACO investiga dossiê sobre milícia no Litoral no Piauí

Rômulo Plácido (Foto: Marcos Teixeira/TV Clube)

Autor da denúncia sobre o suposto envolvimento de agentes públicos(policiais civis e militares) com a grilagem de terras no Litoral do Piauí, o defensor público federal, Rômulo Plácido, se reuniu com os delegados do DRACO – Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas. O encontro definiu estratégias da investigação.

Rômulo Plácido entregou à secretaria de Segurança, uma espécie de dossiê, com documentos, nomes e imagens, que segundo ele, denunciam a ocupação irregular de grandes nas áreas da praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia. “Esses agentes públicos funcionam como milícia armada, apoiando os invasores de terra”, denunciou.

O defensor público federal se reuniu com os quatro delegados do DRACO, entre eles, Charles Pessoa, coordenador do departamento. “A reunião serviu para fornecer mais dados aos investigadores”, explicou Plácido.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Auditoria do TCE detecta pagamento a servidores já falecidos na FMS

Conselheiro Kennedy Barros (Foto: Nayara Nadja/ TV Clube)

A auditoria do Tribunal de Contas do Estado na Fundação Municipal de Saúde, constatou um rombo na folha de pessoal de cerca de R$ 302 mil, causado pelo pagamento de servidores já falecidos e outros que já deveriam estar aposentados compulsoriamente.

Duante 90 dias, uma equipe coordenada por oito auditores detectou diversas irregularidades nas áreas financeira e administrativa da FMS. “Esse trabalho mostra um diagnóstico do setor da saúde”, disse o presidente do TCE, Kennedy Barros.

A auditoria constatou, também, que os pagamentos aos fornecedores não seguem uma ordem cronológica. “Empresas que acabaram de vender, são pagas, e outras que entregaram primeiro, ainda não receberam. Falta controle”, alegou Kennedy Barros.

A apresentação pública do relatório da auditoria realizada pelo TCE, será nessa quinta-feira, 2, durante entrevista coletiva. O documento será encaminhado à Câmara Municipal de Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Reunião com PSDB nacional será decisiva para pré-candidatura de JVC

João Vicente Claudino (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O ex-senador João Vicente Claudino (PSDB), pré-candidato a prefeito de Teresina, e o presidente do Diretório Municipal, Edson Melo, irão se reunir no dia 8 de maio, com a cúpula tucana em Brasília (DF). “Eu diria que é um encontro decisivo para às candidaturas do PSDB em Teresina”, disse Edson Melo.

João Vicente e Edson irão se reunir com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perilo, e o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Aécio Neves. O encontro é para definir o apoio da direção nacional à chapa em Teresina.

João Vicente também, vai discutir o comando estadual do PSDB no Piauí. “Há um interesse desse grupo no controle do Diretório Estadual”, disse Edson Melo.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Luís André será o novo líder do prefeito na Câmara de Vereadores

Vereador Luís André (Foto: Câmara de Teresina)

O vereador Luís André (PL) confirmou ao blog, que vai assumir a liderança da bancada de apoio ao prefeito Doutor Pessoa (Republicanos), na Câmara Municipal de Teresina. “Vamos à luta firme e forte”, disse Luís André.

O prefeito estava sem líder desde o começo do mês de abril, quando o suplente, Antônio José Lira (Avante), que ocupava o cargo, deixou a Câmara Municipal.

O vereador, Alan Brandão (PRD), foi escolhido o vice-líder da bancada.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Dr. Pessoa mantém sigilo, mas terá uma mulher como vice em Teresina

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Pré-candidato a reeleição, o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), deve anunciar na primeira quinzena de maio, o nome de quem se juntará a ele na chapa para a disputa. A escolha deverá recair sobre uma mulher.

Caso tenha um nome em mente, o prefeito tem mantido tudo em sigilo. Ele não esconde de ninguém que a preferência é por uma pré-candidata, mas tem evitado detalhes sobre a futura escolhida.

Pressionado pelos seus principais oponentes, que já definiram suas chapas, Doutor Pessoa também já prepara o anúncio de como vai para a reeleição na capital.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Governadores do PI e MA se unem por 4ª ponte entre Timon e Teresina

 

Governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles (Foto: Governo do Maranhão)

Capitaneados pelos governadores Rafael Fonteles(PI) e Carlos Brandão(MA), integrantes das bancadas federais dos Estados do Piauí e Maranhão irão se reunir no mês de maio, com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para solicitar a construção de uma quarta ponte ligando as cidades de Timon (MA) e Teresina (PI).

“Nós estamos articulando com as bancadas dos dois Estados. Essa é uma obra, que só pode ser custeada pelo Governo Federal”, disse o governador do Maranhão, Cláudio Brandão.

A nova ponte é uma reivindicação dos moradores das duas cidades, que diariamente enfrentam enormes congestionamentos na travessia entre os municípios. A situação é pior nos horários considerados de pico, cedo da manhã e no final da tarde, quando milhares de veículos trafegam entre as duas cidades.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Teresina sedia seminário nacional sobre educação popular regional

Renato Simões (Foto/ Ascom da Secretaria Nacional de Participação Social)

O secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, desembarca nesta sexta-feira, 26, em Teresina, para a abertura do Seminário Participação Social com Educação Popular nos Territórios.

O evento, primeiro realizado na região Nordeste, vai reunir cerca de 80 representantes dos nove Estados da região, que irão discutir questões relacionadas às áreas da Saúde, Educação, Cultura e Emprego.

No início da tarde, haverá uma roda de conversa entre os participantes, que irão apresentar experiências bem sucedidas nos Estados. Pesquisadores da UFPI, Uespi e IFPI também, participarão do seminário.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Renan Filho e Wellington Dias têm agenda juntos no PI e MA

 

Ministros Wellington Dias e Renan Filho (Montagem/ClubeNews)

O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, cumprem agendas juntos nessa sexta-feira, 26, no Piauí e no Maranhão. A programação inicia às 8h, durante o Encontro Regional do Agroamigo 2024, do Banco do Nordeste, em Teresina.

A agenda dos ministros segue às 9:30h, com a entrega da pavimentação da BR 226, no povoado 89, zona rural de Timon, no Maranhão. Já às 11:45h, Renan Filho e Wellington Dias visitam as obras de construção do rebaixamento da avenida João XXIII.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Júlio Arcoverde é eleito presidente da Comissão Mista do Orçamento

Deputado federal Júlio Arcoverde (Foto: Bruno Spada/ Câmara dos Deputados)

O deputado federal, Júlio Arcoverde(PP), foi eleito nesta quarta-feira, 24, por aclamação, presidente da Comissão Mista do Orçamento. Ele indicou o senador Ângelo Coronel (PSD-BA) para a relatória do orçamento federal de 2025.

O deputado piauiense disse que pretende focar seu trabalho na implementação de mais investimentos para melhorar a infraestrutura no país. Além da destinação de recursos para as áreas da saúde, educação, combate à fome e desenvolvimento tecnológico.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Duas mulheres disputam a prefeitura da cidade de Pedro II

Betinha Brandão (PP) e Neuma Café (PT), respectivamente.

 

Um fato histórico na política piauiense movimenta a campanha eleitoral no município de Pedro II(205 km de Teresina). Duas mulheres disputam a prefeitura da cidade. A atual prefeita, Betinha Brandão(PP), e a ex-prefeita, Neuma Café(PT), são pré-candidatas em Pedro II.

Tanto Betinha, como Neuma, são de famílias políticas tradicionais da região. A atual prefeita, Betinha Brandão, é casada com o deputado estadual, Wilson Brandão(PP), líder político em Pedro II.

Já a ex-prefeita Neuma Café, como o sobrenome indica, é neta do ex-prefeito Tomaz Café, eleito três vezes prefeito em Pedro II e que durante anos exerceu forte influência política no município.

STF só deve decidir em 2025 litígio entre PI e CE

STF só deve decidir em 2025 litígio entre PI e CE (Foto: divulgação)

O serviço cartográfico do Exército vai entregar ao Supremo Tribunal Federal (STF), no mês de maio, a perícia realizada na área de litígio, divisa dos Estados do Piauí e Ceará. Mas a decisão da Corte só deverá ser conhecida em 2025.

“Este é um ano sensível para essa decisão. Tendo em vista que ela pode alterar números habitacionais e, consequentemente, interferir no coeficiente eleitoral de alguns municípios. Então, acredito que o julgamento não ocorra agora”, disse o procurador do Estado, Lívio Bonfim.

A ação judicial no STF envolvendo o litígio, foi ajuizada em 2011, pelo Estado do Piauí, que reivindica a incorporação de uma área de cerca de 3 mil km. Uma perícia do Exército está em curso, para atualizar a situação geográfica na região.

Nesta quarta-feira, 24, a Comissão de Estudos Territoriais da Alepi promoveu uma reunião na Associação Piauiense de Municípios (APPM), para discutir o assunto.

“Nós queremos debater com representantes dos nove municípios piauienses envolvidos, a importância da ocupação e incorporação dessa área ao Estado do Piauí”, disse o deputado estadual, Gil Carlos (PT), presidente da comissão.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Ícaro Carvalho sai da disputa para apoiar Dr. Hailton em Oeiras

Ícaro Carvalho e Hailton Alves (Foto: reprodução/ redes sociais)

O ex-superintendente do Incra, Ícaro Carvalho (PT), desistiu da pré-candidatura a prefeito de Oeiras (280km de Teresina). Ele vai apoiar e indicar o pré-candidato a vice, na chapa encabeçada por Dr. Hailton, do Solidariedade.

Os resultados das pesquisas de opinião pública teriam pesado na decisão de Ícaro Carvalho. Os números seriam favoráveis a Dr. Hailton. Os dois fazem parte da base aliada do governo.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Advogado é indicado para secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico

Advogado Marcelo Magalhães (Foto: arquivo pessoal)

O advogado Marcelo Bezerra Magalhães Lima será o novo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). Ele vai ocupar a vaga de Alessandro Dantas Eulálio, que foi exonerado nessa segunda-feira, 22, mas deverá ser deslocado para a SAAD/Leste.

As indicações são do Partido Liberal, que em Teresina é presidido pelo vereador Leonardo Eulálio. As mudanças ampliam a ocupação de espaços pelo partido na gestão do prefeito Doutor Pessoa(PRD).

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PL manterá indicação na Semdec e ganha SAAD/Leste

Leonardo Eulálio (Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)

Exonerado da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Eulálio, deverá ser removido para comandar a SAAD/Leste. A mudança faz parte de um acordo entre o Partido Liberal e o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (PRD).

A exoneração de Alessandro Eulálio foi publicada no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira, 22. Ele foi indicado pelo vereador Leonardo Eulálio, presidente municipal do PL. O partido deve manter essa indicação e ocupar, também, a SAAD/Leste.

“As mudanças estão sendo conversadas com o prefeito. Não há nenhum desentendimento”, disse Leonardo Eulálio.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Samara apoia Roncallim e abre crise no PRD

Roncalli Filho e Samara Conceição (Foto: divulgação)

O anúncio do apoio da primeira dama de Teresina, Samara Conceição, ao pré-candidato a vereador, Roncalli Filho (PRD), abriu uma crise dentro do partido do prefeito Doutor Pessoa (PRD). Os pré-candidatos da sigla exigem neutralidade da primeira dama.

Os vereadores Markim Costa e Bruno Vilarinho, pré-candidatos a reeleição, e comandantes do PRD, se reúnem com o prefeito nesta terça-feira, 23, para reclamar da postura de Samara Conceição. Ela teria criado um grupo no WhatsApp, com dezenas de lideranças, para apoiar Roncallim.

Integrantes do PRD reclamam que a postura da primeira dama, desequilibra a disputa dentro do partido, favorecendo um único candidato. Eles também exigem neutralidade do filho do prefeito, João Duarte, o Pessoinha.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia:clique aqui.

Simpatia do PL traz Gessy à disputa pela PMT

(Foto: Redes Sociais)

O presidente municipal do PL, Leonardo Eulálio, até já descartou. Mas cresce o movimento dentro do partido, favorável a pré-candidatura de Gessy Lima à prefeitura de Teresina, inclusive, com o apoio da cúpula nacional da sigla.

Recém-filiada ao Partido Liberal, Gessy Lima já teria conquistado a simpatia do presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto. Ela também teria o aval da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, com quem se encontrou recentemente em Brasília(DF).

Há quem diga que a visita do ex-presidente, Jair Bolsonaro, a Teresina, em junho, pode selar de vez a entrada de Gessy Lima na disputa pelo Palácio da Cidade. Abertamente, ela diz que é pré-candidata a vereadora.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia:clique aqui.

Renan Filho vem a Teresina para visitar obra da João XXIII

Ministro dos Transportes, Renan Filho. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O ministro dos Transportes, Renan Filho, vem a Teresina na próxima quinta-feira, 25, para participar de uma visita técnica às obras de rebaixamento da avenida João XXIII, zona Leste de Teresina. Segundo o DNIT, serviço será concluído no mês de julho.

A obra é para a construção de um túnel, que está em fase de concretagem e vai facilitar o fluxo diário de 30 mil veículos que passam pela via. Estão sendo investidos cerca de R$ 40 milhões.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, e o governador Rafael Fonteles(PT) irão acompanhar o ministro Renan Filho, na visita a obra em Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia:clique aqui.

Racha no PSOL ameaça conferência sobre chapa

Francinaldo Leão e Gisvaldo Oliveira (Foto: reprodução/ Instagram)

A escolha do pré-candidato a prefeito de Teresina provocou um racha no PSOL. Apoiadores do professor universitário, Gisvaldo Oliveira, apontam falhas e não aceitam a decisão do Diretório Municipal que definiu as pré-candidaturas de Francinaldo Leão e Maria Lúcia, prefeito e vice-prefeita.

Nesse domingo, 21, o Diretório Municipal do PSOL em Teresina realizou uma conferência eleitoral, onde a maioria dos membros definiu a chapa majoritária do partido em Teresina. No entanto, a decisão está sendo questionada internamente e, inclusive, deve ser levada a instâncias superiores do partido.

Apoiadores da pré-candidatura do professor universitário, Gisvaldo Oliveira, alegam que não houve convocação formal para a conferência e que a maioria dos membros titulares não estava presente.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Luiz Menezes articula vice do MDB contra Jôve em Piripiri

Prefeita Jôve Oliveira e o ex-prefeito Luiz Menezes (Foto: divulgação)

O ex-prefeito de Piripiri(165km de Teresina), Luiz Menezes(PSD), pré-candidato a prefeito, articula uma aliança com o MDB que indicaria o ex-secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Revétrio Sousa, como pré-candidato a vice-prefeito.

A base governista no município de Piripiri está dividida. A aliança PSD/MDB vai enfrentar a petista Jôve Oliveira, candidata à reeleição, que tem o apoio do governador Rafael Fonteles(PT).

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Jair Bolsonaro confirma visita a Teresina nos dias 7 e 8 de junho

Jair Bolsonaro e Samanta Cavalca (Foto: divulgação/ Ascom)

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, desembarca em Teresina, no dia 7 de junho, para uma visita de dois dias ao Piauí. “Nós estamos em Brasília, com a equipe do ex-presidente, definindo os detalhes dessa viagem e depois vamos divulgar para todos os Bolsonaristas do Piauí”, disse a jornalista Samantha Cavalca (PP), pré-candidata a vereadora Teresina.

Ao chegar a Teresina, Jair Bolsonaro deverá visitar um dos pontos turísticos da cidade e participar de uma reunião com lideranças políticas. O evento será aberto ao público. “A nossa expectativa é receber todos os apoiadores do Bolsonaro nesse evento. O local ainda será definido, mas nós vamos fazer uma ampla divulgação”, disse a jornalista.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Edson Melo confirma desistência e anuncia apoio ao filho

Hélio Melo e Edson Melo (Foto: Marcos Teixeira/ TV Clube)

O vereador Edson Melo (PSDB) confirmou ao blog, nesta quinta-feira, 18, que está se despedindo do parlamento e vai apoiar o filho, Hélio Melo, que é pré-candidato a vereador de Teresina. “Eu já dei minha contribuição para a cidade”, disse o tucano, que está no seu oitavo mandato de vereador em Teresina.

Edson Melo disse ainda que o PSDB vai marchar com candidatura própria a prefeito da cidade. “O João Vicente Claudino já foi lançado e deve anunciar, em breve, sua estratégia de campanha”, explicou.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Florentino Neto é eleito coordenador da bancada federal do PI

Florentino Neto é eleito coordenador da bancada federal do PI – Foto: ascom

O deputado federal Florentino Neto(PT) é o novo coordenador da bancada federal piauiense em Brasília(DF). A escolha, por unanimidade, ocorreu nessa quarta-feira, 17, durante reunião dos parlamentares do Piauí.

“Acreditamos que ele vai ter uma boa representação, junto ao Governo Federal, levando as demandas piauienses”, disse o deputado federal, Júlio César(PSD).

A bancada do Estado do Piauí, formada por dez deputados federais e três senadores, deverá se reunir nos próximos dias, para definir em ações conjuntas na busca de recursos para investimentos.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Renato Berger e Luís André cotados para liderança do prefeito na CMT

 

Vereadores Renato Berger e Luís André – Foto: Arquivo Pessoal

Os vereadores Renato Berger(PRD) e Luís André(PL) dividem as atenções do Palácio da Cidade para ocupar a liderança do prefeito na Câmara Municipal de Teresina. O cargo está vago há mais de duas semanas, quando o suplente Antônio José Lira deixou o Legislativo.

O experiente Renato Berger, que já foi líder da bancada da situação no início da gestão, é o mais cotado para a vaga. No entanto, o prefeito Doutor Pessoa ainda não sinalizou sobre quem deve ficar com essa missão na Câmara.

O vereador Alan Brandão(PRD), que já foi citado, disse ao blog que nunca conversou com o prefeito sobre essa possibilidade.
Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

DPU lista pelo menos dez policiais na “milícia de terras” no Litoral do PI

Defensor público da União, José Rômulo Plácido Sales (Foto: Nayara Nadja/ TV Clube)

As corregedorias das polícias Militar e Civil e a Polícia Federal vão investigar pelo menos dez agentes públicos, apontados pela Defensoria Pública da União como integrantes de uma milícia, acusada de grilagem de terras no município de Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí.

Os nomes dos investigados, que seriam policiais e ex-policiais, foram entregues à secretaria de Segurança pelo Defensoria Pública de União. “Nós estamos diante do ovo da serpente. O Estado não pode permitir que as milícias se instalem aqui no Piauí”, disse o defensor público, Rômulo Plácido.

Segundo a denúncia, os agentes públicos estariam dando suporte, inclusive armado, a ocupação irregular de terras da União e do Estado no Litoral piauiense.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, determinou a abertura de inquérito para investigar a denúncia e solicitou providências às corregedorias das polícias Militar e Civil.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Polícia investiga ataques racistas contra nova imagem de Iemanjá em Teresina

Foto: Josivan Gomes/TV Clube

A delegada de Direitos Humanos e Repressão a Condutas Discriminatórias, Síglia Samueli, abriu inquérito para investigar ataques, por meio das redes sociais, a imagem de Iemanjá, inaugurada no último domingo, 14, na avenida Marechal Castelo Branco, zona Sul de Teresina.

A polícia já identificou pelo menos 30 perfis, com ameaças de destruição à imagem e ataques de injúria  racial e intolerância religiosa.

A pena para esses crimes varia de um a três anos de reclusão e multa.

Na manhã desta terça-feira, 16, a polícia ouviu Rondinele de Oxum, que registrou Boletim de Ocorrência denunciando os ataques contra a divindade.

Petista será o primeiro pré-candidato sabatinado por empresários da construção civil

Foto: Fiepi

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Teresina (Sinduscon) promove a partir desta terça-feira, 16, uma rodada de debates com os pré-candidatos a prefeito e vice da capital. O petista Fábio Novo e o seu vice, Paulo Márcio(MDB), serão os primeiros sabatinados.

“Um momento para apresentar as opções aos associados do setor da construção civil, conhecer propostas, tirar dúvidas e entender mais sobre os candidatos”, informa a entidade. O debate está marcado para às 17h, no prédio da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI).

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Seduc e Segurança irão monitorar escolas em risco para violência

Secretário de Educação, Washington Bandeira (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A secretaria de Educação encaminhou para a secretaria de Segurança um relatório com a lista das escolas estaduais em situação de risco para episódios de violência. A intenção é monitorar essas unidades de ensino, por meio de equipes multidisciplinares que irão atuar internamente no ambiente escolar e ações preventivas da polícia.

“O ambiente escolar é um ambiente de paz voltado para o ensino e o aprendizado. Pensando assim é que estaremos sempre adotando medidas para preservar a escola”, disse o secretário de Educação, Washington Bandeira.

Uma das primeiras medidas será a instalação de câmeras de vídeo em todas as escolas nas cidades de Teresina e Parnaíba.

PSOL define chapa para disputar prefeitura de Teresina

 

Professor do curso de História da Uespi, Gisvaldo Oliveira (Foto: Valdi Júnior)

O professor do Curso de História da Uespi, Gisvaldo Oliveira, que também é diretor do ANDES – Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior, foi lançado pelo PSOL pré-candidato a prefeito de Teresina. “E possível ir além das formas de governar já testadas na capital e no Governo do Estado”, disse.

O lançamento da chapa foi feito durante plenária do partido realizada no dia 6 de abril, quando 130 filiados assinaram um manifesto de apoio aos pré-candidatos do PSOL. A professora da rede estadual, Cintya Falcão, foi escolhida como pré-candidata a vice na chapa encabeçada por Gisvaldo Oliveira.

Dr. Pessoa nomeia irmã e filho de ex-gestores para cargos

Tatiana Guerra e Lucas Queiroz (Foto: reprodução)

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, nomeou mais dois novos gestores para cargos em aberto na gestão municipal. Tatiana Marreiros Guerra Dantas é a nova secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) e Lucas Eduardo Nascimento Queiroz vai para a Saad/Sudeste.

Tatiana Guerra é irmã do ex-secretário James Guerra, que deixou o cargo para disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina. Já Lucas Queiroz é filho da ex-superintendente da SAAD Sudeste, Vani Queiroz, e do vereador Roberval Queiroz.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Governador se reúne no Palácio de Karnak com lideranças da base

Rafael Fonteles se reúnem com membros da base (Foto: divulgação/ Governo do Piauí)

O governador Rafael Fonteles (PT) se reuniu no Palácio de Karnak com o presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), e os líderes dos principais partidos da base governista. Participaram do encontro os deputados estaduais, Fábio Novo (PT), Francisco Lima (PT) e João Mádison (MDB), além do vice-governador Themístocles Filho(MDB).

