
Carlienne Carpaso
carliene@tvclube.com.br
O Comitê Científico do Consórcio Nordeste estuda a possibilidade de um “Natal sem Máscara” em 2021, confirmou o governador do Piauí, Wellington Dias, que também é presidente do Consórcio Nordeste, composto pelo governo dos nove estados nordestinos. Nesta terça-feira (05), a diretora de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, comentou que para o estado viver o “Natal sem Máscara” é preciso que pelo menos 80% da população esteja imunizada.
A expectativa é flexibilizar o uso da máscara facial de proteção em locais abertos. A máscara é a principal barreira contra a transmissão do novo coronavírus. O uso é obrigatório desde 2020, quando iniciou a pandemia da Covid-19.
O Vacinômetro do Governo do Estado aponta que 63,32% da população piauiense está com a primeira dose. Com imunização completa (duas doses ou dose única), apenas 33,58% da população.
“Uma pergunta que fizemos ao Comitê Científico: qual é o patamar seguro que devemos alcançar para que a gente possa, por exemplo, ter um natal seguro sem máscara? Regulamentamos até 500 pessoas, mas estamos entusiasmos que a gente vai poder dar boas notícias. Já estamos programando com o Comitê Científico do Piauí, coordenador pela Dr. Tatiana e o secretário Florentino, a condição de um evento teste para ter uma noção sobre isso”.
Boletim
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), “os casos confirmados no estado somam 319.783 em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 7.018 e foram registrados em 223 municípios”.
“Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 181 ocupados, sendo 104 leitos clínicos, 69 UTIS e 8 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 22.916 até o dia quatro de outubro de 2021”.
Esta matéria está em atualização…