O governador discutiu com os parlamentares o envio e a aprovação de mensagens consideradas de interesse pelo Executivo. Rafael Fonteles tem feito reuniões sistemáticas com lideranças do parlamento.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Rafael escolhe Prof. Dr. da Ufpi para Secretaria de Inteligência Artificial

 

(Foto: Redes Sociais)

O Prof. Dr. em Engenharia da Computação da Universidade Federal do Piauí, André Macêdo, será o secretário estadual de Inteligência Artificial e Economia Digital. Nesta terça-feira, 9, começou a tramitação na Assembleia Legislativa, da mensagem encaminhada pelo governador Rafael Fonteles(PT) criando a nova pasta.

O Piauí será o primeiro Estado do país a criar uma pasta específica para atuar com a chamada Inteligência Artificial. O escolhido para comandar a nova secretaria é um especialista com ampla formação na área. André Macêdo atualmente é técnico da secretaria estadual de Planejamento.

O projeto que cria a secretaria de Inteligência Artificial foi lido em plenário e será apreciado nos próximos dias pela Comissão de Constituição e Justiça da Alepi.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

TCE divulga lista de 36 páginas com inelegíveis no Piauí

Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) – Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews

O Tribunal de Contas do Estado divulgou nesta terça-feira, 9, a lista dos políticos considerados inelegíveis. O documento com 36 páginas será encaminhado à Justiça Eleitoral. Constam na relação, atuais e ex-gestores públicos que tiveram suas contas reprovadas pelo TCE.

A citação na lista não implica em inelegibilidade direta, já que haverá ainda análise da Justiça Eleitoral. Além do mais, as decisões do TCE são submetidas a apreciação das Câmaras Municipais.

GESTORES COM CONTAS JULGADAS IRREGULARES E/OU COM PARECER PRÉVIO PELA REPROVAÇÃO (Atualizada até 05.04.2024) 

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Sebastião Ribeiro assume presidência do TRE e vai comandar eleições

Desembargadores Sebastião Martins e Ricardo Gentil – Foto: TRE-PI

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins assume na manhã desta segunda-feira, 5, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Ele terá a missão de comandar as eleições municipais de 2024.

O desembargador Ricardo Gentil Eulálio vai assumir vice-presidência e a corregedoria eleitoral.

O desafio é combater a desinformação, “fake news” e fiscalizar o uso da chamada inteligência artificial.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PSD filia mais um prefeito e já são 55 no Piauí

PSD filia mais um prefeito e já são 55 no Piauí – Foto: divulgação

Partido que mais cresce na base aliada do governo Rafael Fonteles(PT), o PSD festeja a filiação de 55 prefeitos piauienses no atual mandato.

A marca foi alcançada com a filiação do prefeito Mauro Júnior, do município de Lagoa do Piauí 35km de Teresina).

“A nossa meta é ampliar esse número nas eleições municipais de 2024”, disse o deputado estadual Georgiano Neto(PSD).

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Polícia investiga sucatas e oficinas que vendem peças roubadas

Chico Lucas (Foto: Carlienne Carpaso/ Portal ClubeNews)

O secretário de Segurança, Chico Lucas, disse, nesta sexta-feira, 5, que a polícia está investigando oficinas e sucatas que estariam comercializando peças de carros e motocicletas roubadas.

“Nós já estamos iniciando esse pente fino, para identificar eventuais crimes nesses estabelecimentos. Já temos uma investigação em andamento nesse sentido”, disse o secretário de Segurança.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Juca Alves se filia ao PRD e deixa Saad/Sul


O arquiteto Juca Alves vai deixar o comando da Saad/Sul nessa sexta-feira, 5. Ele se filiou ao PRD e pretende disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina. O seu substituto será o engenheiro civil, Márcio Samir, atual gerente de obras da pasta.

“Estamos saindo, mas já deixando licitadas duas importantes obras para Teresina. As galerias dos bairros São Pedro e Torquato Neto”, disse Juca Alves. O superintendente executivo da Saad/Sul, Joninha, também vai deixar a pasta.

Prefeito exonera secretário indicado por Teresinha Medeiros

Vereadora Teresinha Medeiros (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, exonerou do cargo o secretário municipal de Economia Solidária, Igor Barbosa Leite. Ele havia sido indicado pela vereadora Teresinha Medeiros, que esta semana decidiu romper com o grupo político do prefeito.

A decisão do prefeito é uma retaliação à vereadora que saiu da base aliada para apoiar o pré-candidato a prefeito do PT, Fábio Novo.

Teresinha Medeiros se filiou ao MDB.

Para a Semest, o prefeito já nomeou Irlan Romênia.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

 

Roncalli Filho deixa Saad/Centro para disputar eleição em Teresina

Superintendente da Saad Centro, Roncalli Filho – Foto: Carlienne Carpaso

O engenheiro civil, Roncalli Paulo Filho (Roncallin), não é mais o superintendente da Saad/Centro. Ele já se despediu da equipe e aguarda o ato de exoneração que deverá ser publicado ainda nesta quinta-feira, 4.

O novo superintendente será o engenheiro José Alberto, servidor efetivo da prefeitura e atual secretário executivo da pasta.

Roncallin é filho do ex-deputado estadual Roncalli Paulo e um estreante na política. Ele se filiou ao PRD e vai disputar uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Doutor Pessoa vai disputar reeleição pelo PRD

Dr. Pessoa (Foto: Prefeitura de Teresina)

Após idas e vindas, o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, deverá se filiar ao PRD nesta quinta-feira, 4. A outra opção seria o Avante, mas o prefeito optou por uma legenda partidária com maior tempo de TV.

A filiação está marcada para as 12h, no escritório particular do prefeito, na zona Leste de Teresina.

Doutor Pessoa iniciou a gestão no MDB. Atualmente, é filiado ao Republicanos, mas decidiu deixar o partido após perder o controle da sigla para o deputado estadual, Jeová Alencar, pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Silvio Mendes (UB).

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Ministro das Comunicações visita Timon (MA) nesta sexta-feira, 5

 

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho (Foto: Cléverson Oliveira/Mcom)

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, desembarca em Timon (MA) nesta sexta-feira, 5. Ele vem acompanhado do senador Wevertorn Rocha(PDT) para inauguração de obras e anúncio de investimentos na cidade.

Em Timon, o ministro acompanhará a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica da avenida Coheb, com recursos da ordem de R$ 10 milhões assegurados, através de emenda parlamentar destinada pelo ministro.

Ele também vai participar da inauguração da quadra e reforma da Escola Municipal José Sarney. O ministro ainda irá visitar a Creche Francisco Vitorino de Assunção.

Juscelino Filho visita Timon em meio a discussão sobre a tecnologia de TV 3.0 que vai garantir uma qualidade superior de som e imagem em conexão com a rede de internet.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Secretário pede demissão e rompe com Dr. Pessoa

Secretário de Defesa Civil, Carlos Ribeiro (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Ribeiro, encaminhou uma carta ao prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, pedindo demissão do cargo e anunciando seu rompimento com o grupo político da atual gestão municipal. “Informo que estou deixando sua base eleitoral, como também me afastando do grupo político por voce comandado”, diz na carta.

Ribeiro foi o primeiro secretário da pasta em Teresina, já que nas gestões anteriores, a Defesa Civil se restringia a um departamento. Suplente de vereador, ele vai tentar uma cadeira na Câmara Municipal.

Carlos Ribeiro deverá se filiar ao PDT, partido que está na base de apoio ao pré-candidato do PT, Fábio Novo.

Veja a carta na íntegra:

Governo marca para agosto leilão do serviço de águas e esgotos no Piauí

Torneira – Foto: Pixabay

O Governo do Estado definiu para o próximo dia 2 de agosto, em São Paulo, a data e o local da realização do leilão para a contratação da empresa que vai explorar o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Piauí. O lance mínimo será de R$1 bilhão.

Em mais uma das fases do processo, foi aberto no último dia 27 de março, o prazo para consulta pública. No próximo dia 10, será realizada uma audiência pública para ouvir a população. A empresa vencedora do certame vai substituir a Agespisa, na execução da oferta de água potável e esgoto em todos os 224 municípios piauienses, incluindo a zona Rural de Teresina.

“O objetivo é cumprir o marco regulatório do saneamento que estabelece a universalização da água potável e rede de esgoto”, disse Samuel Nascimento, secretário de Administração.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Allan Cavalcante deixa Semcaspi e Socorro Bento assume

Alan Cavalcante e Socorro Bento – Fotos: arquivo pessoal e Semest

O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Allan Cavalcante, vai deixar o cargo nesta quinta-feira, 4. Recém-filiado ao PRD, ele é pré-candidato a vereador de Teresina. O prazo para desincompatibilização termina nesta sexta-feira, 5.

Allan Cavalcante será substituído pela atual secretária executiva da pasta, Socorro Bento. Pelo menos dez gestores da equipe do prefeito Doutor Pessoa devem sair para disputar as eleições na capital.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

 

Berger é exonerado da Semel e Valdemir Virgino sai da Semjuv

Vereadores Renato Berger e Valdemir Virgino (Foto: Câmara de Teresina)

Os secretários Renato Berger (Semel) e Valdemir Virgino (Semjuv) foram exonerados dos cargos nessa terça-feira, 2. Mas os dois emplacaram seus substitutos. Afrânio Neto, filho de Berger, vai comandar a Semel e Vanuza Bento, esposa de Virgino, será a nova secretária municipal da Juventude.

Agora, fora da gestão, Renato Berger e Valdemir Virgino reassumem seus mandatos na Câmara Municipal de Teresina. Eles deixaram as secretarias para disputar a reeleição.

Pelo menos dez gestores devem deixar os cargos para concorrer às eleições municipais em Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

MDB anuncia filiações de Robert Rios, Lucy e Teresinha Medeiros

 

 

O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, a vereadora Teresinha Medeiros e a ex-deputada estadual, Lucy Soares(viúva do ex-prefeito Firmino Filho), irão se filiar ao MDB nessa quarta-feira, 3. Os três vão compor a chapa do partido na disputa por vagas na Câmara Municipal de Teresina.

Robert Rios está deixando o Republicanos, após romper com o prefeito Doutor Pessoa. O vice-prefeito deixa a atual gestão, criticando deficiências nos setores da Saúde e Educação.

Quem também rompeu com o prefeito, foi a vereadora Teresinha Medeiros, que esta semana anunciou apoio ao pré-candidato do PT, Fábio Novo.

Já a ex-primeira dama de Teresina, Lucy Soares se desligou do grupo que apoiava a pré-candidatura de Silvio Mendes(UB). Ela volta a cena política para concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal.

Teresinha Medeiros rompe com Dr. Pessoa e apoiará Fábio Novo

Franzé Silva, Teresinha Medeiros e Fábio Novo (Foto: reprodução/ Instagram)

O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT) e o deputado estadual, Fábio Novo (PT), pré-candidato a prefeito de Teresina, anunciaram por meio das suas redes sociais, a adesão da vereadora Teresinha Medeiros (UB). “Esta é mais uma voz feminina que se une a nós, somando forças para este objetivo”, disse Fábio Novo.

Com essa decisão, Teresinha Medeiros rompe com o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa. Até o fim da semana, a vereadora deverá se filiar a um partido da base governista.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Joel diz que candidato a vice não foi definido em Floriano

Joel Rodrigues (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O presidente estadual do PP, Joel Rodrigues, disse ao blog que o companheiro de chapa do atual prefeito de Floriano, Antônio Reis, que vai disputar a reeleição, ainda não foi definido. “Não houve qualquer conversa nesse sentido. E quanto a questão envolvendo o nome do vice, isso ainda será discutido”, disse.

O blog apurou que o prefeito de Floriano, Antônio Reis, deverá se filiar ao PSD, partido da base governista. O seu companheiro de chapa seria o Ouvidor Geral do Município, Joilson Rodrigues. “Essa informação não procede. Esse nome ainda será definido pelo prefeito e o seu grupo político”, informou Joel Rodrigues.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Prefeito define vice e une seis partidos em Várzea Grande

Prefeito define vice e une seis partidos em Várzea Grande (Foto: divulgação)

A professora Marcinha, esposa do ex-prefeito Genésio Pereira, foi confirmada pré-candidata a vice na chapa encabeçada pelo atual prefeito de Várzea Grande (210 km de Teresina), Dr. Segundo (PDT). Seis partidos irão compor o grupo político.

Durante o ato, realizado no último final de semana, também foram definidos os nomes que irão disputar a Câmara Municipal de Várzea Grande. Foram confirmadas as chapas do PDT e do Progressistas.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PSOL critica Rede e anuncia chapa pura para vereador em Teresina

 

Victor Carvalho/ Foto: Reprodução

O presidente municipal do PSOL, Victor Carvalho, informou que não concorda com a estratégia eleitoral anunciada por integrantes da Rede Sustentabilidade que devem migrar para o PSB, e disse que o partido vai lançar chapa para disputar a Câmara Municipal de Teresina.

“Diante desse impasse, com a migração dos candidatos da Rede para o PSB, o PSOL apresentará uma chapa robusta de vereadores, buscando eleger sua primeira cadeira na Câmara de forma independente”, disse Victor Carvalho.

PSOL e Rede Sustentabilidade estão unidos por meio de uma Federação.

 

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Prefeito de Floriano vai para o PSD, mas vice será do PP

 

Antônio Reis e Joilson Rodrigues/ Foto: Reprodução

O prefeito de Floriano, Antônio Reis, definiu nessa quinta-feira, 29, sua filiação ao PSD, partido da base governista, mas o vice será Joilson Rodrigues, irmão do ex-prefeito Joel Rodrigues, presidente estadual do PP. “Essa reunião de ontem, praticamente selou a formação da chapa”, disse uma fonte ao blog.

A decisão coloca o prefeito no PSD, partido do deputado federal Júlio César Lima, integrante da base do governador Rafael Fonteles(PT). E ao mesmo tempo, mantém o elo do grupo político com a oposição estadual, já que o pré-candidato a vice é do PP.

 

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Jeová confirma chapa com Thanandra e Ana Fidelis

Jeová confirma chapa com Thanandra e Ana Fidelis – Foto: redes sociais

O deputado estadual, Jeová Alencar, pré-candidato a vice-prefeito de Teresina(na chapa com Sílvio Mendes) e presidente municipal do Republicanos, disse ao blog nesta quinta-feira, 28, que o partido vai formar chapa para disputar a Câmara Municipal de Teresina.

Ele anunciou as filiações da vereadora Thanandra Sarapatinhas e da líder religiosa Ana Fidelis. “O Republicanos vai formar uma chapa forte para eleger entre dois a três vereadores”, garantiu Jeová Alencar.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Juliana e Flaviana são cotadas para vice de Dr Hélio em Parnaíba

 

A aglutinação da base governista em Parnaíba, em torno da pré-candidatura do deputado estadual Dr. Hélio, aumentou a possibilidade da escolha de uma mulher para compor a chapa como pré-candidata a vice.

São cotados, os nomes da ex-deputada estadual, Juliana Falcão, e da assistente social, Flaviana Veras, esposa do deputado federal, Florentino Neto(PT)

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Assessor do governador deixa PT e vai para o PDT

 

O período não é o dos melhores para os ditos pequenos partidos que tentam montar chapas para disputar a eleição proporcional em Teresina. As mudanças na legislação eleitoral que alteraram os critérios na contagem de votos estão esvaziando as chamadas chapinhas.

Os próximos dias serão de cálculos, muita conversa e de desistências também. Com isso, chapas já anunciadas pelo Rede, DC, PMB, Agir, Avante e Republicanos podem não sair do papel.

As contas, também, mudaram o cenário para os considerados grandes. O PL corre o risco de perder filiados de peso e nomes do PT estão migrando para o PDT, a fim de garantir ao partido do saudoso Leonel Brizola, a formação de uma chapa competitiva. “A decisão foi tomada em comum acordo com o PT e visa fortalecer a base de apoio à candidatura de Fábio Novo”, disse Jonh Wallace, que está trocando o PT pelo PDT, para disputar uma vaga na Câmara Municipal.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Gustavo Henrique assume comando do PRTB no Piauí

Ex candidato ao governo do Piauí, Gustavo Henrique – Foto: Marcos Teixeira

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) tem novo comando no Estado. Candidato a governador derrotado nas eleições de 2022, Gustavo Henrique Feijó anunciou nesta quarta-feira, 27, que é o novo presidente da sigla.

O PRTB marcou para a próxima terça-feira, 2, ato de filiação, onde vai definir a chapa proporcional e confirmar apoio ao pré-candidato do PT, Fábio Novo, em Teresina. O evento está marcado para às 18:30, no auditório do Sinttel.

Com a mudança, o PRTB deixa a base de apoio ao prefeito Doutor Pessoa.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Após 8 mandatos, Edson Melo não será mais candidato a vereador

Vereador de Teresina, Edson melo (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Após oito mandatos como vereador de Teresina, Edson Melo (PSDB), disse ao blog, nesta terça-feira, 26, que não é candidato à reeleição. Ele foi eleito pela primeira vez em 1988 e presidiu duas vezes a Câmara Municipal de Teresina.

“Comecei a vida pública como secretário municipal em 1986. Fui vereador e presidente da Câmara, dois mandatos”, detalhou Edson Melo. Hélio Melo, filho do vereador, se filiou ao PSDB, mas ainda não definiu se será candidato.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Portaria reconhece o Piauí livre da aftosa sem vacinação

Campanha contra febre aftosa no Piauí. (Foto: reprodução/ Sada)

Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira, 25, reconhece o Piauí e outros 15 Estados do país, área livre de febre aftosa sem vacinação. “Mas é importante dizer que ainda vamos vacinar agora, entre os dia 1 a 30 de abril, sem prorrogação”, disse João Rodrigues, diretor da Adapi.

A portaria do Mapa envolve os Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Dr. Pessoa vai se filiar ao Avante para disputar reeleição em Teresina

Dr. Pessoa (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Após perder a disputa interna com o ex-aliado Jeová Alencar, que ficou com o controle do Republicanos em Teresina, o prefeito da capital, Doutor Pessoa, deve se filiar ao Avante, para tentar a reeleição.

A mudança de sigla será definida até a próxima quarta-feira, 27, e oficializada logo depois da Páscoa.

Dr. Pessoa foi eleito pelo MDB, mas trocou a legenda pelo Republicanos. Sem espaço no partido, ele abriu conversas com outras siglas.

O prefeito tem dialogado com lideranças do PRD, PL e Avante. Mas este último deverá ser o seu destino.

O Avante é controlado no Piauí pelo secretário municipal de Governo da Prefeitura de Teresina, Michel Saldanha. O que daria todas as garantias ao prefeito para disputar a reeleição.

“O partido está pronto e de portas abertas. Já avisamos para ele (Dr. Pessoa). E eu acho que esta semana, isso será definido”, disse Saldanha.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Rede e PSOL se unem e lançam 30 candidatos a vereador

 

Rede e PSOL se unem e lançam 30 candidatos a vereador em Teresina/ Foto: Divulgação

O Rede Sustentabilidade e o PSOL decidiram se unir em torno do apoio ao pré-candidato a prefeito, Fábio Novo(PT), e na formação da chapa proporcional para disputar vagas na Câmara Municipal de Teresina.

“Nós estamos reunindo nomes importantes e de peso eleitoral”, disse o suplente Marquinhos Monteiro, pré-candidato a vereador.

As duas siglas pretendem reunir 30 nomes na chapa, sendo 24 da Rede e seis do PSOL. A intenção é eleger pelo menos dois vereadores. O lançamento está programado para a próxima terça-feira, 26.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Gessy Lima vai para o PL, mas não apoia Dr. Pessoa

Gessy Lima, João Vicente Claudino e Jorge Lopes – Foto: arquivo pessoal

A filiação da empresária Gessy Lima ao Partido Liberal não implicará em apoio ao prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, pré-candidato à reeleição. Apesar do PL integrar a base de apoio ao prefeito, Gessy Lima vai adotar uma postura de independência, favorável a pré-candidatura do tucano, João Vicente Claudino.

Derrotada na última eleição, quando disputou a prefeitura da capital, Gessy Lima apoiou Dr Pessoa no segundo turno. Nos primeiros anos da gestão, foi secretária municipal de Economia Solidária.

Ao deixar o cargo, se filiou ao Solidariedade, mas rompeu com a sigla que apoia o petista Fábio Novo. Gessy Lima vai disputar uma vaga na Câmara Municipal de Teresina. Esta semana, ela se reuniu com lideranças do PSDB e confirmou apoio eleitoral.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PL se firma com Dr Pessoa e anuncia filiações

PL se firma com Dr Pessoa e anuncia filiações de 5 vereadores (Foto: divulgação)

Um encontro na noite dessa quinta-feira, 21, no escritório político do prefeito Doutor Pessoa, definiu dois eventos de filiações que serão promovidos pelo Partido Liberal (PL), em Teresina. “Nós estamos alinhando a chegada de novos filiados de peso”, disse o vereador Leonardo Eulálio, presidente do Diretório Municipal.

Nesta sexta-feira, 22, o PL vai filiar os empresários Thiago Duarte, assessor especial da secretaria municipal de Governo, e Gessy Lima, ex-secretária municipal de Economia Solidária.

Já no próximo dia 2 de abril, no Cine Teatro da Alepi, o PL promete um evento maior, onde irá filiar os vereadores Neto do Angelim, Gustavo Gayoso, Valdemir Virgino, Luís André, Teresinha Medeiros e o ex-superintendente da Strans, Bruno Pessoa, entre outros pré-candidatos a vereador.

O PL poderá abrigar também, o prefeito Doutor Pessoa, pré-candidato a reeleição, que está de saída do Republicanos. Uma liderança nacional do partido é aguardada em Teresina, para o evento em abril.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Prefeito vai vetar reajuste salarial dos professores de Teresina

 

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, vai vetar o reajuste salarial de 20,8% aprovado esta semana, na Câmara Municipal. A equipe econômica da prefeitura avalia como “irresponsável” a medida e alega que as despesas passariam o limite dos gastos estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A mensagem encaminhada pela prefeitura fixava um reajuste de cerca de 5% para atender o valor do piso nacional do magistério. No entanto, por meio de uma emenda, os vereadores alteraram o reajuste para 20%. “A prefeitura de Teresina já paga acima do piso, então eu acho que o prefeito vai vetar”, disse o vereador Antônio José Lira, líder do prefeito na Câmara.

O Sindicato dos Servidores do Município pressiona para a sanção do projeto. “A categoria aguarda esse reajuste desde 2022, quando a prefeitura deixou de conceder o aumento de 17%”, disse Sinésio Soares, presidente do Sindserm.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Eleição inédita coloca três mulheres disputando reitoria da UFPI

Eleição inédita coloca três mulheres disputando reitoria da UFPI – Foto: Arquivo Pessoal

Uma disputa inédita vai escolher a nova reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pela primeira vez, três mulheres são candidatas a comandar a maior instituição de ensino superior do Piauí. A votação está marcada para o fim do mês de abril.

A disputa envolve as professoras Nadir Nogueira, Lívia Nery e Flávia Lorenne.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Oposição se junta em Nazária e lança Luís Carlos

Oposição se junta em Nazária e lança Luís Carlos (Foto: divulgação)

As lideranças de oposição decidiram se unir no município de Nazária (35 km de Teresina), contra o grupo político do prefeito Osvaldo Bonfim (PT). Bruno Barreiro, João Viana e Wilsinho fecharam em torno do pré-candidato a prefeito, Luís Carlos (PSD).

“Eu e o João Viana éramos candidatos, mas chegamos ao consenso, olhando as pesquisas e principalmente, visando o desenvolvimento de Nazária. Agora, seguiremos todos juntos”, disse Bruno Barreiro.

No município, o prefeito Osvaldo Bonfim (PT) apoia a pré-candidatura de Izídio Carvalho, atual secretário de Administração. A chapa de oposição será formada por Luís Carlos (PSD) e Wilsinho(PRD).

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Jeová vai se afastar da Alepi para campanha

 

Deputado estadual Jeová Alencar (Foto: Thiago Amaral/ Alepi)

O deputado estadual, Jeová Alencar(Republicanos), pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Sílvio Mendes(UB), disse nesta quarta-feira, 20, que vai se afastar da Assembleia Legislativa para se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral em Teresina.

Ele deverá deixar a Alepi por um período de 120 dias. E nesse caso, assumirá o suplente Gessivaldo Isaías, que já esteve no mandato ao longo desses últimos dois anos, quando Jeová Alencar saiu para comandar a Saad/Sul.

Lucy Soares define data para filiação ao MDB em Teresina

Ex-deputada estadual Lucy Soares – Foto: Alepi

A ex-deputado estadual, Lucy Soares, marcou para o próximo dia 3, a data de sua filiação ao MDB. Ex-primeira dama de Teresina e viúva do ex-prefeito Firmino Filho, ela voltará a cena política para disputar uma cadeira na Câmara Municipal.

O mesmo caminho deverá ser seguido pela filha, a deputada estadual, Bárbara Soares, que também, deverá trocar o PP pelo MDB. No caso da parlamentar, ainda não há data para filiação. Mãe e filha anunciaram apoio ao pré-candidato do PT a prefeito de Teresina, Fábio Novo.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

TCE manda prefeitura de Teresina suspender licitação de R$ 2 bilhões

Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) – Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews

O conselheiro Delano Carneiro Câmara, do Tribunal de Contas do Estado, determinou a suspensão do processo licitatório desencadeado pela prefeitura de Teresina, no valor aproximado de R$ 1,9 bilhão, visando a contratação de empresa para a execução dos serviços de limpeza urbana da capital.

A decisão levanta suspeita sobre possíveis irregularidades na concorrência pública, dentre elas, indícios de direcionamento licitatório e superfaturamento. Segundo o TCE, o valor orçado em 2024, apresentou um acréscimo de 82%, quando comparado aos anos de 2022 e 2023.

O relator determinou a suspensão imediata da licitação e a notificação dos secretários Ronney Lustosa (Administração) e James Guerra (Semduh), para que dentro de cinco dias apresentem as devidas justificativas.

Veja decisão na íntegra aqui.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PRD segue filiando e atrai pastor em Teresina

Pastor Robson Silva (Foto: divulgação)

O PRD segue abocanhando novos nomes para engrossar suas fileiras em Teresina. O partido acaba de filiar o pastor Robson Silva, presidente da Associação Interdenominacional de Pastores (ASSIP) e Fundador da Associação Evangélica Piauiense (AEPI).

O pastor disse ao blog que é pré-candidato a vereador de Teresina. “Sou membro da Assembleia de Deus desde 1982, pastor Evangélico desde 2008 e congrego hoje na Assembleia de Deus Ministério, Campo do Buenos Aires. Tenho história e posso servir a Teresina”, revelou.

O PRD que surgiu a partir da fusão do Patriota com o PTB, já tem seis vereadores. É a segunda maior bancada na Câmara Municipal de Teresina. O partido também pode ser o destino do prefeito Doutor Pessoa, que vai sair do Republicanos.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Quatro vereadores da base do prefeito irão filiar-se ao PL em Teresina

Vereadores Teresinha Medeiros, Neto do Angelim, Valdemir Virgino e Luís André (Foto: divulgação/ Câmara de Teresina)

O Diretório Municipal do Partido Liberal, em Teresina, definiu, nessa segunda-feira, 18, uma série de filiações. Entre os novos filiados, estão quatro vereadores, até então, todos da base aliada do prefeito Doutor Pessoa.

Devem filiar-se ao PL, os vereadores Neto do Angelim, Valdemir Virgino, Luís André e Teresinha Medeiros. Com isso, o partido que já tem um vereador, Leonardo Eulálio, presidente municipal, passaria a ter cinco, sendo a terceira maior bancada na Câmara Municipal de Teresina.

“Nós estamos conversando com o Leonardo (Eulálio) e tudo caminho nesse sentido, para essas filiações”, disse o vereador Neto do Angelim, que deixará o PP.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Stanley Freire vai assumir Fundação Cultural Monsenhor Chaves

Vereador Stanley Freire (Foto: arquivopessoal)

O suplente de vereador, Stanley Freire, será o novo presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Ele vai substituir Neto Angelim, que nessa terça-feira, 19, retornará a Câmara Municipal de Teresina.

A mudança que estava prevista só para o início do mês de abril, foi antecipada depois que o suplente de vereador, Inácio Carvalho, que ocupava a cadeira de Neto do Angelim decidiu romper com o prefeito Doutor Pessoa e filiar-se ao Partido dos Trabalhadores.

Nesta segunda-feira, 18, o prefeito se reuniu com o vereador Neto do Angelim e definiu a mudança.

Dez secretários devem deixar a Prefeitura para disputar a eleição

Secretários municipais de Teresina – Foto: Arquivo Pessoal

Pelo menos dez integrantes da equipe do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), devem deixar os cargos para disputar as eleições municipais. O prazo para desincompatibilização termina dia 5 de abril.

Alguns dos gestores são vereadores e buscam a reeleição. Já outros, disputam pela primeira vez uma vaga na Câmara Municipal.

Devem entregar os cargos, os seguintes gestores:
Allan Cavalcante – Semcaspi;
Juca Alves – Saad/Sul;
Roncalli Filho – Saad/Centro;
Gustavo Gayoso – Saad/Leste;
James Guerra – Semduh;
Renato Berger – Semel;
Reinaldo Ximenes – Semec;
Karla Berger – Secretária da Mulher;
Valdemir Virgino – Semjuv;
Neto do Angelim- FCMC.

Secretários municipais de Teresina – Foto: Arquivo Pessoal

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Anúncio da chapa Sílvio e Jeová deve ocorrer até quarta, dia 20

Deputado estadual Jeová Alencar e o ex-prefeito Sílvio Mendes (Foto: reprodução/ Instagram)

O blog apurou que a chapa Sílvio Mendes (União Brasil) e Jeová Alencar (Republicanos) está definida. Já há um acerto entre os dois, inclusive, com as bênçãos do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP.

Haveria, ainda, duas pendências: a permanência de Jeová Alencar, no Republicanos, já que o prefeito Doutor Pessoa, também, tem interesse em disputar a eleição pela sigla.

E a outra indefinição seria sobre o cabeça de chapa. Sílvio Mendes, melhor posicionado nas pesquisas eleitorais, tem amplo apoio entre os defensores dessa dobradinha. O lançamento da chapa deve ocorrer na próxima quarta-feira, dia 20.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Inácio Carvalho deixa base do prefeito e vai para o PT

Vereador Inácio Carvalho (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Mais uma baixa na base de apoio ao prefeito de Teresina, Dr Pessoa. O suplente de vereador, Inácio Carvalho (PP), atualmente no exercício do mandato, vai filiar-se ao PT, nessa segunda-feira (18), às 11h, na sede do partido.

Com a filiação ao Partido dos Trabalhadores, ele rompe com o prefeito e passar a apoiar a pré-candidatura de Fábio Novo à prefeitura de Teresina. Inácio Carvalho tem ligações políticas com o deputado estadual, Severo Eulálio, do MDB, partido aliado do PT.

Com a filiação de Inácio Carvalho ao PT, o titular da cadeira, Neto do Angelim, deve deixar a presidência da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e retornar à Câmara Municipal, ainda esta semana.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PRD filia 15 nomes e convida Dr. Pessoa; seis são vereadores

PRD realiza cerimônia de filiações em Teresina (Foto: divulgação/ Ascom)

Recém-criado, a partir da fusão do Patriota com o PTB, o PRD já nasce forte em Teresina. Na noite dessa quinta-feira, 14, o partido recebeu 15 novas filiações, entre elas: seis vereadores e quatro secretários municipais. “Convidamos, também, o prefeito (Dr Pessoa)”, disse o presidente do PRD, Bruno Vilarinho.

Com o ato de filiações, o PRD passa a ter a segunda maior bancada na Câmara Municipal de Teresina, com seis vereadores. A maior bancada é a do PT, que tem sete vereadores. “Na próxima semana teremos mais duas filiações de peso”, disse Vilarinho, sem citar os nomes.

Os novos filiados ao PRD, são:

  • Bruno Vilarinho
  • Levino de Jesus
  • Markim Costa
  • Alan Brandão
  • Renato Berger
  • Alan Cavalcante
  • Roncalli Filho
  • Juca Alves
  • Graça Amorim
  • Ximenes da Educação
  • Val Viera
  • Ivo do Esporte
  • Rubens do Ciclismo
  • Andrezinho Direitos Humanos

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Agora exonerado da Prodater, Caio Bucar rompe com Dr. Pessoa

Ex-vereador Caio Bucar (Foto: divulgação/ Prefeitura de Teresina)

Azedou de vez a relação entre o suplente de vereador, Caio Bucar, ex-presidente da Prodater, e o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa. Os dois passaram a trocar farpas nos últimos dias e devem seguir caminhos opostos nas eleições de outubro.

Bucar alegou que o prefeito não honrou o acordo assumido com ele, para nomear sua indicada (a advogada, Maria Clara) para a presidência da Empresa de Processamento de Dados.

Já o prefeito diz que o ex-presidente da Prodater não o convenceu sobre o andamento de uma licitação milionária na pasta.

Diante do impasse, Caio Bucar, exonerado oficialmente no começo da semana, rompeu com o prefeito e busca uma sigla para filiação. Tudo indica que um partido de apoio ao petista Fábio Novo.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Vereadoras do Piauí se reúnem para discutir a mulher nas eleições

Presidente da Avep, José Cardoso.

Vereadoras de todo Piauí se reúnem nessa sexta-feira, 15, em Teresina. Eles irão participar do II Encontro de Mulheres do Legislativo Municipal, organizado pela Avep. A cota de gênero e a participação da mulher nas eleições de 2024 estarão em pauta.

“Este evento é essencial para promover a valorização das mulheres na política e estimular sua participação ativa nos processos democráticos”, disse o presidente da Avep, José Cardoso.

Ala do PSDB quer controle da Federação para barrar acordo com o PT

Marconi Perillo e Jorge Lopes – Foto: arquivo pessoal

O ex-presidente da Fundespi, Jorge Lopes, solicitou a homologação do seu nome para presidir a Federação PSDB/Cidadania em Teresina. A medida teria o aval do presidente da Federação Nacional, Bruno Araújo, e do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.

A homologação possibilitaria “competência para realizar a convenção que escolherá a chapa majoritária e proporcional. Tendo em vista ser uma cidade com mais de 200 mil eleitores”, informa a Jorge Lopes.

A intenção dessa ala tucana é barrar o acordo do partido com o PT em Teresina. O PSDB enfrenta um racha na capital, entre a candidatura própria do ex-senador João Vicente Claudino ou apoiar o petista Fábio Novo. Os Diretórios Municipal e Estadual divergem sobre o rumo do partido na capital.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Indefinição no Republicanos leva vereadores e secretários para o PRD

Allan Cavalcante, da Semcaspi, vai disputar eleição no PRD

A indefinição sobre o comando do Partido Republicanos em Teresina, está levando parte da base do prefeito Doutor Pessoa, que é da sigla, a migrar para o novato PRD. Pelo menos quatro secretários municipais, pré-candidatos a vereador, irão filiar-se ao partido.

O PRD anunciou para a próxima quinta-feira, 14, as filiações de Allan Cavalcante(Semcaspi), Jucas Alves(Saad/Sul), Roncali Paulo(Saad/Centro) e Joninha(secretário executivo da Saad/Sul).

Além dos gestores, sete vereadores da base do prefeito também, assinarão a ficha de filiação ao PRD.
Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Salomão Prado vai assumir Comunicação da PMT

 

Salomão Prado (Foto: Instagram)

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa(Republicanos), vai efetivar o jornalista Salomão Prado, como novo secretário municipal de Comunicação. Ele substituirá o publicitário Thesco Silva que pediu exoneração nessa segunda-feira, 11.

Salomão Prado está na Semcom desde o início da atual gestão. Atualmente, ele ocupava a chefia de gabinete. “Vai ser uma prata da casa”, disse o prefeito sobre a escolha.

O nome do secretário executivo, Sérgio Bandeira, chegou a ser cogitado, mas o radialista é pré-candidato a vereador e o prazo para desincompabilização termina dia 5 de abril.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Thesco Silva pede demissão e deixa Comunicação da PMT

Jornalista Tchesco Silva (Foto: Prefeitura de Teresina)

O publicitário Thesco Silva não é mais o secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina. Ele pediu demissão nesta segunda-feira,11, durante reunião com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).

Ele alegou questões pessoais. Thesco Silva estava no cargo há menos de um ano, quando deixou a TV Antena 10, para assumir a Semcon, em maio de 2023.

Ele substituiu o jornalista Lucas Pereira.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Maníaco que matou estudante foge de penitenciária do Ceará

 

Maníaco que matou estudante piauiense foge no Ceará – Foto: divulgação

A Polícia do Estado do Ceará está mobilizada para recapturar o maníaco Nilson Feitosa, o Nilsinho, que em 2009, matou a estudante de medicina Taliny Teles, no município de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí. A estudante foi raptada em Teresina e encontrada morta dois dias depois, com dois tiros na cabeça.

Nilsinho é natural de Tauá, no Ceará, e parte de sua família tem envolvimento com o crime. Pablo (sobrinho) foi assassinado; Neudson (irmão) está preso; e Michel (sobrinho) é procurado pela polícia.

No Piauí, o maníaco ficou conhecido após envolvimento com a morte da estudante de medicina, Taline Teles. Ela foi abordada pelo criminoso dentro de um supermercado na zona Leste de Teresina e depois morta na região Norte do Estado.

Nilsinho fugiu do sistema penitenciário cearense na última sexta-feira, 8, por volta das 21 horas.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PSDB municipal reforça pré-candidatura de João Vicente

Edson Melo, João Vicente e Paulo Lopes (Foto: arquivopessoal)

O ex-senador João Vicente Claudino(PSDB), pré-candidato a prefeito de Teresina, se reuniu nesta sexta-feira, 8, com os vereadores Edson Melo e Paulo Lopes, para alinhar a conversa que terão na próxima segunda-feira, 11, com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.

O grupo que tem o controle do Diretório Municipal de Teresina é contra a aliança com o PT e favorável a candidatura própria ou uma união com Sílvio Mendes, do União Brasil. Na segunda-feira, também, haverá a filiação do ex-presidente da Fundespi, Jorge Lopes.

Em Teresina, o ninho tucano está rachado. O Diretório Estadual, comandado pelo ex-deputado estadual, Luciano Nunes, quer uma aliança com o PT.

Visita de Perillo a Teresina não resolverá racha no PSDB

Marconi Perillo – Foto: Instagram/MarconiPerillo

A visita do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, a Teresina, na próxima segunda-feira, 11, não significará, ainda, um posicionamento definitivo do partido sobre a sucessão municipal na capital. Atualmente, há um racha no ninho tucano entre a candidatura própria do ex-senador João Vicente Claudino ou apoiar o pré-candidato do PT, Fábio Novo.

“Eu recebi um telefonema da secretária do presidente, informando que ele tem conhecimento do quadro em Teresina e vem para ouvir todas as partes”, disse o vereador Edson Melo, presidente do Diretório Municipal, que é contra o apoio ao PT.

Ele disse ao blog que ao lado de João Vicente Claudino terá um encontro reservado com Perillo. “Ele terá reuniões com todos, inclusive, comigo e o João Vicente”, explicou.

Marconi Perillo deve chegar a Teresina, por volta das 10h e permanecer até às 17h, quando seguirá para São Luís, no Maranhão. Ele deverá visitar cinco capitais nordestinas.

Em Teresina, o presidente nacional do PSDB será recebido pelo presidente do Diretório Estadual, Luciano Nunes, que defende uma aliança com o PT. Na agenda, além de reuniões, visitas a obras em Teresina e ao túmulo do ex-prefeito Firmino Filho.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Ex-secretário de Firmino anuncia candidatura em Teresina

Francisco Canindé – Foto: Jonas Carvalho

Ex-secretário de gestões tucanas em Teresina, Francisco Canindé, está disposto a entrar na política partidária. Ele comunicou que vai disputar uma vaga na Câmara Municipal.

“Meu sonho é uma Teresina justa e acolhedora, com obras estruturantes e serviços públicos de qualidade”, disse Canindé.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Deputado do PI vai presidir Comissão de Saúde da Câmara

Deputado federal Dr. Francisco Costa (Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados)

O deputado federal, Dr. Francisco (PT/PI), acaba de ser eleito presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. Ele obteve 28 votos dos 33 integrantes. Os outros cinco votaram em branco.

“As decisões dessa comissão têm alto impacto na vida da população brasileira”, disse o parlamentar piauiense.

Médico endocrinologista e ex-secretário de Saúde, Dr Francisco está no primeiro mandato de deputado federal. Ele foi o relator da Medida Provisória que restabeleceu o Bolsa Família, em 2023.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Gustavo Feijó vai para o PSDB e quer presidência em Teresina

Gustavo Feijó – Foto: Marcos Teixeira

Candidato a governador derrotado, em 2022, o suplente de vereador, Gustavo Henrique Feijó, vai filiar-se ao PSDB e pode assumir o comando da sigla em Teresina. “Estamos conversando com os líderes do partido e posso sim, presidir em Teresina”, disse ao blog.

Gustavo Feijó presidia o Patriota, partido que fez uma fusão com o PTB e virou PRD. A nova sigla é comandada no Estado pelos vereadores Bruno Vilarinho e Markim Costa.

“Vou disputar a eleição de vereador em Teresina pelo PSDB e converso com o Luciano(Nunes, presidente estadual do PSDB), sobre a presidência do partido na capital”, revelou Feijó.

Presidente do PSDB vem a Teresina para decidir sobre união com o PT

O ex-governador de Goiás Marconi Perillo – Foto: Michel Filho/Agência

O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, desembarca em Teresina, na próxima segunda-feira, dia 11. Ele vem para definir o imbróglio entre os Diretórios Municipal e Estadual do partido que não se entendem sobre a sucessão municipal na capital.

Em Teresina, Marconi Perillo vai visitar obras realizadas nas gestões tucanas e deve ir ao túmulo do ex-prefeito Firmino Filho. No mesmo dia, ele terá encontro com lideranças do partido, para definir qual o rumo do PSDB em Teresina.

A sigla está rachada na capital. O Diretório Municipal, presidido pelo vereador Edson Melo, defende a pré-candidatura do ex-senador João Vicente Claudino ou uma aliança com o ex-prefeito Silvio Mendes.

Já o Diretório Estadual, comandado pelo ex-deputado estadual, Luciano Nunes, quer uma união com o PT para apoiar Fábio Novo.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PT anuncia filiações de quatro vereadores de Teresina

Vereadores Joaquim Caldas, Venâncio Cardoso, Gustavo Carvalho e Pollyana Rocha (Foto: Montagem ClubeNews)

A vereadora Pollyana Rocha(PV) e os vereadores Gustavo de Carvalho(PSDB), Venâncio Cardoso(PSDB)e Joaquim Caldas(MDB) assinarão a ficha de filiação ao Partido dos Trabalhadores, na próxima sexta-feira, 8. O ato acontecerá na sede do Diretório Municipal, a partir das 11 horas.

As filiações irão ocorrer um dia após a abertura da janela partidária, que vai até 7 de março. Os quatro novos petistas serão candidatos a reeleição.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Piauí deve receber pelo menos quatro novos institutos federais

Ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews

Atualizada às 11h30

O Estado do Piauí deverá receber pelo menos quatro novos institutos federais. O blog apurou que os municípios contemplados serão anunciados pelo presidente Lula, durante o lançamento do PAC/Educação, ainda no início do mês de março.

Em Teresina, nesta terça-feira, 5, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou a inclusão do setor da Educação nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento. “Teremos obras importantes de construção e reformas de escolas. Mas os detalhes serão anunciados somente pelo presidente”, disse Santana.

A direção do Instituto Federal do Piauí chegou a solicitar a implantação de dez novos campi no Estado.

O blog apurou que o município de Esperantina, Norte do Estado, é cotado para receber um campus do IFPI. A escolha tem influência do vice-governador, Temístocles Filho(MDB), e do filho, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD).

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Advogado assume Semam no lugar de Luís André

José Hélio Lúcio (Foto: reprodução/ Instagram)

O advogado José Hélio Lúcio da Silva Filho é o novo secretário municipal do Meio Ambiente. O ex-secretário Luís André pediu exoneração para retornar à Câmara Municipal de Teresina. Ele decidiu pela desincompabilização um mês antes do fim do prazo previsto pela legislação eleitoral.

Com o retorno de Luís André, o suplente Zé Filho(Republicanos) deixa a Câmara Municipal de Teresina. Ele havia rompido com o prefeito Doutor Pessoa e anunciado apoio ao pré-candidato do PT, Fábio Novo.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Luís André deixa Semam e retorna à Câmara

 

 

Vereador de Teresina, Luís André. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Após a adesão do suplente, Zé Filho(Republicanos), ao pré-candidato do PT, Fábio Novo, o titular da cadeira, Luís André, atual secretário municipal do Meio Ambiente, decidiu antecipar para essa terça-feira, 5, seu retorno à Câmara Municipal de Teresina.

O prazo para desincompabilização só termina no dia 5 de abril, mas Luís André já retorna esta semana às atividades parlamentares. O vereador Renato Berger(PSD), atual secretário municipal de Esportes e Lazer, também deve antecipar sua saída da pasta para os próximos dias.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Ciro solta três nomes para vice de Sílvio Mendes em Teresina

Senador da República, Ciro Nogueira (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, disse nesta segunda-feira, 4, que há três nomes em discussão para compor a chapa, como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Sílvio Mendes(UB). “A escolha final, claro, caberá ao Sílvio”, ressaltou.

Os nomes são do vereador Ismael Silva, que deve trocar o PSD pelo PP, e goza de muita simpatia por Sílvio Mendes. Além do ex-senador João Vicente Claudino(PSDB) e do deputado estadual, Jeová Alencar(Republicanos), que já se lançou pré-candidato a prefeito de Teresina.

A união PP/UB deverá definir até o fim de março, o nome do candidato a vice-prefeito.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

 

Zé Filho deixa bancada do prefeito para apoiar Fábio Novo em Teresina

O suplente de vereador, Zé Filho (Republicanos) – Foto: Marcos Teixeira

O suplente de vereador, Zé Filho (Republicanos), atualmente no mandato, vai anunciar nesta segunda-feira, 4, apoio à pré-candidatura do petista, Fábio Novo, em Teresina. Ele vai romper com o grupo do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos).

Zé Filho é ligado ao deputado estadual, Henrique Pires, do MDB, partido aliado do PT na capital. Ele deverá trocar o Republicanos pelo PSD.

O suplente ocupa a cadeira do vereador, Luis André, que vai deixar a secretaria Municipal do Meio Ambiente, para retornar à Câmara até o fim da semana.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PT tenta conter Teresa Britto, contrária ao Fábio Novo

Ex-deputada estadual Teresa Britto (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Lideranças do Partido dos Trabalhadores passaram a atuar de forma mais intensa para conter o ímpeto da ex-deputada estadual, Teresa Britto(PV), que além de não apoiar a pré-candidatura do petista Fábio Novo, critica essa escolha.

Teresa Britto, que comanda o PV, partido da federação formada com PT e PC do B, colocou o seu nome como pré-candidata a prefeita de Teresina, inclusive, disposta a ir até a convenção. “Nós estamos dialogando em busca do entendimento e do consenso”, disse Cícero Magalhães, presidente municipal do PT.

Na próxima semana, líderes locais da federação deverão receber em Teresina, representantes nacionais para uma reunião sobre o impasse.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Após crise interna, Caio Bucar pede exoneração da Prodater

Ex-vereador Caio Bucar (Foto: divulgação/ Prefeitura de Teresina)

O presidente da Prodater (Empresa de Processamento de Dados da Prefeitura de Teresina), Caio Bucar, pediu exoneração do cargo. Ele escreveu uma carta ao prefeito Doutor Pessoa, para comunicar sua decisão.

Suplente de vereador, Caio Bucar alegou que a sua saída do cargo é para atender o prazo de desincompatibilização estabelecido pela legislação eleitoral, já que é pré-candidato a vereador. O prazo vai até seis de abril.

No entanto, o blog apurou que a saída não é pacífica. Bucar estaria insatisfeito ao tomar conhecimento que não indicaria seu substituto, ao contrário do acordo que tinha com o prefeito. Por isso, decidiu antecipar a decisão.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Convidado por MDB e SDD, Franzé continua no PT

 

Franzé Silva. (Foto: divulgação/ site Franzé Silva)

Convidado para filiar-se ao MDB e Solidariedade, o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, avisou que vai permanecer no PT. O parlamentar busca o apoio de lideranças políticas da capital e do interior, para disputar uma vaga à Câmara Federal.

“Recebi o convite, com muita honra, do senador Marcelo Castro(MDB), que colocou o MDB à disposição, mas sou um dos fundadores do PT”, disse Franzé.

O parlamentar perdeu a disputa interna no PT, para o deputado estadual, Fábio Novo(PT), na escolha do pré-candidato do partido a prefeito de Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Reunião em Brasília não selou acordo no PL em Teresina

Vereadores Luís André e Leonardo Eulálio com o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto (Foto: reprodução/ Instagram)

O Partido Liberal também entrou no rol dos partidos rachados por causa da sucessão municipal em Teresina. Os diretórios Municipal e Estadual da sigla divergem sobre qual rumo deve seguir na capital.

Esta semana em Brasília (DF), o vereador Leonardo Eulálio, do PL, se reuniu com o presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, para tratar sobre as filiações de quatro vereadores e o apoio à reeleição do prefeito Doutor Pessoa.

Já o presidente do Diretório Estadual, Fabrício Aurélio, defende uma aliança com PP e União Brasil, a favor da pré-candidatura de Silvio Mendes.

Atualmente, três partidos têm sérias disputas internas em Teresina. PL, PSDB e Republicanos travam divergências sobre a sucessão na capital.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Dr. Pessoa e Jeová Alencar disputam Republicanos em Teresina

Dr. Pessoa e Jeová Alencar visitam paradas de ônibus na zona Sul que serão reformadas –

Segue intensa nos bastidores, a disputa pelo Republicanos em Teresina (PI). O prefeito Doutor Pessoa e o deputado estadual, Jeová Alencar, já se lançaram pre-candidatos pela sigla, mas nenhum tem garantias oficiais.

O prefeito, disposto a concorrer à reeleição, acredita na palavra do presidente da sigla, Marcos Pereira. “Confio no presidente que garantiu o partido com o nosso grupo”, disse Doutor Pessoa.

Jeová Alencar, melhor posicionado nas pesquisas de opinião, confia nesses resultados como parâmetro para a escolha. “O partido deve escolher aquele que tem maior apoio popular”, disse o deputado.

Os próximo dias serão decisivos, tanto Dr. Pessoa como Jeová, que já foram aliados no passado e hoje nem tanto, devem buscar a direção nacional do Republicanos, em Brasília (DF).

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Governador solicita autorização para viagem a Índia, Singapura e Austrália

 

Governador Rafael Fonteles (Foto: redes Sociais

O governador Rafael Fonteles(PT) solicitou à Assembleia Legislativa autorização para ausentar-se do Estado em viagem internacional entre os dias 9 a 21 de março. Ele planeja visitar a Índia, Singapura e Austrália. A mensagem foi lida em plenário na sessão desta terça-feira, 27.

O chefe do Executivo justifica que a intenção é atrair investimentos e parcerias para o Estado do Piauí. O assunto matriz energética, incluindo, energias renováveis deve dominar a pauta.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

TRE checa sessões eleitorais para concluir apuração em duas horas

TRE-PI recebe novas urnas para as eleições de 2024 (Foto: divulgação/ TRE-PI)

Servidores do Departamento de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) iniciaram uma vistoria nas localidades rurais, no sertão piauiense, que serão sedes de sessões eleitorais. A intenção é verificar as condições de acesso e a qualidade da energia elétrica e internet.

A inspeção faz parte de um esforço do TRE-PI, que pretende concluir a totalização dos votos até às 19 horas, do domingo, dia 6 de outubro. Ou seja, duas horas após o final da votação.

“Nós vamos até as localidades mais longínquas para conferir as condições em que as urnas serão instaladas e como vai ocorrer a transmissão dos dados”, disse Anderson Lima, chefe de TTI do TRE.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Empresário lança pré-candidatura como terceira via em Elesbão Veloso

Empresário lança pré-candidatura como terceira via em Elesbão Veloso – Foto: arquivo pessoal

Surgiu a chamada terceira via na eleição no município de Elesbão Veloso. O empresário Agamenon Santa Cruz assinou a ficha de filiação ao Solidariedade, comandado pelo deputado, Evaldo Gomes, e se lançou pré-candidato a prefeito.

O empresário coloca o seu nome em meio a polarização política em Elesbão Veloso, que envolve às famílias Barbosa e Moura. “O Agamenon terá todo o apoio que necessitar para a disputa”, disse Evaldo Gomes.

Após disputar três eleições, Coronel Diego desiste de 2024

Coronel Diego Melo – Foto: Marcos Teixeira

Após disputar, sem sucesso, as últimas três eleições: candidato a deputado federal, em 2018; candidato a prefeito de Teresina, em 2020; e candidato a governador, em 2022, o coronel PM, Diego Melo, anunciou que não vai concorrer às eleições em 2024.

“Decidi não disputar esta eleição para priorizar minha família. Mas estarei como apoiador”, disse o oficial.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Agora é oficial. Prefeito exonera Nouga Cardoso da Semec

 

Dr. Pessoa e Nouga Cardoso (Foto: PMT)

Agora é oficial. Nouga Cardoso não é mais secretário municipal de Educação da prefeitura de Teresina. A exoneração, a pedido, foi publicada no Diário Oficial do Município, no dia 19 de fevereiro. Ele pediu afastamento alegando falta de autonomia administrativa e financeira da pasta.

Nouga Cardoso era bem avaliado como gestor e seu nome, inclusive, chegou a ser cogitado para integrar a chapa encabeçada pelo prefeito Doutor Pessoa, na disputa à reeleição em Teresina. Mas o ex-secretário vinha reclamando de dificuldades para atuar no comando da Educação em Teresina.

Por meio das redes sociais, ele agradeceu ao prefeito e se despediu dos servidores da Semec.

Decreto exoneração Nouga Cardoso

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Juiz condena Prefeitura de Teresina a indenizar família de criança morta em enchente

Lirton Nogueira toma posse como juiz titular do TRE-PI – Foto: Jonas Carvalho

O juiz da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, Lirton Nogueira, condenou a prefeitura de Teresina ao pagamento de cerca de R$ 700 mil, como indenização, à família do menino Flávio Josiel Alves da Silva(4 anos), morto durante a enchente, em abril de 2019, que arrasou o Parque Rodoviário, zona Sul da cidade.

Na decisão, o magistrado diz que “restou comprovada a negligência do município ao não adotar as medidas necessárias para o escoamento da água acumulada, assim como não atender aos alertas da população quanto ao risco de transbordamento da lagoa e, consequente, enxurrada.”

A ação beneficia os pais e os irmãos da criança. “Ficou demonstrado que o poder público não trata com o devido zelo, questões fundamentais da cidade e necessárias para o cidadão”, disse o advogado Luciano Paes Landim.

A tragédia no Parque Rodoviário vai completar cinco anos. Na época, 63 casas foram destruídas e duas pessoas morreram.

Caixa anuncia R$ 204 bilhões para habitação no Nordeste

Caixa anuncia R$ 204 bilhões para habitação no Nordeste – Foto: Arquivo Pessoal

Integrantes do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção se reuniram em Brasília(DF), com a direção da Caixa Econômica Federal e definiram investimentos da ordem de R$ 204 bilhões em habitação.

Participaram do encontro, o presidente da CEF, Carlos Vieira; a vice-presidente de Habitação, Inês Magalhães; e o diretor de Habitação, Rodrigo Wermelinger.

O empresário piauiense André Bahia, diretor de Relações Institucionais do Fórum, demonstra entusiasmo com o anúncio dos recursos que irão incrementar os negócios no setor.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Luís André avisa a suplente que retorna à Câmara dia 4

Vereador Luís André – Foto: Instagram

O vereador Luís André(UB), secretário municipal do Meio Ambiente, já comunicou ao suplente Zé Filho, que retorna no próximo dia 4, à Câmara Municipal de Teresina.

Ele decidiu antecipar em um mês, a volta às atividades parlamentares. O prazo para desincompabilização vai até o dia 6 de abril. Luís André ainda não definiu por qual sigla vai disputar a reeleição em Teresina.

Reforma física na Alepi vai deixar deputados sem gabinetes

Assembleia legislativa do Piauí. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Parte dos deputados estaduais piauienses vai ter que desocupar seus gabinetes nos próximos dias. O espaço dentro do Palácio Petrônio Portela, sede da Assembleia Legislativa, vai passar por uma ampla reforma.

O presidente Franzé Silva (PT) informou que essa etapa da obra, que iniciou pelo plenário Deputado Waldemar Macedo, vai chegar aos gabinetes parlamentares. “Há necessidade de modernização e conectividade entre esses espaços”, explicou.

Ainda de acordo com Franzé Silva, a desocupação dos gabinetes vai agilizar o andamento das obras. “Isso foi discutido com os deputados que passarão a despachar em espaços próprios, nos seus escritórios”, disse.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

FIEPI vai investir R$ 100 milhões em escolas

Presidente da FIEPI se reúne com Rafael Fonteles (Foto: divulgação)

O ex-governador Zé Filho, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí(FIEPI), se reuniu nesta terça-feira, 20, com o governador Rafael Fonteles(PT), para convidá-lo para a programação que envolve ações e inaugurações por meio do SESI e SENAI, como parte dos 70 anos da entidade.

Estão programados investimentos da ordem de R$ 100 milhões nas cidades de Teresina, Picos e Parnaíba. Em Picos, por exemplo, será inaugurada a Escola do SENAI com capacidade para 1.100 alunos.

“Esse tipo de escola é referência na área de educação e resolvemos contemplar a cidade, os pais, professores, colaboradores e alunos com uma nova e moderna estrutura”, disse Zé Filho.

Em Teresina, haverá a construção da Escola do SESI, numa área de três hectares, no Distrito Industrial. “Estes recursos aplicados se multiplicarão, pois o SESI e o SENAI são especialistas em formar mão de obra qualificada que precisamos para ter um Piauí do futuro”, explicou o presidente da FIEPI.

Racha entre tucanos em Teresina vai ser decidido em Brasília (DF)

Augusto Basílio e Edson Melo fundadores do PSDB em Teresina – Foto: Marcos Teixeira/TV Clube

As divergências dentro do PSDB, sobre a postura do partido em Teresina, devem ir parar na direção nacional da sigla em Brasília(DF). Os vereadores Edson Melo, presidente municipal do PSDB, e Paulo Lopes são contrários a união com o PT em Teresina.

O Diretório Municipal convocou uma reunião extraordinária para esta terça-feira, 20, a fim de se posicionar contra o apoio ao pré-candidato do PT, Fábio Novo. Essa ala do partido vai solicitar a intervenção da direção nacional.

“Nós acreditamos que o partido vai querer o melhor. E o melhor é fazer uma composição de chapa com outra sigla, menos com o PT”, disse Edson Melo.

Ele também criticou o ex-deputado estadual Luciano Nunes, que decidiu pela união com o PT. “O que a gente viu foi uma decisão particular do Luciano(Nunes) sem ouvir o partido”, atacou.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Franzé reúne líderes para definir comando das comissões na Alepi

Deputado Franzé Silva, presidente da Alepi – Foto: Carlienne Carpaso

O presidente da Alepi, Franzé Silva(PT), convocou os líderes de partido para uma reunião na manhã desta terça-feira, 20. A intenção é por meio de um acordo, definir os presidentes e integrantes das comissões técnicas.

A tendência é que o PT indique o presidente da Comissão de Constituição e Justiça; o MDB fique no comando da Comissão de Finanças e o PP com Administração Pública.

A reforma física do Palácio Petrônio Portela, que vai afetar o funcionamento dos gabinetes também será tema da reunião.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Greve na Saad/Sul deixa mercados e cemitérios sem administração

 

Foto: Isabela Leal

Cerca de 250 servidores terceirizados da Saad/Sul iniciaram nesta segunda-feira, 19, uma greve por tempo indeterminado, alegando que não recebem salários há dois meses.

Decidiram cruzar os braços, administradores e zeladores dos mercados públicos municipais e cemitérios. Além de agentes de portaria que atuam na vigilância de prédio públicos.

“Vamos ter uma ação quarta-feira,21, na frente da prefeitura, organizada por esses trabalhadores”, informou o presidente do Sindicato dos Servidores Terceirizados da Prefeitura de Teresina, Jônatas Miranda.

 

LEIA MAIS

Com salários atrasados há quase três meses, 130 terceirizados da SAAD Sul paralisam atividades

Assassinatos em Avelino Lopes vingam mortes em São Paulo

Secretário de Segurança, Chico Lucas – Foto: Marcos Teixeira

O secretário de Segurança, Chico Lucas, disse ao blog que a polícia já identificou os autores dos três assassinatos que aconteceram no final de semana, no município de Avelino Lopes (780Km de Teresina). Policiais Civis e Militares foram enviados para reforçar as investigações na cidade.

Segundo o secretário, os crimes têm relação com a atuação da facção criminosa PCC, a partir de São Paulo. “Esses crimes no Piauí são fruto da retaliação de assassinatos praticados em São Paulo”, disse Chico Lucas.

Ele informou, ainda, que a polícia já efetuou prisões em São Raimundo Nonato e realiza diligências na região. “Todos já foram identificados. São crimes relacionados. Essa é uma região do nosso Estado que sofre forte influência de São Paulo”, explicou Chico Lucas.

Nas últimas 48 horas, três homicídios foram registrados em Avelino Lopes. Inclusive, vídeos circulam mostrando as execuções.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Luciano vai com ex-secretários de Firmino para ato de apoio ao PT

Luciano Nunes, Francisco Canindé e Fernando Said (Fotos, respectivamente: Carlienne Carpaso/ Arquivo-Semf/Jonas Carvalho)

O blog apurou detalhes do anúncio da adesão do PSDB à pré-candidatura do petista, Fábio Novo, à prefeitura de Teresina. O anúncio vai ocorrer nesta segunda-feira, 19, às 10h, na sede da Agência de Publicidade Plug, que sempre coordenou as campanhas tucanas em Teresina e era uma espécie de QG do marketing do partido na capital.

O ex-deputado estadual, Luciano Nunes(PSDB), presidente estadual e pré-candidato a prefeito, concederá entrevista coletiva para comunicar a sua desistência e o apoio a Fábio Novo.

“A intenção é reunir pelo menos 40 nomes do PSDB, que já passaram por gestões em Teresina e agora se juntam para apoiar o pré-candidato do PT”, revelou uma fonte.

Entre esses nomes, estarão Fernando Said, Francisco Canindé e o publicitário George Mendes. Além dos secretários estaduais Washington Bonfim (Planejamento) e Mussoline Guedes (Comunicação), que já passaram por gestões tucanas em Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Tucanos já preparam anúncio de adesão a Fábio Novo em Teresina

 

Fábio Novo e Luciano Nunes (Foto: Portal ClubeNews)

Integrantes da federacão partidária formada por PSDB e Cidadania devem anunciar nessa segunda-feira, 19, apoio à pré-candidatura do petista, Fábio Novo, à prefeitura de Teresina.

O ato acontecerá um dia antes da reunião extraordinária convocada pelo presidente da Executiva Municipal, Edson Melo, que é contrário a união e defensor de uma composição com o ex-prefeito Sílvio Mendes(UB).

São aguardados no ato, que terá a presença de Fábio Novo, tucanos de alta plumagem, como o ex-deputado estadual, Luciano Nunes, que desistirá da pré-candidatura.

Além de ex-secretários de gestões tucanas na capital, como Fernando Said e Francisco Canindé.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Racha na base divide apoio a Dr. Hélio em Parnaíba

Avançaram as conversas para adesão de integrantes do Grupo Esperança, de Parnaíba, a pré-candidatura do deputado estadual, Dr. Hélio (MDB), à prefeitura do município. No entanto, ainda há resistências a essa composição, apesar da maioria fazer parte da base de apoio ao governador Rafael Fonteles (PT).

O blog apurou que o deputado federal, Florentino Neto (PT), um dos líderes do grupo, já seria favorável a uma composição com o pré-candidato do MDB. “É um erro não se unir. Onde não há segundo turno, o grupo tem que marchar junto desde o começo”, disse o governador.

O ex-prefeito de Parnaíba, José Hamilton, e o vereador Ricardo Veras não se posicionaram ainda sobre a união com o pré-candidato Dr. Hélio. “Dá minha parte não (adesão ao pré-candidato do MDB)”, disse o vereador.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Polícia Militar deve chamar mais 500 aprovados até o mês de julho de 2024

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes – Foto: Governo do Piauí

O comandante-geral da Polícia Militar, Scheiwann Lopes, disse, nesta quinta-feira, 15, que a corporação pretende chamar até o fim de julho, mais 500 aprovados no último concurso para soldado.

Os convocados iniciariam o curso de formação em agosto e seriam integrados aos quadros da PM, no começo de 2025.

“A nossa projeção é seguir com essa ampliação nos quadros da Polícia Militar, para seguir reforçando a segurança”, disse o comandante.

Nos últimos meses, a PM formou cerca de 1.400 novos militares.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PP e UB querem definir em março o vice na chapa de Sílvio

Silvio Mendes – Foto: Jonas Carvalho

O blog apurou que integrantes do PP e União Brasil, apoiadores da pré-candidatura de Silvio Mendes, defendem que até o fim do mês de março seja definido o nome do candidato a vice-prefeito.

São aguardados os posicionamentos do PSDB, que almeja uma coligação, apresentando o nome do ex-senador João Vicente Claudino. E o deputado estadual, Jeová Alencar(Republicanos), que apesar de ter lançado sua pré-candidatura a prefeito, também, já conversou com o ex-prefeito Sílvio Mendes.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PSDB pode rachar na união com o PT em Teresina

 

Luciano Nunes – Foto: Jonas Carvalho

Assessores próximos ao pré-candidato do PT, Fábio Novo, admitem a possibilidade de um racha tucano na adesão em Teresina. O Diretório Estadual e a Executiva Municipal do PSDB divergem sobre a união com o Partido dos Trabalhadores. A decisão sai até o fim do mês.

A união entre as duas siglas, que sempre estiveram em lados opostos na capital, avançou muito nas últimas semanas. A tendência é que o ex-deputado estadual, Luciano Nunes (PSDB), desista da disputa para apoiar Fábio Novo. Com ele, seguiria um grupo de tucanos de alta plumagem, inclusive, ex-secretários de gestões passadas em Teresina.

Essa ala poderá até deixar o partido e filiar-se ao PSB, partido da base do governador Rafael Fonteles (PT).

Já o PSDB municipal, comandado pelo vereador Edson Melo, marcou uma reunião para o próximo dia 20, onde vai se posicionar contrário a aliança com o PT. Esse grupo quer indicar o ex-senador João Vicente Claudino como candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada por Sílvio Mendes (UB).

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Jeová faz campanha em blocos de rua e aguarda Republicanos

Jeová faz campanha em blocos de rua e aguarda Republicanos – Foto: arquivo pessoal

Pré-candidato a prefeito de Teresina, o deputado estadual Jeová Alencar (Republicanos) demonstrou durante o carnaval, ao participar de diversos blocos de rua, que a decisão é pra valer. Os próximos quinze dias serão decisivos para os planos de Jeová Alencar, que recentemente rompeu com o prefeito Doutor Pessoa, pré-canditado à reeleição.

O deputado estadual aguarda o posicionamento da direção nacional do Republicanos sobre os critérios para a definição de quem será o candidato do partido à prefeitura de Teresina. Jeová e Dr Pessoa são filiados à mesma sigla.

Tanto o deputado como o prefeito devem ir a Brasília(DF), para conversar com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Wellington vai com Lula à Etiópia para agenda africana contra a fome

 

Wellington Dias e Lula – Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, se junta ao presidente Lula, na próxima sexta-feira, 16, para uma visita a capital da Etiópia, Adis Abeba, para a construção da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

Entre os dias 16 a 18 de fevereiro, acontece a reunião da cúpula dos Chefes de Estado e de Governo Africano, bloco que integra o G20, atualmente presidido pelo Brasil.

O bloco reúne todas as 55 nações da África que juntas possuem um PIB combinado de cerca de US$ 3 trilhões. “Este momento dá ao Brasil a oportunidade de colocar no centro da agenda a erradicação da fome, a diminuição da pobreza e da desigualdade”, disse Wellington Dias.

O presidente Lula já embarca nesta terça-feira, 13, para sua primeira viagem internacional em 2024. Antes de chegar à Etiópia, a comitiva presidencial tem agenda no Egito.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Vereadores em secretarias preparam retorno à Câmara

 

Vereador de Teresina, Luís André. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O fim do carnaval e a proximidade do prazo final para desincompatibilização no mês de abril, vão provocar mudanças na Câmara Municipal de Teresina. Pelo menos dois vereadores, que atualmente ocupam secretarias, já devem retornar ao Poder nos próximos dias.

Os vereadores Renato Berger (PSD), atualmente na Semel; e Luís André (UB), secretário do Meio Ambiente, devem reassumir seus mandatos na CMT, até o fim do mês de fevereiro.

Tanto Berger, quanto Luís André, já comunicaram ao prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, que pretendem antecipar o retorno à Câmara. O retorno do vereador Renato Berger implicará na saída do suplente, Antônio José Lira, atual líder do prefeito na CMT.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Eleições municipais já alteram composição do governo Rafael

Deputado estadual Pablo Santos (Foto: Thiago Amaral)

Dois meses antes do prazo fatal para desincompatibilização, a disputa envolvendo as eleições municipais de 2024 já provoca mudanças na composição do Governo do Estado.

Pré-candidato a prefeito de Picos, o deputado estadual Pablo Santos, deixou o cargo de secretário de Turismo. Ele também deverá se afastar da Assembleia Legislativa para se dedicar exclusivamente à campanha. Para a Setur, foi nomeado José Neto Monteiro.

Outra mudança envolve o prefeito de Cocal, Raimundo Nonato Cardoso(PT), o Nonatinho do Sindicato, que renunciou ao mandato para assumir a Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial. O vice-prefeito, Douglas Lima(PSD), que assumirá a prefeitura, deverá disputar a reeleição no município.

Prefeito renuncia ao mandato para assumir cargo no Governo

Prefeito Nonatinho do Sindicato (Foto: reprodução/ Instagram)

O prefeito do município de Cocal (260km de Teresina), Raimundo Nonato Cardoso (PT), o Nonatinho do Sindicato, renunciou ao mandato para assumir a Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial. Ele comunicou a decisão neste domingo (11), por meio das suas redes sociais.

O vice-prefeito, Douglas Lima (PSD), assumirá o comando da cidade.

A coordenadoria, que tem status de secretaria, foi criada durante a reforma administrativa no fim da gestão da ex-governadora Regina Sousa (PT), por sugestão do atual governador Rafael Fonteles (PT).

A mudança foi acertada durante reunião, na semana passada, no Palácio de Karnak, entre o prefeito Nonatinho do Sindicato, o governador Rafael Fonteles e o deputado estadual Rubens Vieira (PT), liderança política da região de Cocal. A posse do vice-prefeito deverá ocorrer nessa segunda-feira (12).

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Carnaval de Teresina começa sem o melhor: as escolas de samba

 

Desfile das escolas de samba em Teresina no ano de 2015 – Foto: arquivo/g1 Piauí

O samba não morreu e jamais morrerá, mas o carnaval de rua de Teresina começa neste sábado, 10, sem uma das suas maiores festas, o tradicional desfile das escolas de samba.

A falta de organização das agremiações e a ausência de incentivo do poder público levaram a extinção das escolas, que durante anos levaram uma multidão à avenida e fizeram do carnaval da capital piauiense um dos maiores do país.

Brasa Samba, Sambão, Skindô, Ziriguidum, Mocidade Alegre do Parque Piauí, dentre outras escolas tradicionais de Teresina, ficarão nos livros e nos registros da imprensa.

A alegria, o brilho e a irreverência dos componentes do desfile já fazem falta ao carnaval de rua.

O folião teresinense vai ter que se contentar com os blocos populares, que a partir deste sábado, animam os bairros em todas as zonas da cidade.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PRF vai intensificar uso do bafômetro durante o carnaval

Foto: Divulgação/PRF

“Todos aqueles, sejam motoristas ou motociclistas, que forem parados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), serão submetidos ao teste do bafômetro”, informou o inspetor Leandro Caldas.

O alerta é para uma das ações da PRF durante a Operação Carnaval, que iniciou sexta-feira, 9, e vai até quarta-feira de cinzas, 13. A fiscalização será mais intensa nos municípios de Luís Correia, Água Branca e Floriano.

“Nós também alertamos para os cuidados ao dirigir com chuva. A prevenção é muito importante”, salientou o inspetor.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Lira insatisfeito com falta de espaço na PMT

 

Vereador Antônio José Lira (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O blog apurou que o líder do prefeito na Câmara Municipal de Teresina, Antônio José Lira, não estaria satisfeito com os espaços que tem hoje na gestão da cidade. “O Lira tem dedicação demais para espaço de menos”, disse uma fonte próxima ao vereador.

Além disso, Antônio José Lira não estaria seguro na filiação ao Partido Democracia Cristã(DC), do vereador Roberval Queiroz, da base do prefeito. “O líder ainda não tem uma sigla para que ele possa brigar por sua eleição. É uma situação delicada”, revelou essa mesma fonte.

Com a falta de espaços dentro da prefeitura e sem um partido definido para disputar a eleição para vereador, Antônio José Lira caminha para um distanciamento do grupo do prefeito Doutor Pessoa. E a mudança poderá ser logo, até o fim de fevereiro.

O blog lembra que Antônio José Lira tem forte relação política e pessoal com o deputado estadual, Jeová Alencar, pré-candidato a prefeito de Teresina, que rompeu com o Palácio da Cidade.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Marcelo Castro vai apresentar PEC propondo fim da reeleição

Senador Marcelo Castro (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O senador Marcelo Castro (MDB) vai apresentar Proposta de Emenda à Constituição(PEC) propondo o fim da reeleição para prefeito, governador e presidente da República, com mandatos de cinco anos.

“O instituto da reeleição foi criado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o tempo tem demonstrado que isso não é bom para a gestão e nem para as pessoas”, explicou o senador.

Marcelo Castro vai apresentar duas PECs, sendo uma propondo a coincidência de mandatos e outra mantendo a situação atual, com eleições a cada dois anos.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Ala política de Parnaíba vai ao Karnak

Parnaibanos no Palácio de Karnak

Integrantes do grupo político parnaibano denominado “Esperança”, foram nesta quinta-feira, 8, ao Palácio de Karnak, para reafirmar a postura de independência em relação à pré-candidatura do emedebista Dr. Hélio e anunciar a disposição de disputar a prefeitura de Parnaíba.

Faziam parte do grupo, os vereadores André Neves, David Soares, Ricardo Veras e o ex-deputado estadual, Deusimar Tererê. “Nós estamos firmes e fortes. Vamos definir um nome bom, logo depois do carnaval”, disse o ex-deputado.

 Ainda, integram esse grupo, o deputado federal, Florentino Neto(PT), o ex-governador Zé Filho, e o ex-prefeito de Parnaíba, José Hamilton.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PRD anuncia filiações de 8 vereadores e conversa com Dr. Pessoa

Vereador Bruno Vilarinho – Foto: Jonas Carvalho/ClubeNews

Recém-criado, a partir da fusão do PTB com o Patriota, o PRD prepara as filiações de oito vereadores em Teresina e pode ser o destino do prefeito Doutor Pessoa, que ainda não definiu sua permanência no Republicanos.

“Nós nascemos grandes, porque decidimos dialogar com todos. E vamos seguir com novas filiações”, disse o presidente estadual do partido, Bruno Vilarinho.

Ele reafirmou a permanência na base do prefeito e a possibilidade da filiação de Doutor Pessoa. “Nós não podemos abandonar um lado, que fazemos parte, inclusive, com indicações de cargos”, explicou Bruno Vilarinho.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

TCE avança em auditoria na Saúde e vai ouvir gestores da PMT

Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros – Foto: Lucy Brandão

Já está em fase de conclusão a auditoria do Tribunal de Contas do Estado que apura possíveis irregularidades envolvendo recursos da Fundação Municipal de Saúde em Teresina.

A investigação foi determinada pelo próprio presidente do TCE, Kennedy Barros, e solicitada pela Comissão de Legislação da Câmara Municipal de Teresina. A apuração foi motivada pela falta de insumos básicos e a retirada de equipamentos das unidades de saúde do município.

A intenção do TCE é logo após a conclusão da auditoria, convocar os gestores das áreas de Saúde e Finanças da prefeitura de Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Operação do TCE e MP vai a condomínio de luxo e escritório

Operação MPPI- Foto: Fernando Cardoso

Auditores do Tribunal de Contas do Estado e integrantes do Ministério Público, acompanhados de policiais Civis e Militares, estão cumprindo mandados judiciais em condomínios de luxos e escritórios de engenharia e arquitetura, na zona Leste de Teresina.

Ainda, não há detalhes da operação, mas a investigação envolve a apuração de suposto desvio de recursos públicos em prefeituras piauienses.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Vereador diz que será o único candidato da família

Vereador Vinício Ferreira (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O vereador Vinício Ferreira(PSD) informou ao blog que prevalece a união e que ele será o único candidato a vereador da Família. Ele disse que o seu o pai, o ex-vereador José Ferreira não disputará as eleições municipais de 2024.

“Meu pai é meu eleitor”, disse o vereador que é pré-candidato a reeleição em Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Empresário assume cargo na Secretaria de Governo em Teresina

Prefeito Dr. Pessoa e o empresário Thiago Duarte (Foto: reprodução/ Instagram)

O empresário Thiago Duarte vai assumir cargo de assessoria técnica na Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Teresina. A nomeação feita pelo prefeito Doutor Pessoa, foi publicada no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira, 5.

O empresário já era cotado para o cargo desde o fim do ano passado em função do relacionamento, que mantém com os vereadores na Câmara Municipal de Teresina.

Thiago Duarte, inclusive, chegou a ser cogitado para comandar a pasta.

Decreto de exoneração publicado no Diário Oficial do Município (Foto: reprodução)

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Comissão da CMT vai investigar empréstimos à Prefeitura de Teresina

Vereador Venâncio Cardoso (Foto: Jonas Carvalho)

A Comissão de Legislação da Câmara Municipal de Teresina vai solicitar à prefeitura, informações sobre os recursos dos empréstimos obtidos junto a instituições financeiras.

O valor total dos recursos chega a casa dos R$ 750 milhões. “Nós queremos saber detalhes sobre a aplicação desses recursos e se há remanejamento”, disse o presidente da comissão, Venâncio Cardoso(PSDB).

Os vereadores também não descartam solicitar uma auditoria ao Tribunal de Contas do Estado.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PM monta forte esquema para fiscalizar trânsito no carnaval

Polícia Militar do Piauí – Foto: SSP

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar vai intensificar a fiscalização durante o carnaval em Teresina e no Litoral. Inclusive, com a realização de testes de alcoolemia dos motoristas e motociclistas.

Para essa atuação, a PM vai contar com 15 etilômetros e 15 mil testes de bafômetro. A polícia pretende montar equipes de fiscalização em todas as cidades, consideradas tradicionais na promoção de carnaval.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Família Moraes Souza vai lançar vereadora à prefeita de Parnaíba

 

Neta Castelo Branco (Foto: Câmara de Vereadores de Parnaíba)

O grupo político liderado pela família Moraes Souza, deve anunciar até o fim do mês, o nome da vereadora Neta Castelo Branco (PP), para disputar à prefeitura de Parnaiba.

O grupo que é comandado pelo prefeito Mão Santa e a sua filha, a deputada estadual Gracinha Moraes Souza (PP), vem sendo cobrado para definir o candidato. A atual gestão é bem avaliada nas pesquisas de intenção de voto.

A oposição no município já anunciou o deputado estadual, Dr. Hélio (MDB), como pré-candidato a prefeito.

PSDB convoca reunião extraordinária para definir rumo em Teresina

Vereador Edson Melo (PSDB) – Foto: Jonas Carvalho/ ClubeNews

O Diretório Municipal do PSDB está convocando uma reunião extraordinária para o próximo dia 20 de fevereiro, às 10h30, no Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina.

O presidente do PSDB em Teresina, Edson Melo, informou que na pauta da reunião, estão temas, como: os rumos do partido nas eleições de Teresina e a formação da chapa para vereador.

EDITAL PSDB PUBLICAÇÃO

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Alepi retoma atividades com mensagem anual do Executivo

Governador Rafael Fonteles (Foto: Thiago Amaral/ ascom Alepi)

A Assembleia Legislativa vai retomar nesta segunda-feira, 5, suas atividades e marcou para as 10:00, a abertura do Ano Legislativo. O governador Rafael Fonteles (PT) vai fazer a leitura da mensagem anual do Executivo.

O texto da mensagem é uma espécie de prestação de contas de 2023, além de projeções e metas para o ano que está iniciando. O blog apurou que o governador vai destacar os investimentos em setores prioritários, como saúde, educação e segurança.

Na Câmara Municipal de Teresina, o início da legislatura está marcado para essa terça-feira, dia 6.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Disputa familiar esquenta eleição para vereador em Teresina

Vereador Vinício Ferreira e o pai, ex-vereador José Ferreira (Foto: Câmara de Teresina)

A eleição para Câmara Municipal de Teresina reserva algumas curiosidades, como a disputa entre familiares. Ou melhor, entre irmãos e até pai e filho.

Com tradição política, a família Berger terá uma intensa disputa interna. Serão candidatos nas próximas eleições o atual vereador Renato Berger, candidato à reeleição, e a secretária municipal da Mulher, Karla Berger, que busca um partido para disputar uma vaga no Legislativo Municipal.

Entre os Ferreiras, a concorrência será entre pai e filho. Ex-presidente da Câmara Municipal de Teresina, José Ferreira (pai), quer retornar ao parlamento. Enquanto isso, o atual vereador, Vinício Ferreira (filho), vai para a reeleição.

“São colégios eleitorais diferentes, ninguém atrapalha ninguém”, disse José Ferreira.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Vereador Venâncio Cardoso pavimenta retorno ao PT

 

Euzuila, Deolindo, Venâncio e Dudu (Foto: Jonas Carvalho)

O vereador Venâncio Cardoso(PSDB) pavimenta o caminho de retorno ao Partido dos Trabalhadores. Nos últimos meses, ele negociou a saída do ninho tucano rumo ao PT. “Não escondo de ninguém esse desejo, inclusive, fui o primeiro vereador a declarar apoio ao pré-candidato Fábio Novo”, disse.

O PSDB elegeu quatro vereadores na última eleição, mas dois deles estão de saída. Venâncio Cardoso e Gustavo de Carvalho não ficarão no partido nas eleições municipais de 2024.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Promotor troca PT pelo PSOL para disputar prefeitura de União

José Osmar Alves (Foto: arquivo pessoal)

O promotor de Justiça aposentado, José Osmar Alves, deve trocar o Partido dos Trabalhadores pelo PSOL para disputar a prefeitura de União. No município há um racha dentro da base governista, inclusive, no próprio PT, que lançou o vereador Ramiro Saraiva.

Fundador do PT em União, Zé Osmar rompeu politicamente com a ala do partido liderada pelo ex-prefeito, José Barros. Os dois são compadres e durante anos atuaram juntos nas eleições em União.

O blog apurou que Zé Osmar contará com o apoio de petistas de peso, como os deputados estaduais, Franzé Silva (presidente da Alepi) e Francisco Lima. Além da simpatia do governador Rafael Fonteles e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Dr. Pessoa recua e não vai mais dividir Saad/Sul

Juca Alves e Joninha (Foto: reprodução/ redes sociais)

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, decidiu recuar e não vai levar adiante a divisão da Saad/Sul, conforme já aprovado pela Câmara Municipal. Com isso, o arquiteto Juca Alves e o ex-vereador Joninha irão comandar um único órgão.

Ficou definido que Juca Alves será o superintendente e Joninha ocupará a superintendência executiva. O prefeito avaliou que perderia tempo com a divisão da pasta, o que poderia comprometer a realização de obras e serviços.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Nouga Cardoso entrega carta de demissão e deixa Semec

Nouga Cardoso
Foto: Instragam ( Nouga Cardoso)

O professor Nouga Cardoso não é mais secretário de Educação da prefeitura de Teresina. No início da semana, ele se reuniu com o prefeito Dr. Pessoa para informar que entregaria o cargo e, nesta quinta-feira, 1º, entregou o pedido de demissão.

Desde o começo da gestão, Nouga Cardoso reclamava da falta de autonomia financeira e administrativa para comandar a pasta. A situação se agravou ano passado, durante uma greve por falta de pagamento aos servidores terceirizado. Ele chegou a entregar o cargo, mas foi convencido a permanecer e recuou.

Uma fonte ouvida pelo blog, disse que há fornecedores da Semec reclamando de dívidas que já se arratam desde o ano passado. Nouga Cardoso estaria preocupado com a situação financeira para o início do ano letivo, marcado para o dia 19 de fevereiro.

Carta de Demissão – Nouga Cardoso – Foto: divulgação

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Base governista segue dividida na disputa política em Parnaíba

Deputado federal Florentino Neto (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O grupo político denominado “Esperança” promove nova reunião no próximo final de semana, em Parnaíba. Entre os integrantes, estão o deputado federal, Florentino Neto (PT), o ex-governador Zé Filho, e o ex-prefeito de Parnaíba, José Hamilton.

O grupo é formado majoritariamente por apoiadores do governador Rafael Fonteles (PT), no entanto, não desembarcou no palanque do pré-candidato governista, Dr. Hélio (MDB), na disputa pela prefeitura de Parnaíba.

“Nós não temos um nome, assim, definido ainda, mas estamos juntos avaliando”, disse Florentino Neto.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Marden Menezes vai declarar apoio a Fábio Novo em Teresina

Deputado estadual Marden Menezes (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Como o blog já havia adiantado, o deputado estadual, Marden Menezes (PP), vai anunciar nesta quinta-feira, 1, apoio à pre-candidatura do petista, Fábio Novo. O ato que está marcado para às 11h, no Hotel Blue Tree, terá a presença do governador Rafael Fonteles (PT).

A tendência no futuro é que o deputado, ex-filiado ao PSDB, migre para o PSD, partido que integra a base de apoio ao governo. O pai dele, o ex-prefeito de Piripiri, Luís Menezes, já deve filiar-se ao PSD nos próximos dias.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Polícia vai investigar criminosos dos boletos falsos da Sefaz

 

Secretário de Fazenda, Emílio Júnior (Foto: TV Clube)

A Polícia Civil vai investigar a ação de criminosos que criaram boletos eletrônicos falsos, para receber o pagamento de contribuintes do IPVA e das taxas do Detran referentes ao exercício de 2024.

O secretário de Fazenda, Emílio Júnior, solicitou providências à secretaria de Segurança, ao tomar conhecimento de denúncias feitas por supostas vítimas do golpe.

O prazo para pagamento da cota única do IPVA 2024, com desconto de 15%, encerra nesta quarta-feira, 31. A recomendação é que os contribuintes busquem somente os sites oficiais da Sefaz e do Detran.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Jeová vai buscar cúpula do Republicanos para reforçar a candidatura

 

Superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Afastado politicamente do prefeito Doutor Pessoa, o deputado estadual, Jeová Alencar, pré-candidato a prefeito de Teresina, vai a Brasília(DF) e a São Paulo, na próxima semana.

No Distrito Federal, ele vai se reunir com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, para comunicar oficialmente sua intenção de disputar a prefeitura da capital do Piauí. Jeová defende que o partido realize pesquisas de intenção de voto para definir o candidato, já que ele e Dr. Pessoa estão na mesma sigla.

Já em São Paulo, o deputado deverá se reunir com o governador Tarcísio de Freiras, liderança mais expressiva do Republicanos no país, cotado para disputar às eleições presidenciais em 2026.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Novo superintendente da Strans vai avaliar compra de ônibus em Teresina

Edvaldo Marques – Foto: TV Clube

O novo superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Edvaldo Marques, disse nesta quarta-feira, 31, que está avaliando os dois processos para compra de ônibus novos e seminovos pela prefeitura de Teresina. “Nós estamos analisando os processos, há restrições impostas pelo TCE e tudo está sendo visto”, explicou.

No fim do ano passado, a Strans chegou a formalizar a compra dos veículos, que está avaliada em cerca de R$ 150 milhões, mas esbarrou em decisões contrárias do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

A autorização da compra foi parar no Tribunal de Justiça, que em caráter liminar, liberou a efetivação do negócio. Até o fim do mês de fevereiro, a Strans vai se posicionar sobre a aquisição dos veículos.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Petistas e tucanos se aproximam de um acordo para eleições em Teresina

Fábio Novo e Luciano Nunes (Foto: Portal ClubeNews)

O blog apurou que avançaram os entendimentos entre o pré-candidato a prefeito, Fábio Novo (PT), e o também pré-candidato Luciano Nunes (PSDB), para uma composição entre petistas e tucanos em Teresina. Oficialmente, o anúncio da decisão ficou para o mês de março, mas as duas siglas já estariam tratando sobre estratégias para o lançamento dessa união.

A união ocorrerá por blocos, com a adesão nas próximas semanas do deputado estadual, Marden Menezes. Depois, seria a vez das lideranças do Cidadania, partido que integra uma federação com o PSDB.

E por fim, formalizariam o acordo, ex-secretários de gestões tucanas em Teresina e o próprio Luciano Nunes. Publicamente, petistas e tucanos não falam sobre o possível acordo.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Washington Bandeira e Chico Lucas cotados para Consórcio Nordeste

Secretários Washington Bandeira e Chico Lucas (Foto: Portal ClubeNews)

Os secretários de Educação, Washington Bandeira, e Segurança, Chico Lucas, são cotados para presidir as câmaras temáticas dessas duas áreas dentro do Consórcio Nordeste, que reúne todos os Estados da Região. Nessa quarta-feira, 31, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), vai assumir a presidência do consórcio, cujo mandato é de dois anos.

O governador Rafael Fonteles (PT) e os secretários Washington Bandeira e Chico Lucas viajam ao RN, nessa quarta-feira, para acompanhar a reunião do Consórcio Nordeste, em Natal. O consórcio foi criado em 2019 para atuar como instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Lira diz que segue com Dr. Pessoa e vai filiar-se ao Democracia Cristã

Vereador Antônio José Lira (Republicanos) – Foto: Jonas Carvalho/ClubeNews

O líder do prefeito na Câmara Municipal de Teresina (CMT), Antônio José Lira, vai filiar-se ao Democracia Cristã (DC). O partido pode ser também o destino do prefeito Doutor Pessoa, que não está confortável no Republicanos.

Além de Lira, devem ir para o DC, o ex-superintendente da Strans, Bruno Pessoa, e a secretária municipal da Mulher, Karla Berger, que pretendem disputar uma vaga na CMT.

O partido é controlado pelo vereador Roberval Queiroz. A intenção da sigla é eleger até três vereadores em Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Morre em São Paulo o empresário Valdecy Claudino

João Claudino e Valdecy Claudino (Foto: Arquivo Pessoal)

O empresário Valdecy Claudino morreu neste domingo, 28, em São Paulo. Ele tinha 94 anos e ao lado do irmão, o também empresário João Claudino, fundou o Armazém Paraíba.

Sócios, os irmãos Claudino criaram na década de 50, o Armazém Paraíba, que se tornou uma das maiores lojas do ramo no país.

O corpo do empresário será velado e sepultado no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, as 15h30, nessa segunda-feira, 29.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Elmano Férrer é cobiçado pelo MDB e cortejado por Dr. Pessoa

 

(Foto: reprodução/ redes sociais)

O vice-governador Themistócles Filho(MDB) e o pré-candidato a vice-prefeito de Teresina, Paulo Márcio(MDB), passaram a ter encontros frequentes nas últimas semanas com o ex-senador Elmano Férrer(PP). Entre um café e outro, a filiação do ex-senador ao MDB.

O blog apurou que Elmano Férrer avalia o convite e pesa na sua decisão, o bom relacionamento que tem com o vice-governador. A princípio, seria apenas uma mudança de sigla, porque não há, ainda, disposição para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.

O ex-senador também é cortejado pelo prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, que deseja ter Elmano como seu apoiador na capital.

Ex-vereador Joninha vai comandar a Saad/Sul II

 

(Foto: Redes Sociais)

Suplente de deputado estadual, o ex-vereador de Teresina, Joninha, vai comandar a Saad/Sul II. A definição ocorreu nesta sexta-feira, 26, durante reunião no Palácio da Cidade.

Joninha foi convidado pelo prefeito de Teresina, Doutor Pessoa(Republicanos), que decidiu implementar a divisão da Saad/Sul que já havia sido aprovada pela Câmara Municipal.

Para a Saad/Sul I, o prefeito já nomeou o arquiteto Juca Alves.

Para escapar da polícia do PI, faccionados dormem em Timon e na mata

 

Operação do Draco (Foto: Divulgação/PC-PI)

O blog apurou que criminosos de Teresina, investigados pela Polícia Civil do Piauí, passaram a dormir na cidade de Timon, no Maranhão, para não serem localizados e presos durante as operações de cumprimento de mandados judiciais.

Integrantes de facções criminosas passaram a ser alvos com frequência da polícia piauiense, que criou uma delegacia especializada(Draco), somente para investigar a ação desses bandidos.

Nos últimos meses, foram desencadeadas 89 operações policiais que levaram mais de 500 criminosos a prisão. Com a incidência das operações no começo da manhã, muitos alvos passaram a dormir em Timon(MA) ou dentro da mata, na zona rural de Teresina.

PT e MDB formalizam união para disputa em Nazária

 

Nazária
‘PT e MDB formalizam união para disputa em Nazária’  Foto: Divulgação

O prefeito de Nazária, Osvaldo Bonfim(PT), se reuniu com o vice-governador, Themistócles Filho(MDB), para formalizar a aliança entre os dois partidos na disputa eleitoral no município.

Isídio de Carvalho foi apresentado como pré-candidato a prefeito e Joaquim Nonato(Tropi) é o pré-candidato a vice.

Em Nazária, a base de apoio ao governo está dividida, entre os apoiadores da chapa lançada pelo prefeito e os defensores da pré-candidatura do empresário Bruno dos Barreiros.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Prefeitura de Timon prepara edital para contratar empresas de ônibus

Prefeitura de Timon. (Foto: arquivo ClubeNews)

A prefeitura de Timon prepara edital, visando a contratação de empresas de ônibus para exploração do serviço de transporte público. Desde outubro do ano passado, o transporte de passageiros no município é feito por veículos cadastrados pelo município.

O edital prevê a implantação de dez linhas, funcionando inicialmente com 33 ônibus. A licitação será do tipo ampla concorrência com menor preço e estabelece a contratação das empresas por lote, durante um período de dez anos.

A fase atual é de consulta pública, para que os moradores possam se manifestar sobre o edital.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Sem garantia do Republicanos, Dr. Pessoa pode trocar de partido

Dr. Pessoa – Foto: Jonas Carvalho

Pré-candidato a reeleição, o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), busca um partido que possa garantir esse desejo. E o seu destino pode ser o PL ou o recém-criado PRD, que surgiu a partir da fusão do PTB com o Patriota.

A concorrência com o deputado estadual, Jeová Alencar (também pré-candidato), dentro do Republicanos e a possibilidade da fusão da agremiação com o PP e o União Brasil, fizeram o prefeito a repensar sua permanência na sigla.

Doutor Pessoa abriu conversas com lideranças nacionais do PL e do PRD. Com isso, o prefeito pode mudar de partido em breve.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Jeová Alencar vai pedir afastamento da Alepi por 120 dias

Jeová Alencar – Foto: Carlienne Carpaso

O blog apurou que o deputado estadual, Jeová Alencar (Repeblicanos), ex-superintendente da Saad/Sul, retornará à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), mas vai solicitar uma licença, sem vencimento, para afastamento por um período de 120 dias.

O deputado pretende se dedicar, em tempo integral, à pré-candidatura a prefeito de Teresina. O afastamento manteria na Alepi, o suplente, pastor Gessivaldo Isaías, que já declarou apoio à pré-candidatura de Jeová Alencar.

Nesta terça-feira, 23, o parlamentar entregou o cargo de chefe da Saad/Sul e rompeu com o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Prefeito convida Juca Alves para chefiar a Saad/Sul em Teresina

Juca Alves (Foto: reprodução/ Instagram)

Durou menos de 24 horas a escolha do novo chefe da Saad/Sul, em Teresina. O arquiteto Juca Alves foi convidado pelo prefeito Doutor Pessoa, para comandar a pasta. A Superintendência era chefiada pelo deputado estadual, Jeová Alencar, que entregou o cargo e rompeu politicamente com o prefeito.

Juca Alves já comandou a Saad/Sul. Atualmente, ele ocupava uma diretoria na Eturb. A tendência é que ele permaneça na Superintendência até abril, quando deve deixar o cargo para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.

O prefeito deverá definir até o fim da semana, os novos comandantes da Saad/Rural e Fundação Wall Ferraz.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Vereadores já irão deixar secretarias para voltar à Câmara

Vereadores Renato Berger (PSD) e Luís André (União Brasil) – Foto: Arquivo Pessoal

Primeiros da lista no prazo para desincompatibilização (seis meses antes da eleição), os secretários municipais, que são candidatos a vereador de Teresina, já começam a desocupar as gavetas para deixar os cargos.

O blog apurou que alguns vereadores ocupantes de secretarias na atual gestão e candidatos a reeleição, já devem pedir exoneração antes do período obrigatório por lei.

É o caso do vereador Renato Berger (PSD), secretário municipal de Esportes e Lazer, que já deve deixar no mês fevereiro.

O retorno de Berger ao Legislativo implicará na saída do líder do prefeito na Câmara, Antônio José Lira.

O vereador Luís André, atual secretário municipal do Meio Ambiente, também já comunicou ao prefeito que pretende retornar à Câmara, no próximo mês. “Preciso retomar meus projetos que são muito importantes para a cidade”, disse o vereador.

Quem ocupa a cadeira de Luís André é o suplente Zé Filho.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Lucy Soares vai para o MDB e disputará vaga na Câmara

Lucy Soares se reúne com Themístocles Filho e Paulo Márcio (Foto: divulgação)

Um encontrou na casa do médico Paulo Márcio (MDB), com a presença do vice-governador Themistócles Filho (MDB), definiu a filiação e a pré-candidatura da ex-deputada estadual, Lucy Soares, que vai disputar uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.

Lucy Soares, viúva do ex-prefeito Firmino Filho, estava acompanhada do Filho, o estudante universitário Bruno Soares. Na reunião ficou definido que o anúncio oficial da pré-candidatura será feito na próxima quinta-feira, 25.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Técnicos do MEC avaliam instalação do curso de medicina em Floriano

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Uma comissão do Ministério da Educação (MEC) vai a Floriano, nos próximos dias, para avaliar a implantação do curso de Medicina por meio da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Serão avaliadas questões técnicas e estruturais que são necessárias para a instalação do curso”, informou o reitor da UFPI, Gildásio Guedes.

A aprovação do MEC garantirá a instalação do curso, a partir de 2025.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Dr. Pessoa vai reunir equipe para definir mudanças e obras

Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa – Foto: Jonas Carvalho

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, convocou toda equipe para uma reunião nesta terça-feira, 23, a fim de avaliar a gestão e definir mudanças na equipe. “Ainda não definimos o horário, mas todos estão sendo convocados para a reunião”, disse o prefeito.

Ele informou ao blog que a intenção é corrigir eventuais falhas, agilizar a execução de obras e definir a ocupação dos cargos desocupados. “A gente vai bater o martelo e tomar as decisões”, explicou.

O prefeito vai definir o nome do novo presidente da Fundação Wall Ferraz, porque o ex, Maicon Silva, pediu exoneração na semana passada.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Para conter crise, novo presidente muda todos os diretores da FMS

Médico Italo Costa – Foto: Carlienne Carpaso

O novo presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ítalo Costa, alterou os comandos de todos os postos estratégicos dentro da pasta. Pelo menos doze pessoas que ocupavam diretorias foram exoneradas para novas nomeações.

“Elegemos o perfil técnico como prioritário nas escolhas. Isso foi construído ao longo de dias em conversas com o prefeito que autorizou essas mudanças”, disse o presidente.

Entre os novos diretores da FMS, estão auditores, contadores, advogados e profissionais da área de saúde. Um dos nomes é o do auditor do município, Esdras Leitão, que está deixando a secretaria de Finanças para ocupar a Diretoria de Regulação e Controle da FMS.

Ítalo Costa disse ao blog que a meta no momento é pactuar os contratos financeiros existentes para garantir o abastecimento e a manutenção dos equipamentos nas unidades de saúde.

“Nós estamos levantando o montante dessas dívidas e tentando criar um fluxo financeiro para fazer o órgão funcionar”, explicou.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Dr. Pessoa nomeia advogado para secretaria de Finanças

Secretário imediato do prefeito Dr. Pessoa, Danilo Bezerra – foto: TV Clube

O advogado Danilo Bezerra é o novo secretário de Finanças da prefeitura de Teresina. A nomeação já publicada no Diário Oficial do Município. Ele vai substituir Esdras Leitão, que deverá ser deslocado para uma diretoria na Fundação Municipal de Saúde.

A mudança na área de finanças já vinha sendo costurada desde o fim do ano passado. Danilo Bezerra é o quinto secretário a comandar a área financeira do município na atual gestão.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PRD projeta eleger maior bancada de vereadores em Teresina

Markim Costa, Ovasco e Vilarinho em São Paulo

Novos dirigentes do PRD no Piauí (fusão do Patriota com o PTB), os vereadores Bruno Vilarinho e Markim Costa se reuniram em São Paulo com o presidente nacional do partido, Ovasco Resende. “Apresentamos à direção nacional o projeto do partido para o Piauí”, disse Vilarinho.

A estratégia do PRD, que prepara as filiações de cinco vereadores em Teresina, é eleger seis vereadores na capital e disputar às prefeituras de municípios importantes do Estado.

Em Parnaíba, o ex-prefeito José Hamilton, será o candidato do partido. Em José de Freitas, o nome é o do ex-prefeito Ricardo Camarço. E em Floriano, o PRD vai filiar o vereador Bilú para disputar a prefeitura do município.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Dr. Pessoa quer permanência de Jeová e aguarda posição definitiva

Jeová Alencar e Dr. Pessoa – Foto: instagram/jeovaalencar

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), disse nesta quinta-feira, 18, que deseja a permanência do deputado estadual, Jeová Alencar, na Saad/Sul, mas salientou que aguarda um posicionamento definitivo do parlamentar sobre a continuidade na gestão.

“Eu quero que ele continue, que ele permaneça. E ele sabe disso. Mas não podemos viver na obscuridade, é preciso tomar uma decisão definitiva”, disse o prefeito.

O blog apurou que Jeová Alencar vai entregar o cargo, porque considera que sua pasta foi esvaziada financeiramente e perdeu capacidade para executar obras e serviços. O deputado pretende lançar o seu nome para disputar a prefeitura de Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Convidado para Strans, Edvaldo Marques prepara transição na pasta

 

Superintendente da Saad Rural, Edvaldo Marques (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Convidado para comandar a Strans, o superintendente da Saad/Rural, coronel Edvaldo Marques, vai se reunir com o atual gestor da pasta, Bruno Pessoa, para conhecer detalhes do órgão e iniciar o processo de transição.

A nomeação do novo superintendente da Strans deve ser publicada nessa sexta-feira, 19. Bruno Pessoa será remanejado para uma diretoria do órgão.

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, justificou a mudança, dizendo que precisa de alguém mais experiente para a pasta. Edvaldo Marques já foi comandante da PM e presidente da Câmara Municipal de Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Jeová Alencar vai entregar SAAD/Sul e prepara disputa à prefeitura de Teresina

Doutor Pessoa e Jeová Alencar – Foto: Fernando Cardoso

Apoiador de maior expressão eleitoral do prefeito Dr Pessoa, o deputado estadual, Jeová Alencar (Republicanos), está de malas prontas para deixar o Palácio da Cidade, ou melhor, a SAAD/Sul. O blog apurou que o pedido de demissão é para questão de horas ou no máximo dias.

Jeová Alencar se reúne nesta quinta-feira, 18, com o prefeito para discutir sua situação na gestão municipal. O deputado tem demonstrado insatisfação com a falta de recursos para obras e serviços na zona Sul de Teresina.

Há pelo menos onze projetos prontos na SAAD/Sul que desde novembro do ano passado, aguardam autorização do prefeito para execução.

Fora da gestão, Jeová Alencar estaria disposto a concorrer ao Palácio da Cidade. O seu partido, o Republicanos, que é o mesmo do prefeito, vai realizar pesquisas quantitativa e qualitativa em Teresina, para escolher o melhor nome.

Ele também conversa com o ex-prefeito Sílvio Mendes e discute uma composição com o pré-candidato do União Brasil.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Pausa para férias

O jornalista Marcos Teixeira aproveita merecido descanso de férias. O blog Bastidores da Notícia volta a ser atualizado a partir do dia 18 de janeiro de 2024.

Após auditoria, TCE vai ouvir gestores da saúde em Teresina

TCE vai ouvir gestores da saúde em Teresina – Foto: Jonas Carvalho/ClubeNews

O Tribunal de Contas do Estado vai realizar dentro de 40 dias, logo depois do carnaval, uma audiência pública para discutir a crise na saúde em Teresina. O prazo coincide com a finalização da auditoria que vai investigar essa área na capital.

“Assim como fizemos no transporte, queremos ouvir diretores da FMS e dos hospitais para discutir o problema e buscar as soluções”, disse o presidente do TCE, Kennedy Barros.

Nesta terça-feira, 9, os vereadores protocolaram no TCE, um pedido de auditoria no setor da saúde em Teresina, no período compreendido de outubro de 2023 até o início da apuração.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

MDB fecha acordo com o PT e vai indicar Paulo Márcio a vice

MDB fecha acordo com o PT e vai indicar Paulo Márcio a vice – Foto: ascom/Themistocles Filho

Após reunião nesta terça-feira, 9, o MDB decidiu oficializar a união com o PT e indicar o candidato a vice-prefeito na chapa que será encabeçada por Fábio Novo, em Teresina.

A decisão final caberá ao médico cardiologista, Paulo Márcio, que será convidado para ser o candidato a vice, indicado pelo MDB. Até então, ele era o pré-candidato do partido a prefeito da capital.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Aguardando MDB, Paulo Márcio é procurado por aliados de Sílvio Mendes

Paulo Márcio – Foto: Instagram/@dr.paulomarcio

Motivado pelas pesquisas de intenção de voto e os apoios nas redes sociais, em função do trabalho à frente do Hospital Universitário, o médico Paulo Márcio (MDB) não estaria satisfeito com a possibilidade da retirada da sua pré-candidatura a prefeito de Teresina, para uma composição com o PT.

“Até agora não fui informado pelo presidente do Diretório Municipal, Zé Nito, sobre qualquer mudança nos planos da candidatura própria. Esse projeto não é meu. Ele é do povo dessa cidade”, disse.

O cardiologista também foi procurado por lideranças de peso ligadas ao pré-candidato Sílvio Mendes, do União Brasil. As conversas são para que Paulo Márcio integre a chapa ou faça parte de uma eventual gestão de Sílvio Mendes, em Teresina, conforme apurou o blog.

“O momento é de paciência e análise. Sou professor e costumo dizer aos meus alunos. Em momentos assim é preciso cautela”, revelou.

O MDB deverá definir nessa terça-feira, 9, qual a posição do partido na sucessão municipal na capital. A tendência é de união com o PT, inclusive, com a indicação do candidato a vice-prefeito.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

MDB caminha para união com o PT, mas vice está indefinido

Vereador Luiz Lobão e o médico Paulo Márcio (Foto: Câmara de Teresina/ Alepi)

O MDB caminha esta semana para uma definição em Teresina. Na próxima terça-feira, 9, o partido deverá anunciar apoio ao petista Fábio Novo na disputa pela prefeitura da capital.

Mas outro impasse surgiu: quem será o indicado pelo MDB para compor chapa a com Fábio Novo? Os dois maiores líderes do partido pensam em nomes diferentes para ser o candidato a vice.

O vice-governador Themístocles Filho(MDB) defende o nome do médico Paulo Márcio, atual diretor do Hospital Universitário, lançado, inclusive, pré-candidato a prefeito do partido.

Já o senador Marcelo Castro(MDB) teria preferência pelo vereador Luiz Lobão, médico e ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde. Os dois são velhos aliados.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Presidente do PT defende saída do partido da gestão em Teresina

Ex-deputado Cícero Magalhães (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O Partido dos Trabalhadores marcou para o início da segunda quinzena de janeiro, a primeira reunião do ano para começar a definir as estratégias para as eleições municipais de 2024.

O blog apurou que uma das primeiras decisões envolverá os petistas que atualmente detém cargos na prefeitura de Teresina. Inclusive, vereadores do partido.

O presidente municipal do PT, Cícero Magalhães, avalia que já passou da hora de entregar os cargos. “Ora se o partido tem pré-candidato a prefeito que vai virar candidato em breve, não há porque seguir na gestão”, disse.

O partido deverá estabelecer o mês de março como data limite para a desocupação dos cargos.

Presidente do TCE anuncia auditoria nas contas da Saúde em Teresina

Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros – Foto: Lucy Brandão

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros, disse ao Bom Dia Piauí, da TV Clube, que vai realizar uma auditoria nas contas da Fundação Municipal de Saúde, conforme será solicitado pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Teresina.

“Nós já tínhamos essa previsão e os primeiros levantamentos já estão sendo feitos e na próxima semana as equipes já estarão em campo para a apuração”, disse Kennedy Barros.

Na próxima terça-feira, 9, os vereadores que integram a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara irão ao TCE protocolar o pedido de auditoria. “Vai chegar em boa hora, porque já havia essa decisão e agora, ganha força com a solicitação dos vereadores”, explicou o presidente do TCE.

Ele disse ainda que negou o pedido da prefeitura de Teresina e manteve a decisão que suspendeu o remanejamento de cerca de R$ 1,6 milhão da FMS para outros órgãos municipais.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Chuva forte deixa Teresina em alerta para 56 áreas de risco

Reunião sobre Chuvas – Foto: Josivan Gomes

A forte chuva que caiu em Teresina, entre a noite de terça-feira e madrugada desta quarta, 3, deixou as autoridades do município em situação de alerta e provocou uma reunião de emergência do Comitê de Operações Emergenciais.

A preocupação é maior com as famílias que moram em 56 áreas consideradas de risco para enchentes e inundações. A maioria desses bairros e vilas fica na zona Norte de Teresina.

“Nós decidimos formar equipes de plantão que estarão prontas para atuar em casos de desastres em função da chuva”, disse Marcos Rolf, diretor da Defesa Civil da prefeitura de Teresina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Esvaziamento da sessão aumenta poder da base no Palácio da Cidade

Plenário da Câmara Municipal de Teresina – Foto: Jonas Carvalho

“Quando precisou de fato, a bancada correspondeu”, comemorou um vereador da base, que pediu para não ter o nome revelado. O esvaziamento da sessão extraordinária na Câmara vai aumentar o poder da bancada com o Palácio da Cidade.

Quem já tem o controle de pastas na gestão municipal ganhará fôlego com mais respaldo administrativo e financeiro. Para os insatisfeitos, há a possibilidade de indicação para postos estratégicos na administração.

Nos bastidores, o Palácio da Cidade comemora por ter jogado água fria, muita água fria, numa fervura que iniciava e ninguém sabia a proporção que tomaria.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Câmara inicia convocação e marca data para ouvir secretários

Sessão na Câmara de Teresina (Foto: TV Clube)

Os vereadores pretendem ouvir na próxima terça-feira, 9, os secretários municipais de Finanças, Esdras Leitão; da Administração, Roney Lustosa; e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo Ferreira. Os ofícios com as devidas convocações serão enviados a partir desta quarta-feira, 3.

A convocação dos gestores foi decidida, após o esvaziamento da sessão extraordinária convocada para essa terça-feira, 2, onde os vereadores iriam analisar a situação da saúde pública em Teresina. A sessão foi cancelada porque 16 dos 29 vereadores não compareceram.

O grupo de vereadores que decidiu apurar falhas na gestão administrativa e financeira da Saúde em Teresina, vai na próxima semana ao Tribunal de Contas do Estado protocolar um pedido de auditoria nas contas da FMS.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Secretários não querem compor chapa com atuais vereadores

Secretários e auxiliares próximos ao prefeito Doutor Pessoa, que são candidatos a vereador em Teresina, procuram uma legenda para disputar às eleições municipais em 2024. Eles não querem compor chapa com os atuais vereadores que são candidatos à reeleição.

Integram esse grupo, o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Allan Cavalcante, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habilitação, James Guerra, e o superintendente da SAAD/Centro, Roncalli Filho. A vontade do grupo é marchar junto em um partido menor da base de apoio ao prefeito.

“Dessa forma conseguiremos eleger pelo menos dois vereadores do grupo”, disse James Guerra.

APPM alerta prefeitos sobre gastos excessivos com prévias e carnaval

APPM – Foto: TV Clube

A assessoria jurídica da Associação Piauiense de Municípios está recomendando aos prefeitos cautela e controle com os gastos na realização de prévias e festas carnavalescas. A preocupação é com o impacto financeiro nas contas provocado pelo pagamento do novo salário mínimo.

A estimativa da Confederação Nacional dos Municípios é que o novo mínimo de R$ 1.412,00 provoque um crescimento de R$ 4,3 bilhões nos gastos das prefeituras em 2024. No Piauí, a elevação estimada é de cerca de R$ 98 milhões.

“A recomendação é cautela e controle com os gastos com o carnaval, tendo em vista a situação de instabilidade econômica por causa dos repasses constitucionais”, disse Waldemar Fernandes, assessor jurídico da APPM.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Palácio da Cidade atua para esvaziar convocação extraordinária

Palácio da Cidade. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O blog apurou que o Palácio da Cidade passou a atuar forte nos bastidores para esvaziar a sessão extraordinária convocada para essa terça-feira, 2, na Câmara Municipal de Teresina.

As primeiras conversas foram com vereadores da base e já se estendem a outros integrantes do Poder. A sessão foi convocada para discutir a crise financeira e administrativa que atinge a saúde pública na capital.

A convocação foi feita para as 16h, dessa terça-feira.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Câmara chega dividida para convocação extraordinária em Teresina

Câmara Municipal de Teresina (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A virada do ano foi tensa para os 29 vereadores de Teresina e o Poder chegará dividido a sessão extraordinária convocada para essa terça-feira, dia 2. Não há consenso, ou seja, longe disso, sobre eventuais assuntos em pauta envolvendo a crise na saúde, como: ouvir secretários e apontar soluções, instalar uma CPI e até a possibilidade de impeachment.

O réveillon dos vereadores da capital não foi só de confraternização com a família, amigos e eleitores, os telefonemas não cessaram e até reuniões aconteceram. Todo mundo tem uma opinião e considera a melhor saída para o momento.

Portanto, as decisões da convocação extraordinária são imprevisíveis. É aguardar mesmo o desfecho do enredo que começará a ser escrito a partir das 16h, do segundo dia do ano novo.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Médico é cotado para assumir a FMS

Ítalo Costa, diretor do HUT (Foto: Reprodução/Instagram)

O blog apurou que o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, estaria decidido a trocar o comando da Fundação Municipal de Saúde. O médico Ítalo Costa, diretor do HUT, é o nome da vez para assumir o cargo.

O prefeito declarou esta semana que ainda não acertou em um nome para gerenciar a pasta. “Ainda não acertamos. Mas vamos buscar alguém”, disse o prefeito. Atualmente, a FMS é presidida por Ari Ricardo Ferreira, que é procurador do município.

O setor da Saúde enfrenta uma crise financeira e administrativa. Desde o começo da semana, há denúncias de atraso no pagamento a fornecedores de equipamentos e medicamentos para as unidades de saúde.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Vereadores vão convocar gestores sobre crise na Saúde em Teresina

Presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel (Foto: TV Clube)

Os vereadores começaram a definir nesta sexta-feira, 29, a pauta da sessão extraordinária convocada para a próxima terça-feira, dia 2. Eles pretendem convocar, em caráter de urgência, o secretário municipal de Finanças, Esdras Leitão; o presidente da FMS, Ari Ricardo Ferreira; e o secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz.

“Nós queremos explicações dos secretários do município e também ouvir o Estado, para saber de que forma eles podem contribuir com o HUT, já que o hospital recebe gente do Estado todo”, disse o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT).

Os vereadores também vão analisar o pedido de instalação de uma CPI para investigar a crise financeira e administrativa na Saúde.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

MP notifica prefeito e secretários para explicar em 48h crise na Saúde

Promotor-geral da justiça, Cleandro Moura — Foto: Divulgação/MP

O procurador Geral de Justiça, Cleandro Moura, notificou o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo Ferreira; e o secretário municipal de Finanças, Esdras Leitão, para que em 48 horas apresentem explicações sobre a “má-gestão dos recursos e serviços públicos de saúde” em Teresina.

No despacho, o chefe do Ministério Público Estadual informa que instaurou “notícia de fato” para formar convicção sobre a necessidade de intervenção na Saúde em Teresina. O procurador quer explicações sobre a destinação de cerca de R$ 1,5 milhão que seriam aplicados na área da saúde, mas por meio de decretos, foram deslocados para outros órgãos municipais.

O despacho cita, por exemplo, a retirada de R$ 528.000,00 para a Semcaspi e Semel; R$ 250.000,00 para a Fundação Wall Ferraz; e 600.000,00 para a Saad/Norte. O MP também solicita informações sobre os contratos com as empresas fornecedoras de medicamentos e equipamentos para as unidades de saúde do município.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Conselho pede intervenção do Estado na área da saúde em Teresina

Rodrigo Maxwel (Foto: Marcos Teixeira)

Durante reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira, 28, o Conselho Municipal de Saúde decidiu, por 16 votos favoráveis e 4 abstenções, solicitar à Procuradoria Geral de Justiça intervenção do Estado no setor de saúde em Teresina.

A entidade decidiu também pela apresentação de queixa-crime nos Ministérios Públicos Federal e Estadual contra a prefeitura de Teresina. “A situação da saúde pública em Teresina atingiu um estado de calamidade e a população não pode ficar sem atendimento”, disse Rodrigo Maxwel, presidente do Conselho.

A crise na saúde em Teresina levou o presidente da Câmara de Vereadores, Enzo Samuel (PDT), a convocar uma sessão extraordinária para a próxima terça-feira, 2, a partir das 16 horas. “Nós vamos discutir o quadro, buscar soluções e apontar eventuais responsáveis por essa situação”, informou Enzo Samuel.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Saúde sob ameaça de intervenção em Teresina

Hospital de Urgência de Teresina (HUT). (Foto: Carlienne Carpaso/ ClubeNews)
Hospital de Urgência de Teresina (HUT). (Foto: Carlienne Carpaso/ ClubeNews)

O blog apurou que há integrantes do Conselho Municipal de Saúde, de entidades médicas e até do Ministério Público que defendem uma intervenção na área da saúde em Teresina. A medida se daria a partir de uma provocação ao Tribunal de Justiça que acionaria o Governo do Estado como interventor no setor.

“A situação é de calamidade pública na saúde em Teresina e algo precisa ser feito de imediato para mudar esse quadro que é muito grave”, disse Rodrigo Maxwel, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Algo semelhante aconteceu há cerca de um ano na cidade de Cuiabá(MT), quando a pedido do MP o Tribunal de Justiça decretou intervenção na área da saúde e o Estado passou a gerenciar o setor.

Crise na saúde em Teresina gera convocação extraordinária dos vereadores

Vereador Enzo Samuel – Foto: Mayrla Torres/ClubeNews

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel (PDT), disse ao blog que vai definir nesta quinta-feira, 28, a data para a convocação extraordinária dos vereadores para discutir a crise na saúde pública na capital.

Enzo Samuel não descarta a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o quadro. “Há vereadores que sustentam essa proposta. Então, vamos analisar nessa convocação muito provavelmente para a próxima semana”, explicou.

Os vereadores receberam denúncias da suspensão no atendimento em diversas áreas nas UPA’s por causa de problemas nos equipamentos e a falta medicamentos e insumos básicos, como

No Hospital de Urgência de Teresina, equipamentos estariam sendo recolhidos pelas empresas fornecedoras por falta de pagamento. Há relatos também de atraso no pagamento da conta de luz do hospital.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PT mira agora o MDB e Paulo Márcio pode ser vice de Fábio Novo

Dudu, Daniel Alencar (diretor da FM Clube) e Paulo Márcio (Foto: divulgação)

Após oficializar a união com o PSD em Teresina, o PT busca agora efetivamente um acordo com o MDB. E há quem diga que essa aliança pode terminar com a chapa: Fábio Novo(PT), candidato a prefeito, e o médico Paulo Márcio(MDB), candidato a vice.

A sintonia entre as duas siglas é notável pelo visual do vereador Dudu(PT) e o médico Paulo Márcio, que nesta quarta-feira, 27, concederam entrevista à FM Clube. O vereador e o diretor do HU usavam camisas quase idênticas.

O governador Rafael Fonteles(PT), o vice Themistócles Filho(MDB), e os senadores Wellington Dias(PT) e Marcelo Castro(MDB) começarão o ano com essa pauta à mesa. A decisão é aguardada para a segunda quinzena de janeiro de 2024.

Enquanto isso, Fábio Novo e Paulo Márcio seguem pregando a candidatura própria. Mas sem ataques mútuos para não comprometer uma aliança futura.

Vereador do PP critica compra de ônibus pela Strans

O anúncio da compra de 80 ônibus seminovos pela prefeitura de Teresina, já provoca reação entre os vereadores de oposição ao prefeito Doutor Pessoa. O vereador Aluísio Sampaio(PP) divulgou um vídeo nas redes sociais criticando a aquisição dos veículos.

O vereador do Progressistas acusa a prefeitura de uma dívida de cerca de R$ 150 milhões com o atual sistema de transporte da capital. Confira o vídeo:

Strans fecha compra de 80 ônibus seminovos para Teresina

Superintendente Bruno Pessoa (Foto: Carlienne Carpaso/ Portal ClubeNews)

O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, assina até o fim da tarde desta terça-feira, 26, o contrato de compra de 80 ônibus seminovos com a empresa City Bus Veiculos e Transportes Ltda, no valor de cerca de R$ 49 milhões.

A compra foi viabilizada após a prefeitura de Teresina obter decisão favorável junto ao Tribunal de Justiça, contra recomendação do Tribunal de Contas do Estado. A licitação foi homologada hoje pela secretaria municipal de Administração.

“A intenção é comprar 80 de uma vez. Tem carro dos anos 2019, 2020, 2021 e 2022”, disse o superintendente. Ele disse ainda, que os ônibus devem chegar a Teresina até o fim do mês de janeiro de 2024.

IPHAN se posiciona contra rebaixamento da Frei Serafim com Miguel Rosa

Projeto de rebaixamento da Miguel Rosa no cruzamento com a Frei Serafim – Foto: Prefeitura de Teresina

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) se posicionou contrário ao início das obras de rebaixamento da avenida Frei Serafim no cruzamento com a avenida Miguel Rosa, no Centro de Teresina.

No entorno das obras, há prédios tombados pelo IPHAN, como a Estação Ferroviária de Teresina e o Palácio Chagas Rodrigues, sede do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí(DER).

“A nossa fiscalização constatou que a execução do serviço afetaria a visibilidade desses prédios. Diante disso, há uma negativa para o começo das obras, mas aguardamos um novo posicionamento da prefeitura de Teresina”, disse a superintendente do IPHAN no Piauí, Teresinha Ferreira.

PSD adere, mas indefinição do MDB adia escolha do vice no PT

PSD adere, mas indefinição do MDB adia escolha do vice no PT – Foto: Redes sociais

O Partido dos Trabalhadores parece disposto a aguardar um posicionamento do MDB, para só depois anunciar quem será o companheiro de chapa de Fábio Novo em Teresina. Às vésperas do Natal, foi a vez do PSD anunciar apoio ao PT.

Defensor da candidatura própria e do nome do médico Paulo Márcio, o vice-governador Themistócles Filho(MDB) disse que a decisão sobre a sucessão em Teresina ficará para 2024. E tudo caminha nesse rumo.

O presidente municipal do PT, Cícero Magalhães, declarou que é favorável aguardar um pouco mais para uma decisão final. Sendo assim, o debate deve mesmo ficar para o final de janeiro ou começo de fevereiro.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Presidente da Câmara promulga cargos e salários na FMS

Presidente da Câmara promulga cargos e salários na FMS – Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, promulgou nesta quinta-feira, 21, a lei que criou o plano de cargos e salários dos advogados da Fundação Municipal de Saúde.

Derrubado o veto ao projeto, o prefeito Doutor Pessoa deixou transcorrer o prazo que cabia a ele promulgar a lei. A Lei Orgânica do município prevê que, nessas situações, o presidente da Câmara faz a promulgação.

Enzo Samuel promoveu ato durante visita à FMS. Agora, a lei seguirá para publicação.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Justiça manda prefeito executar emendas de vereador em Teresina

Justiça manda prefeito executar emendas em Teresina (Foto: Marcos Teixeira)

O juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, Litelton Vieira de Oliveira, determinou que a prefeitura de Teresina execute, no prazo de 30 dias, as emendas do vereador Ismael Silva (PSD), referentes ao ano de 2021.

A ação judicial envolve quatro emendas que juntas somam cerca de R$ 600 mil e asseguram recursos para investimentos em obras de pavimentação, reforma de UBS e aquisição de medicamentos para o Hospital São Marcos.

O vereador disse que vai pedir o afastamento do prefeito Doutor Pessoa, caso a decisão judicial não seja cumprida. “O prejuízo é enorme para a população que fica, por exemplo, sem os medicamentos na área da saúde e sem a reforma da UBS na região da Santa Maria da Codipi”, disse o vereador.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Vice-prefeito articula para liderar oposição na sucessão em Beneditinos

Reviravolta na sucessão municipal em Beneditinos (80 km de Teresina), o vice-prefeito, Dr. Talles (PSD), rompeu com o atual prefeito Julyvan Mendes(PTB), e trabalha firme para liderar a oposição na eleição de 2024.

Pré-candidato a prefeito, Dr. Talles tem recebido adesões de lideranças importantes de Beneditinos e seus apoiadores festejam os resultados das pesquisas de intenção de voto no município.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

 

Dr. Hélio conversa com petistas para unificar chapa em Parnaíba

Deputados Dr. Hélio e Rubens Vieira (PT)- Foto: Jonas Carvalho/ClubeNews

Pré-candidato a prefeito de Parnaíba, o deputado estadual Dr Hélio (MDB) segue buscando a unidade da base governista no Litoral. A intenção é contar com o apoio efetivo dos deputados (estadual), Rubens Vieira (PT), e (federal), Florentino Neto.

No início do ano, os petistas se lançaram na disputa, mas perderam fôlego na corrida, após o governador Rafael Fonteles(PT) demonstrar simpatia pelo nome do emedebista. Os dois, ainda, não se manifestaram publicamente sobre os rumos da sucessão em Parnaíba.

Em Parnaíba, Dr. Hélio deverá formar chapa com o vereador Daniel Jackson, do Solidariedade.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Encontro no “Quintal do Lira” define chapa do PRTB

Um encontro ontem (19) a noite, no chamado “Quintal do Lira”, residência do líder do prefeito na Câmara, Antônio José Lira, reuniu nomes de peso para formação da chapa proporcional do PRTB, que vai disputar as eleições municipais em Teresina.

Participaram da reunião: Paulo Roberto da Iluminação, Antônio José Lira, Carlos Ribeiro, Bruno Pessoa, José Ferreira, Lilibet do Raul Barcelar e a Ana do Camboa.

O grupo aposta na chegada de pelo menos mais cinco nomes de peso para compor a chapa.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Mais de 150 mil imóveis terão IPTU alterado em Teresina

Secretário municipal de Finanças, Esdras Leitão – Foto: Marcos Teixeira

 

 

O secretário municipal de Finanças, Esdras Leitão, disse que a prefeitura vai encaminhar a Câmara de Vereadores, no início do próximo ano, projeto de lei que altera o valor dos imóveis em Teresina e que terá repercussão na cobrança do IPTU.

A prefeitura de Teresina tem na sua base de cálculo cerca de 330 mil imóveis. Segundo os técnicos, mais da metade está com o valor venal desatualizado. “É preciso fazer uma atualização desses valores porque hoje há muitas distorções”, disse Esdras Leitão.

O projeto já deveria ter sido enviado à Câmara, mas temendo um desgaste eleitoral, o prefeito Doutor Pessoa tem segurado a medida.

PRD nasce forte com cinco vereadores e algumas surpresas

Alan Brandão, Bruno Vilarinho e Renato Berger – Foto: Marcos Teixeira

O novo presidente do PRD (fusão do PTB com o Patriota), Bruno Vilarinho, promete a formação de uma chapa proporcional de peso com pelo menos cinco vereadores e dois suplentes em Teresina.

Além do próprio Bruno Vilarinho e do vice-presidente, Markim Costa, o novo partido conta com as filiações dos vereadores Alan Brandão, Renato Berger, Pastor Levino, e os suplentes, Graça Amorim e Zé Filho.

“A nossa meta é eleger de cinco a seis vereadores e projetar uma chapa forte de deputado federal em 2026”, disse Bruno Vilarinho.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PSTU prepara chapa pura em Teresina com Geraldo Carvalho

 

Professor universitário Geraldo Carvalho – Foto: Marcos Teixeira

Dirigentes e lideranças do PSTU já se movimentam em Teresina, para lançar o nome do professor universitário Geraldo Carvalho à prefeitura da capital. Ele foi candidato a governador do Piauí, nas eleições de 2022.

O PSTU deve marchar com chapa pura. “A nossa coligação é com os movimentos sociais”, disse Geraldo Carvalho. O partido oficializa o nome até o fim do mês de janeiro.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Sesapi anuncia mudanças no atendimento no HPM e HGV

Secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A secretaria de Saúde programa uma série de mudanças no atendimento dos hospitais estaduais em Teresina e no interior do Estado, a partir do início de 2024.

Entre as alterações previstas, haverá mudanças no Hospital da Polícia Militar (HPM), na zona sul de Teresina, que passará a atuar exclusivamente no atendimento a traumas ortopédicos e na área de dermatologia.

No Hospital Getúlio Vargas, a Sesapi programa o início do atendimento clínico oncológico, para receber pacientes com câncer. “São mudanças que visam melhorar o atendimento para a população”, disse o secretário de Saúde, Antônio Luís.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Vereador solicita suspensão da Operação Silêncio e Paz em Teresina

Capitão Roberval Queiroz – Foto: instagram/vereadorcaprobervalqueiroz

O vereador Capitão Roberval Queiroz (União Brasil) vai encaminhar requerimento à secretaria de Segurança solicitando a suspensão da Operação Silêncio e Paz, nos dois próximos finais de semana de dezembro.

O vereador disse que atende uma reivindicação dos artistas e dos donos de casas de show. Eles alegam que no formato atual, a Lei do Silêncio dificulta essas atividades. “O limite do volume em 50 decibéis é um entrave. Precisa ser discutido”, explicou o vereador.

A Câmara Municipal de Teresina discute alterações na Lei do Silêncio.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Valdeci Cavalcante comunica que não será candidato em Parnaíba

Valdeci Cavalcante (Foto: Divulgação/Sesc)

O advogado Valdeci Cavalcante, presidente da Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, comunicou a deputada estadual, Gracinha Moraes Sousa(PP), que não será candidato a prefeito de Parnaíba.

Ele se colocou à disposição para continuar ajudando a cidade, mas sem mandato eletivo. Valdecir Cavalcante era cotado para disputar a prefeitura de Parnaíba, com o apoio do atual prefeito, Mão Santa.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

 

IPHAN vai transformar Estação Ferroviária em complexo cultural

 

Estação Ferroviária de Teresina (Foto: Luiz Brandão)

O Conjunto Arquitetônico da Estação Ferroviária de Teresina vai ser transformado em um grande complexo cultural. O anúncio foi feito pela superintendente do IPHAN, no Piauí, Teresinha Ferreira.

A restauração total do imóvel vai custar cerca de R$ 11 milhões. Os recursos são provenientes de um Termo de Ajuste de Conduta(TAC), firmado por uma empresa autuada pelo IPHAN por destruir sítios arqueológicos no Sul do Estado.

O projeto foi sugerido pelo deputado federal, Merlong Solano(PT), e aprovado pelo presidente nacional do IPHAN, Leandro Grass, e à ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A previsão é que as obras sejam concluídas em maio de 2024 e a inauguração está prevista para agosto, durante as comemorações dos 172 anos de Teresina.

Governistas fecham chapa para disputar prefeitura de Parnaíba

Governistas fecham chapa para disputar prefeitura de Parnaíba – Foto: divulgação

A presença do governador Rafael Fonteles(PT), esses dias em Parnaíba, acelerou as conversas e, praticamente, fechou a chapa governista para disputar à prefeitura da cidade. “Está praticamente tudo fechado, e agora, é só questão de tempo para o anúncio”, disse uma fonte ao blog.

O entendimento é que o deputado estadual, Dr Hélio(MDB), pré-candidato a prefeito, tenha como companheiro de chapa o atual presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Daniel Jackson, do Solidariedade.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Alckmin vai participar de lançamento da usina de Hidrogênio Verde

Vice-presidente da república Geraldo Alckmin  – Fotos: Antonio Cruz/Agência Brasil

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, desembarca nessa sexta-feira, às 15h, no aeroporto internacional de Parnaíba. Ele vai participar do lançamento da pedra fundamental da usina de Hidrogênio Verde, na Zona de Processamento de Exportações(ZPE).

A presença do vice-presidente da República foi informada pelo presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, durante reunião com a organização do evento. Após desembarcar em Parnaíba, Geraldo Alckmin seguirá direto para a ZPE.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Após votar favorável a Dino para o STF, Wellington retorna a ministério

O senador piauiense, Wellington Dias(PT), já retornou ao ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, após ser exonerado para participar da votação sobre a indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal.

Wellington Dias e outros três ministros de Lula retornaram ao senado para a votação. Dino obteve 47 votos favoráveis e 31 contrários. Ele deve tomar posse em fevereiro.

Nesta quinta-feira, 14, Dias já voltou a despachar e cumprir a agenda ministerial.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Sem porto, o Piauí deixava de arrecadar R$ 300 milhões anuais

Porto de Luís Correia – Foto: Moacir Neto/TV Clube

Único Estado do Brasil, banhado pelo Oceano Atlântico, sem porto marítimo, o Piauí deixava de arrecadar cerca de R$ 300 milhões por ano. “Esse será um impacto econômico importante, porque ao longo do tempo foram recursos que deixaram de entrar e poderiam contribuir para o desenvolvimento do Estado”, disse o governador Rafael Fonteles(PT).

Os estudos para a instalação do Porto de Luis Correia iniciaram há exatos 63 anos. Somente agora, o governo inaugura a primeira etapa. Foram investidos cerca de R$ 150 milhões em obras de infraestrutura para possibilitar a instalação dos terminais dentro do porto.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Piauiense terá Alexandre de Moraes como orientador em mestrado da USP

Anderson Vieira, procurador do Estado (Foto: Arquivo pessoal)

O feito é para poucos: aprovação na pós-graduação na melhor universidade do país e referência da América Latina. Pois, o procurador do Estado, Anderson Vieira da Costa, acaba de ser aprovado no Mestrado em Direito do Estado, na Universidade de São Paulo (USP).

E para completar, o procurador piauiense terá como orientador o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. As aulas começam em março de 2024.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Bióloga comandará Porto Piauí para minimizar impacto ambiental

Maria Cristina de Araújo (Foto: Moacir Neto/TV Clube)

Fugindo uma regra do mercado mais conservador e disposto a reduzir ao mínimo os impactos ambientais dos investimentos, o Governo do Estado decidiu apostar numa bióloga piauiense para comandar o Porto de Luis Correia e monitorar eventuais danos da obra ao Litoral do Estado.

Divorciada, mãe de um filho (Luciano), formada em biologia na UESPI e com mestrado em Gestão e Restauração do Meio Natural pela Universidad de Barcelona (UB), a parnaibana Maria Cristina de Araújo, 46 anos, assumiu em 2021 a Gestão de Projetos Portuários da Investe Piauí e em 2023, passou a ocupar o cargo de Diretora Presidente da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí, uma das subsidiárias da Investe Piauí, comandada pelo economista Victor Hugo Almeida.

“Diferente de todos os portos do país, este aqui já nasce com um monitoramento permanente de todas as suas etapas com um olhar específico para a preservação do meio ambiente”, disse Maria Cristina.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Themístocles contraria MDB sobre candidato a prefeito em Teresina

Vice-governador Themístocles Filho (Foto: Thiago Amaral/Alepi)

Ao contrário do posicionamento da direção estadual do partido, o vice-governador Themístocles Filho (MDB) defende que a decisão sobre os rumos do MDB em Teresina, seja anunciada somente em 2024.

“O que nós temos agora é uma foto preto e branco. A fotografia colorida do quadro, com quem realmente vai disputar para valer, essa a gente só vai ter entre abril e maio”, disse o vice-governador à Rádio Clube News FM. “Então, no meu entendimento, o MDB só deve decidir no próximo ano”, pontuou.

O posicionamento do vice-governador contraria a decisão do presidente estadual do MDB, Marcelo Castro, que anunciou uma definição até o fim deste ano.

Em Teresina, o MDB está dividido entre a candidatura própria do médico Paulo Márcio ou apoiar o pré-candidato do PT, Fábio Novo.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Themístocles diz que foi um “erro” eleger Dr. Pessoa em Teresina

 

Themístocles Filho (Foto: Carlienne Carpaso/Portal ClubeNews)

“Eu errei e os teresinenses também erraram. Ninguém tem bola de cristal”, disse o vice-governador Themístocles Filho (MDB), sobre o apoio à eleição do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa.

Durante entrevista a rádio Clube News FM, Themístocles Filho disse que se afastou logo no início da atual gestão. “Eu me afastei logo bem no começo, mas tem alguns aí que criticam e continuam lá”, alfinetou.

O prefeito Doutor Pessoa foi eleito em 2020 pelo MDB, com o apoio das principais lideranças do partido, entre elas, o atual vice-governador e o senador Marcelo Castro. Doutor Pessoa trocou o MDB pelo Republicanos.

Prefeito resiste a assessores e não envia aumento do IPTU

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos)- Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, segue resistindo à orientação dos técnicos das áreas de finanças e jurídica sobre o aumento no valor do IPTU. Ele avisou aos assessores que não enviará o projeto à Câmara de Vereadores.

O prefeito teme um desgaste eleitoral em função da proposta que estabelece um reajuste considerável na cobrança do imposto. Há casos de reajuste de até 500%.

Os técnicos do município alegam que a proposta segue uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado, a fim de promover uma atualização do cadastro imobiliário de Teresina

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Vereadores se reúnem com secretário para discutir Orçamento

Secretário de Planejamento, João Henrique Sousa (Foto: divulgação/ Ccom)

O secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, vai se reunir nesta segunda-feira, 11, às 12 horas, com vereadores de Teresina, para discutir alterações no orçamento de 2024.

Na última quinta-feira, pelo menos 20 propostas para mudanças no orçamento foram entregues à Semplan. “É um orçamento apertado, mas vamos ouvir todos para efetuar as modificações possíveis”, disse João Henrique.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Sílvio Mendes intensifica pré-campanha à PMT

Sílvio Mendes cumprimenta apoiadora na rua (Foto: Divulgação/Ascom)

A mudança é perceptível e já empolga os apoiadores mais próximos. O pré-candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (UB), demonstra que está disposto a ir para o embate em 2024.

Nas últimas semanas, Sílvio Mendes passou a visitar locais públicos com aglomeração e partiu para um corpo a corpo com o eleitor. O tom é de que a campanha foi motivada por um chamamento da população.

Para os próximos meses, a assessoria do pré-candidato planeja um seminário com mulheres, para discutir a participação feminina na política e na gestão pública.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

MDB se reúne, mas não decidirá sobre eleições

Marcelo Castro, senador pelo MDB (Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)

Como diz o ditado popular, o MDB pretende “cozinhar o galo” e deixar somente para o início de 2024, a decisão sobre qual rumo o partido seguirá na sucessão municipal em Teresina. O partido está dividido entre a candidatura própria do médico Paulo Márcio ou apoiar o petista Fábio Novo.

Na próxima segunda-feira, 11, o MDB realizará mais uma das suas tradicionais reuniões ordinárias semanais, presidida pelo senador Marcelo Castro. Fontes ouvidas pelo blog revelaram que o assunto eleição vai dominar os debates, mas ainda, sem uma definição sobre a capital.

Maior entusiasta da ideia de candidatura própria, o vice-governador Themístocles Filho aposta no crescimento de Paulo Márcio nas pesquisas e avalia que é cedo para tomar uma posição agora.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Polícia Militar do Piauí vai utilizar 330 alunos para reforçar segurança nas ruas

Comandante Scheiwann Lopes (Foto: Mayrla Torres)

A Polícia Militar vai utilizar cerca de 350 alunos que estão concluindo o curso de formação de soldado na segurança das ruas de Teresina e em Parnaíba. “A atuação deles vai fazer parte do estágio de formação”, disse o comandante da PM, Scheiwann Lopes.

Os alunos vão reforçar a Operação Boas Festas em Segurança que será lançada no dia 18 de dezembro. A intenção é utilizar 260 alunos no policiamento da capital e 70 em Parnaíba.

Os novos militares serão incorporados em janeiro. Este ano, cerca de 1.100 já entraram na corporação.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PSDB desidrata em Teresina e pode perder três dos quatro vereadores

 

Vereador Paulo Lopes (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O vereador Paulo Lopes(PSDB) deverá bater asas do ninho tucano muito em breve. Ele teme que a permanência no partido possa comprometer sua candidatura à reeleição em Teresina.

“O meu candidato a prefeito é o Sílvio(Mendes), isso já está definido. Mas quanto ao partido, estou avaliando. Está difícil ficar no PSDB”, disse ao blog.

O PSDB já perdeu dois dos quatro vereadores que elegeu em Teresina. Venâncio Cardoso e Gustavo de Carvalho estão de saída da sigla. Paulo Lopes deverá ser o próximo.

A tendência é que ele se mude para o União Brasil, partido do pré-candidato a prefeito, Sílvio Mendes.

Teresina vai sediar reunião do G20, que reúne países mais ricos

Teresina – Foto: TV Clube

A capital do Piauí, Teresina, foi incluída no grupo de 13 cidades brasileiras que será sede de reuniões do G20, o grupo de países mais ricos do mundo. O Governo Federal ainda não informou qual será a data do encontro na capital piauiense.

Além de Teresina, serão sedes as cidades: Salvador (BA), São Luís (MA), Maceió (AL), Fortaleza(CE), Brasília(DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), São Paulo(SP), Foz do Iguaçu (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

As reuniões iniciais estão marcadas para os dias 11 e 15 de dezembro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para definição da pauta e estratégias do evento.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Músicos vão à Câmara para alterar Lei do Silêncio

Foto: Arquivo Pessoal

Pelo segundo dia consecutivo, os músicos irão à Câmara Municipal de Teresina. Eles querem alterar a chamada Lei do Silêncio que serve como base para a operação Silêncio Paz que fiscaliza a perturbação do sossego público.

A intenção dos artistas é provocar os vereadores para a apresentação de emendas à lei, que possam aumentar o valor dos decibéis aceitáveis dentro da legislação.

Com base em reclamações de moradores, vizinhos a restaurantes, bares e casas de shows, a polícia tem multado esses estabelecimentos que estariam abusando no volume de som.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

TCE pede informações aos prefeitos sobre segurança nas cidades

Tribunal de Contas do Estado (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O Tribunal de Contas do Estado, por meio da Diretoria de Fiscalização de Políticas Públicas, está recomendando a todos os municípios piauienses a adoção de medidas para adequação ao Sistema Único de Segurança Pública.

Para verificar a situação das cidades do Piauí, o TCE requisitou a todos os prefeitos o preenchimento de um questionário sobre a adoção de políticas de segurança. Os municípios vêm perdendo recursos por falta do plano de segurança pública que inclui, por exemplo, a criação da guarda municipal.

As prefeituras deverão preencher os questionários e enviar as informações ao TCE, até a próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Prefeito “segura” proposta de reajuste do IPTU em Teresina

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Preocupado com o impacto político, inclusive, com a reação da população em ano eleitoral, o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, decidiu “segurar” o envio à Câmara de Vereadores da proposta que reajusta o valor do IPTU.

A equipe técnica da prefeitura, formada por assessores das áreas de finanças e jurídica, alega que o aumento no imposto é uma recomendação do TCE, para atender a necessidade de uma atualização dos valores dos imóveis.

Como o blog já havia antecipado, a proposta foi apresentada a alguns vereadores da situação que não garantiram apoio. O prefeito teria recuado após refletir sobre a repercussão da medida e nega a existência de tal projeto.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Seis deputados que ocupam secretarias preparam retorno à Alepi

Coronel Carlos Augusto (Foto: divulgação/ Sejus)

Seis deputados estaduais que ocupam secretarias no governo Rafael Fonteles (PT) deverão pedir exoneração dos cargos nos próximos dias. O secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto(MDB) já foi exonerado.

Os parlamentares retornarão à Assembleia Legislativa para definição das emendas impositivas dentro do orçamento de 2024. Além de Carlos Augusto (Justiça), deverão retornar à Alepi, Fábio Xavier(Cidades); Flávio Nogueira Jr(Infraestrutura); Firmino Paulo(Irrigação); Janaína Marques(Desenvolvimento Econômico) e Pablo Santos(Turismo).

Por meio das emendas impositivas, os parlamentares priorizam o envio de recursos para obras nas suas bases eleitorais. O relator do orçamento, Henrique Pires(MDB), adiou desta segunda para quarta-feira, 6, o prazo para apresentação das emendas.

“A nossa intenção é concluir e votar o relatório entre os dias 11 a 12 de dezembro”, disse o deputado.

Instabilidade no Republicanos pode levar Dr. Pessoa a deixar a sigla

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) – Foto: Isadora Cavalcante/ClubeNews

A instabilidade envolvendo o comando do Republicanos em Teresina, deixou o Palácio da Cidade em alerta e o prefeito Doutor Pessoa não descarta deixar a sigla. “Estamos de olho. Caso não cumpram o acordado, já temos outra estratégia”, avisou.

Apoiadores da reeleição do prefeito estão preocupados com o rumo do Republicanos. Primeiro, a chegada do deputado federal, Jadyel Alencar, que está deixando o PV, gera incertezas sobre o controle do partido. Há quem diga que o parlamentar entra fortalecido com apoio da direção nacional.

Além disso, o Republicanos está envolvido numa possível fusão com o PP e o União Brasil. Tais mudanças, não asseguram tranquilidade para a candidatura a reeleição do atual prefeito de Teresina.

“Nós estivemos com o Marcos Pereira (presidente nacional do Republicanos), eu e o Jeová, em Brasília. Ficou tudo acertado. Agora, se não seguir assim, aí vamos agir”, disse o prefeito.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PSD vai anunciar apoio ao PT e quer indicar o vice em Teresina

Deputado federal Júlio César (Foto: Carlienne Carpaso/ Portal ClubeNews)

A presença do deputado federal, Marcos Aurélio Sampaio(PSD), na homologação da filiação do médico Paulo Márcio ao MDB, apressou a declaração de apoio do PSD ao pré-candidato do PT à prefeitura de Teresina, Fábio Novo.

A direção do PSD vai se reunir com o governador Rafael Fonteles(PT), no início da próxima semana, para definir a data da oficialização do apoio. O PSD briga para indicar o candidato a vice na chapa encabeçada pelo PT.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

MDB confirma Paulo Márcio que recebe apoio de Marcos Aurélio

 

(Foto: Divulgação)

O Diretório Municipal do MDB de Teresina homologou nesta sexta-feira, 1, a filiação do médico Paulo Márcio, que já era filiado ao partido, mas no município de Angical. “Isso ratifica o apoio do partido ao nosso nome”, disse o cardiologista que é pré-candidato a prefeito de Teresina.

O ato também marcou o apoio do deputado federal, Marcos Aurélio Sampaio(PSD), ao pré-candidato do MDB. “São demonstrações de que estamos no caminho certo”, disse o diretor do Hospital Universitário.

Prefeitura repassa R$ 11 milhões para salários, mas terceirizadas acham pouco

 

Palácio da Cidade, sede da gestão municipal (Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)

A prefeitura de Teresina anunciou nesta sexta-feira, 1, o repasse de cerca de R$ 11 milhões para as empresas terceirizadas, a fim de atualizar os salários dos empregados no setor.

O sindicato dos Servidores Terceirizados da Prefeitura de Teresina informou que há atrasos de até quatro meses de salários. Segundo a entidade, dezenas de trabalhadores decidiram cruzar os braços, paralisando as atividades em creches escolares e unidades de saúde.

O repasse será rateado entre seis empresas, mas elas alegam que não será suficiente para atualizar os salários.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

PMT libera R$ 2 milhões para 13º dos motoristas e cobradores

PMT libera R$ 2 milhões para 13 salário dos motoristas e cobradores – Foto: Fernando Cardoso

A prefeitura de Teresina anunciou a liberação de cerca de R$ 2 milhões para três dos quatro consórcios de empresas de ônibus que atuam no município, a fim de garantir o pagamento do 13º salário dos trabalhadores do setor.

“Não é valor adicional. É uma antecipação para o pagamento dos trabalhadores, apesar de não ser responsabilidade do município”, disse o prefeito Doutor Pessoa.

Nesta quinta-feira, 30, motoristas, cobradores, representantes da prefeitura e das empresas se reuniram no Tribunal Regional do Trabalho.

Os rodoviários ameaçam cruzar os braços por tempo indeterminado caso não haja uma definição do pagamento.

As empresas estavam solicitando um repasse de R$ 3,8 milhões à PMT para cobrir essas despesas, alegando que o repasse mensal de R$ 3,3 milhões é insuficiente.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Doutor Pessoa admite chapa pura com ele e Jeová Alencar

Doutor Pessoa e Jeová Alencar – Foto: Fernando Cardoso

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, concedeu nesta quinta-feira, 30, longa entrevista ao blog. Entre outros pontos, admitiu a formação de uma chapa pura do partido Republicanos para disputar à prefeitura de Teresina. “O Jeová (deputado estadual, Jeová Alencar), se colocou à disposição e por que não, essa chapa? Eu serei o candidato a prefeito. Isso já está certo”, disse.

O prefeito explicou que a tendência é permanecer no Republicanos. “Estou monitorando as mudanças no partido, mas tenho um compromisso com a direção nacional. Espero que esse acordo seja honrado”, ressaltou.

Doutor Pessoa negou qualquer aumento no IPTU em 2024 e disse que o dinheiro do empréstimo do Banco do Brasil não será utilizado para atualizar o pagamento dos servidores terceirizados.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Sem a garantia do 13º salário, motoristas e cobradores ameaçam greve

Motoristas e cobradores se manifestam em frente à Prefeitura (Foto: Francine Dutra/Portal ClubeNews)

Sem nenhum aceno das empresas de ônibus sobre o pagamento do 13º salário, motoristas e cobradores ameaçam cruzar os braços por tempo indeterminado. O prazo para o pagamento termina nessa quinta-feira, dia 30.

As empresas alegam que o subsídio mensal repassado pelo município no valor de R$ 3,3 milhões é insuficiente para cobrir os gastos e solicitou um adicional de R$ 3,8 milhões. Mas a prefeitura não se posicionou até agora.

Com o pagamento indefinido, os rodoviários não descartam paralisar o sistema.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Prefeitura conversa com vereadores sobre aumento no IPTU

 

Palácio da Cidade, sede da gestão municipal (Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)

A prefeitura de Teresina convidou vereadores da situação para informar que será encaminhado à Câmara, mensagem propondo um reajuste no valor do IPTU. Seis vereadores participaram da reunião com os técnicos da área de finanças.

A informação, ainda não confirmada pelo blog, é de que o aumento no valor do imposto deverá variar de 200% até 1.000%. A alegação dos técnicos é que a alteração no imposto é uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado.

Preocupados com o impacto eleitoral, os vereadores não garantiram apoio à medida.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Demora do MDB fortalece Simone Pereira para vice do PT em Teresina

Simone Pereira – Foto: @tiberiohelio_fotografia/Instagram Simone Pereira

Antes de embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes, onde se juntará ao presidente Lula na reunião sobre o clima e hidrogênio verde, com integrantes da União Européia, o governador Rafael Fonteles (PT) teria dado um ultimato ao MDB, para que até o fim da próxima semana, o partido decida entre seguir com a pré-candidatura do médico Paulo Márcio ou indicar o vice na chapa encabeçada pelo petista Fábio Novo, na disputa pela prefeitura de Teresina.

Com a demora do MDB, ganhou força nos últimos dias o nome da deputada estadual, Simone Pereira, do PSD. Com isso, a aliança entre PT e MDB ficaria para um eventual segundo turno.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Vereadores irão analisar nessa quarta veto aos salários dos advogados da FMS

 

(Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Teresina vai apreciar nessa quarta-feira, 29, o veto do prefeito Doutor Pessoa ao projeto que estabelece o plano de cargos e salários dos advogados da Fundação Municipal de Saúde.

O projeto encaminhado pelo próprio prefeito foi aprovado no fim do mês de outubro, mas acabou vetado pelo gestor. A medida beneficiaria os 12 assessores jurídicos da FMS que ameaçam agora cruzar os braços por tempo indeterminado.

Como a base de apoio ao prefeito tem demonstrado muito instabilidade em votações importantes, a derrubada do veto não será surpresa.

Rafael e Franzé acertam aumentar orçamento para os poderes em 2024

Franzé Silva e Rafael Fonteles – Foto: Reprodução/Instagram

Uma reunião entre o governador, Rafael Fonteles (PT), e o presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), na manhã desta terça-feira, 28, definiu uma alteração significativa nos repasses aos poderes dentro do orçamento para 2024.

Foi acertado que o repasse terá um reajuste de 4,5% do orçamento. “Era uma reivindicação que leva em conta apenas a reposição da inflação do período”, disse Franzé Silva.

O orçamento estadual para 2024 ficou em cerca de R$ 19 bilhões.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Assessores de Dr. Pessoa vão à Câmara e provocam mal-estar

Antônio José Lira e Alan Brandão (Foto: Divulgação)

Uma reunião com a oposição na Câmara de Vereadores, organizada pelo presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, e o secretário imediato do prefeito, Danilo Bezerra, gerou um mal-estar dentro da bancada de apoio ao prefeito Doutor Pessoa.

O líder do prefeito, Antônio José Lira, e o relator do orçamento, Alan Brandão (PDT), não foram comunicados e nem convidados para o encontro. Durante a reunião, os dois gestores teriam prometido aos vereadores a liberação das emendas que continuam pendentes.

No fim de semana, Lira e Alan Brandão se reuniram com parte da bancada governista.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Banco diz que empréstimo não pode ser usado para pagar terceirizados

Banco do Brasil. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A superintendência regional do Banco do Brasil já teria informado a Prefeitura de Teresina que os recursos oriundos do empréstimo celebrado com o município, não podem ser utilizados para pagamento dos servidores terceirizados.

O BB já teria repassado a PMT cerca de R$ 200 milhões dos R$ 500 milhões da operação bancária destinada à realização de obras em Teresina. Uma fonte disse ao blog que o comunicado do Banco do Brasil se baseia em informações da imprensa sobre o uso do dinheiro o que ficaria caracterizado como “desvio de finalidade”.

O blog apurou que a destinação incorreta dos recursos poderia levar o banco a suspender o repasse da totalidade dos recursos.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

TRE: Sebastião Ribeiro é cotado para assumir presidência em 2024

 

Desembargador Sebastião Ribeiro Martins – Foto: arquivo pessoal

O ex-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins, é cotado para assumir a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), a partir de abril, e conduzir as eleições municipais em 2024.

Caso se confirme, será a primeira vez que o desembargador presidirá o TRE-PI, onde já atuou como vice-presidente. Já o desembargador Ricardo Gentil Eulálio deverá assumir a Corregedoria Eleitoral.

Irão deixar os cargos no TRE, o atual presidente Erivan Lopes e o corregedor eleitoral José James Pereira.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Prefeito vai vetar aumento salarial dos procuradores da FMS

Procuradores da FMS na Câmara Municipal de Teresina – Foto: divulgação

O blog apurou que o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, vai mesmo vetar o projeto que cria o plano de cargos e salários dos procuradores da Fundação Municipal de Saúde. A proposta, elaborada pelo próprio município, foi aprovada pela Câmara Municipal e aguarda sanção ou veto do prefeito.

A informação da possibilidade do veto chegou aos procuradores durante o final de semana e irritou a classe que ameaça novos protestos, inclusive, paralisação das atividades.

Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui.

Prefeitura de Teresina estuda cortar contratos terceirizados

 

Palácio da cidade – Prefeitura de Teresina. (Foto: Jonas Carvalho/ ClubeNews)

A prefeitura de Teresina iniciou uma revisão dos contratos com as empresas prestadoras de serviço, a fim de estabelecer cortes para reduzir despesas nessa área. Atualmente, há cerca de nove mil terceirizados no município e a prefeitura tem atrasado o pagamento desses servidores.

Técnicos da área de finanças do município avaliam que para equilibrar as contas há a necessidade de cortes entre 20 a 30% nos contratos. O estudo será apresentado ao prefeito Doutor Pessoa que tomará a decisão.

Os cortes não atingiriam pastas estratégicas como Saúde e Educação. Além disso, assessores próximos ao prefeito temem o impacto das medidas na campanha de reeleição em 2024.

No começo da semana passada, a Câmara Municipal aprovou o remanejamento de R$ 50 milhões do empréstimo de R$ 500 milhões feito junto ao Banco do Brasil, para pagar os terceirizados que não recebem há dois meses.

Ameaça de veto a salários desagrada procuradores da FMS

 

Procuradores temem que prefeito não cumpra acordo

Os treze advogados que atuam como procuradores da Fundação Municipal de Saúde temem que prefeito possa vetar o projeto que criou o plano de cargos e salários da categoria. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, no fim do mês de outubro.

O prazo de 15 dias úteis para a sanção ou veto do prefeito termina na próxima terça-feira, dia 28. Secretários e assessores próximo